Buscar

APOL 5 FILOSOFIA E LINGUAGEM E LITERATURA NOTA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 5 Filosofia da Linguagem - Prática Profissional: Literatura e Filosofia NOTA 100
Disciplina(s):
Prática Profissional: Literatura e Filosofia
Filosofia da Linguagem
	Data de início:
	07/12/2016 22:03
	Prazo máximo entrega:
	- 
0:01:01
Questão 1/5 - Prática Profissional: Literatura e Filosofia
Considere a seguinte passagem de texto:
“Esse processo de alteração contínua valia não apenas para jornais como também para livros, periódicos, panfletos, cartazes, folhetos, filmes, trilhas sonoras, desenhos animados, fotos - enfim, para todo tipo de Literatura ou documentação que pudesse vir a ter algum significado político ou ideológico. Dia a dia e quase minuto a minuto o passado era atualizado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ORWELL, George. 1984. 1ª ed. São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 2009. p.54.
A verdade, enquanto tema, é um dos mais importantes no âmbito da filosofia.  A manipulação da verdade, feita por um partido totalitário por meio da propaganda política, é um tema relevante no romance de George Orwell, 1984. No contexto desse romance, qual é o motivo pelo qual os registros de fatos  históricos do passado são alterados? Analise as afirmativas a seguir e, tomando como referência o conteúdo do livro-base Filosofia e Literatura, assinale a opção que contém a afirmativa correta: 
	
	A
	O objetivo era de fazê-los coincidir com uma visão de mundo crítica e contestadora das verdades estabelecidas, demonstrando uma atitude puramente filosófica.
	
	B
	O autor usou um recurso para mostrar uma atitude alienante típica da literatura.
	
	C
	Com isso, pretendia-se realizar um projeto político de alienação e de controle da população.
	
	D
	A proposta era de estimular a criatividade da população, de modo a atenuar o sofrimento passado.
	
	E
	Tinha-se como meta provar que toda história é ficção e fantasia e, por isso, muda a cada momento.
Questão 2/5 - Filosofia da Linguagem
Observe a citação a seguir:
"Este problema da denotação tem, para o primeiro Russell, um campo muito mais restrito do que para Frege, posto que surge independentemente da problemática do sentido. Para o último filósofo, todos os nomes, inclusive a proposição enquanto nome, apresentam uma face denotativa; para o primeiro, ao contrário, somente certos predicados, aliados a certas palavras-chaves, importam uma relação com a objetividade".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Wittgenstein, L. Tractatus Logico Philosophicus. São Paulo: Biblioteca Universitária, 1968, p.8.
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base Uma introdução à Filosofia da Linguagem sobre a questão da "denotação" a partir da perspectiva de Frege, leia as afirmativas a seguir:
 I) Para Russell, a denotação possui dependência com o sentido.
II) Para Frege, denotação e referência são sinônimas.
III) Tanto Frege quanto Russel acreditam que os nomes não possuem função denotativa.
Está correta ou estão corretas apenas:
	
	A
	as afirmativas I e II.
	
	B
	as afirmativas I e III.
	
	C
	a afirmativa I
	
	D
	a afirmativa III.
	
	E
	a afirmativa II.
Questão 3/5 - Filosofia da Linguagem
Leia a citação a seguir:
"É impressionante a capacidade renovadora de Russell; durante mais de meio século que se dedicou às investigações lógicas, sempre esteve pronto para recomeçar desde o início, conforme iam exigindo o desenvolvimento do cálculo lógico e o aprofundamento das questões filosóficas ligadas a ele. Sob esse aspecto é exemplo do filósofo assistemático, cujo percurso das idéias esteve marcado pela evolução dos problemas de seu tempo."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Wittgenstein, L. Tractatus Logico Philosophicus. São Paulo: Biblioteca Universitária, 1968, p.15.
Wittgenstein na citação acima destaca algumas características do pensamento de Russell que, apesar de desenvolver uma filosofia sistemática, a construção do pensamento/expressões lingüísticas não segue tais regras. De acordo com os conteúdos do livro-base Uma introdução à Filosofia da Linguagem, para Wittgenstein o significado das expressões lingüísticas não poderia ser visto como algo:
	
	A
	fixo, assistemático e indeterminado.
	
	B
	fixo, sistemático e determinado.
	
	C
	fixo, determinado e atemporal.
	
	D
	fixo, indeterminado e atemporal.
	
	E
	tradicional, sistemático e indeterminado.
Questão 4/5 - Prática Profissional: Literatura e Filosofia
Considere a seguinte citação:
“A realidade existe na mente humana e em nenhum outro lugar. Não na mente individual, que está sujeita a erros e que, de toda maneira, logo perece. A realidade existe apenas na mente do Partido, que é coletiva e imortal. Tudo o que o Partido reconhece como verdade é a verdade. É impossível ver a realidade se não for pelos olhos do Partido”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ORWELL, George. 1984. 1ª ed. São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 2009. p.292.
A liberdade e a consciência crítica são ferramentas fundamentais para o exercício da filosofia. Entretanto, a citação retirada da obra de Orwell, 1984, descreve uma realidade da qual essas ferramentas foram suprimidas. Com isso, até mesmo a escrita de um simples diário seria considerada uma atividade perigosa e subversiva, pois incitaria, no indivíduo, a consciência de sua singularidade e subjetividade.
Nesse sentido, que tipo de indivíduo o Partido da obra de Orwell pretendia criar? Analise as alternativas a seguir e, tomando como referência o livro-base Filosofia e Literatura. Na sequência, assinale a alternativa que contém a resposta correta:
	
	A
	O Partido pretendia formas indivíduos criativos e capazes de reflexão crítica, a fim de contribuírem para a harmonia social.
	
	B
	Para o Partido, era essencial formar cidadãos interessados em questões filosóficas.
	
	C
	O Partido queria formar pessoas que tivessem medo de pensar por
 si mesmas e que seguissem as normas estabelecidas, sem questionamentos.
	
	D
	Era fundamental para o Partido, formar cidadãos engajados em uma atitude revolucionária, capaz de libertar a sociedade.
	
	E
	O objetivo do Partido era formar pessoas eruditas e leitores assíduos de literatura, já que esta é uma atividade de pura alienação.
Questão 5/5 - Prática Profissional: Literatura e Filosofia
Leia a passagem de texto a seguir:
“O escritor decidiu desvendar o mundo e especialmente o homem para os outros homens, a fim de que estes assumam em face do objeto, assim posto a nu, a sua inteira responsabilidade. [...] Desse modo, a função do escritor é fazer com que ninguém possa ignorar o mundo e considerar-se inocente diante dele”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SARTRE, J.P. O que é Literatura. São Paulo: Ed. Ática, 2004. p.21.
Um dos temas que fatalmente toca qualquer produção literária diz respeito ao seu posicionamento político. Para isso, cunhou-se o termo ‘literatura engajada’, no sentido de que a obra incorporaria algum princípio ideológico. A passagem de texto anterior, retirada da obra do filósofo e escritor francês Jean Paul Sartre, apresenta uma definição diferente para a atividade do escritor engajado, não politicamente, mas existencialmente no mundo. Sobre esse tema e, a partir do conteúdo apresentado no livro-base Filosofia e Literatura, qual é a relação entre literatura e engajamento para Sartre? Analise as alternativas a seguir e assinale a opção correta:
	
	A
	Segundo Sartre é uma relação sempre presente, já que o escritor, ao decidir escrever sobre um assunto,
 estaria engajado em um ponto de vista a partir do qual se propõe a descrever o mundo,
 por meio de uma história e seus personagens.
	
	B
	Para Sartre, é algo impossível, pois a relação entre política e literatura é utópica, uma vez que trata de personagens fictícios e que, porvezes, são idealizados.
	
	C
	Para Sartre, a função do escritor é mobilizar os trabalhadores para a realização da revolução proletária e essa seria a função primordial da literatura.
	
	D
	Sartre acredita que só a filosofia é capaz de tematizar questões políticas e não cabe à literatura discutir tais temas.
	
	E
	Segundo Sartre, essa relação é algo a ser discutido por críticos e comentadores, já que o escritor, por trabalhar com a criação, é politicamente neutro.
	1C
	2E
	3B
	4C
	5A

Outros materiais