Buscar

Resumo de psicologia comunitária AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 – O que é territorio?
R: Na pratica deve se considerar o territorio como sendo um lugar de potencialidades constituindo-se mediante a ação do sujeito que nele se inscreve.
2 – Qual o papel do psicologo no territorio ?
R: Deve objetivar o desenvolvimento das potencialidades locais, individuais e coletivas, buscando beneficiar o todo.
3- Descorra sobre a percepção dialetica da Relação:
R: A dialetica da relação elucida que algumas coisas necessitam de outras para serem elas mesmas. ( sem o outro não existe relação)
4 – Defina Grupo :
R: O que constitui um grupo é a existencia ( ou não) de relações. É preciso ter algo em comum entre as pessoas. Por isso para se transformar um grupo é preciso agir sobre as relações existentes nele.
5 – Defina Multidão:
R: Caracterizada pela presença de um grande numero de pessoas em um determinado espaço, apezar de haver um objetivo estas pessoas não possuem relações umas com as outras. Em meio a multidão a certeza da impunidade motiva a irresponsabilidade dos individuos que agem seguros da não responsabilização de seus atos.
6 – Defina Publico: 
R: Multidões formadas em uma base de relacionamento unilateral, onde os individuos estão sintonizados porem não estão se relacionando uns com os outros e não existe constatos fisicos. O publico é grande possibilitador de manipulação e condicionamento da grande massa.
Ex: Televisão, filmes, radio, jornais etc.
7 – Sobre relações de dominação, descorra sobre:
Poder: Capacidade individual ou grupal para realizar algo. Se tem poder na medida que se pode fazer algo.
Dominação : Relação entre grupos de pessoas onde um individuo ou uma minoria se apropria do poder (capacidade) dos outros. Se constituindo assim em uma relação assimetrica e desigual.
Ideologia : Valor significativo que pode ser usado para sustentar relações simetricas ou assimetricas, justas ou injustas (relações de dominação). Usa de recursos simbolicos com conotação de valor que poderá ser positivo ou negativo.
 Esteriotipos negativos: Ferramenta que sustenta relações de dominação.
Dominação cultural: Sendo um conjuntos de habitos e comportamentos de grupos humanos que foram cristalizados até se tornarem algo visto como parte da natureza ou das pessoas. Possui varias formas, porem em sua maioria sustentam relações assimetricas, desiguais e injustas. 
 Patriarcalismo: Resultado de relações humanas estabelecidas entre diferentes generos. Faz distinção entre dimensão biologica ( por sexo) e dimensão cultural ( genero). Promove assimetria.
Institucionalismo : Coloca uma instituição (igreja) como única e verdaderia tendo o poder de legitimar ações injustas e barbaras contra pertencentes de outras intituições.
Dominação economica: Forma mais geral de dominação e se dá quando alguém rouba, expropria, a capacidade de trabalho das outras pessoas. Sendo o trabalho humano a única fonte de riqueza das nações. Apenas o trabalho pode ser explorado.
Dominação Politica: Sendo um conjunto de relações que se estabelecem entre pessoas e grupos. Na sociedade em geral são as relações que se dão entre o Estado, Governo e Cidadãos. Todas as ações humanas são politicas e há existencia de uma dominação politica se dá quando há presença de assimetria entre essas relações e decisões não democraticas que desrespeitem os direitos dos sujeitos.
Outras formas de dominação: Religiosa, profissional etc. 
8 – Descorra sobre a visão de MARX de comunidade:
R: Uma comunidade é um estilo de vida em sociedade onde cada individuo é reconhecido pela sua identificação particular (seu nome) e tem a possibilidade de participação, direito de opinião e de manifesto de seu pensamento. Marx comabte o reducionismo humano, desconsiderando a visão da filosofia liberal – que pressupões o ser humano isolado, autosuficiente e sempre competitivo - e o presuposto de um homem que seria apenas parte de uma maquina colocado a serviço do estado ou de maquinas burocraticas.
9 – Caracterize as relações comunitarias e suas potencialidades:
R: Em comunidade as pessoas tem possibilidade se superar os extremos mantendo sua singularidade e colaborando com outros para sua plena realização. Atraves de relações comunitarias igualitarias todos possuem iguais direitos e deveres, podendo ter voz e sendo reconhecidos em sua singularidade, diferenças etc. Tais relações implicam que as pessoas sejam amadas, estimadas, benquistas etc.
10 – Quais são as diretrizes basicas do trabalho comunitario?
Respeito pelo saber dos outros, dar atenção ao que o grupo diz ou faz, buscar aceitação e permissão para conviver e compartilhar com as pessoas. Seu projeto deverá incluir, além do dialogo e a partilha dos saberes, a garantia de autonomia e autogestão das proprias comunidades como ápice das relações genuinamente democráticas.
11- Como René Lenoir transpassa a noção dos problemas de exclusão social em 1974 ?
R: Destacava o rápido e desordenado processo de urbanizzação, a inadaptação e uniformização do sistema escolar, o desenraizameto causado pela mobilidade profissional, as desigualdades de renda e de acesso aos serviços, além de classificar tais problemas como não apenas um processo que atinge os subproletáriados, como todas as camadas sociais.
12 – Fazendo um corte ocidental defina Exclusão:
R: São ecluidos todos aqueles que são rejeitados de nossos mercados materiais ou simbolicos e de nossos valores.

Outros materiais