Buscar

Aula_Equipamento Fotográfico 2014.1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO
ANALÓGICO E DIGITAL
TIPOS E CARACTERÍSTICAS
Câmeras de Tecnologia Analógica:  
Toda câmera fotográfica atual é herdeira da velha e tradicional “câmera obscura”. Sendo assim, podemos considerar que uma câmera deve possuir os seguintes componentes básicos:
·   Possibilidade de "enquadrar" e compor a imagem;
·   Possibilidade de "foco" rigoroso;
·   Possuir um obturador para regular o tempo de exposição da luz sobre a película;
·   Uma abertura para ajustar a "profundidade de campo" e a intensidade da luz;
·   Um processo de carregar e retirar a película, sem que esta possa ser exposta inadvertidamente;
·   Um fotômetro para medir a exposição necessária para a fotografia.
CÂMERAS REFLEX E NÃO REFLEX
 Esta divisão é baseada no sistema de visor. Uma câmera reflex fornece ao fotógrafo a possibilidade de visualizar o tema como se sua imagem fosse focada através de uma placa de vidro despolido e refletida por um espelho fixo, no caso das CÂMERAS REFLEX DE OBJETIVAS DUPLAS (TLR - twin lens reflex), ou por um espelho móvel no caso de CÂMERAS REFLEX DE UMA SÓ OBJETIVA (SLR - single lens reflex). 
A CÂMERA 35MM (SLR) REFLEX
Podem ser operadas manual ou automaticamente; contam com uma grande variedade de acessórios e uma enorme linha de lentes (objetivas). 
  A imagem é vista através da objetiva (TTL). Ao ser pressionado o botão do disparo do obturador, é acionado um espelho que, move-se para cima, deixando livre a passagem da luz, antes que o obturador seja aberto para sensibilizar o filme com uma imagem exatamente igual à fornecida pelo visor. As câmeras 35mm são as mais populares para a fotografia geral e de boa qualidade.
A CÂMERA REFLEX DE GRANDE FORMATO (TLR/ SLR):
As câmeras do tipo TLR têm sido por vários anos as grandes favoritas para o trabalho em fotografia. Porém, elas possuem problemas de intercâmbio de objetivas e erros de paralaxe. O avanço tecnológico favoreceu as SLR de médio formato e grande formato, que trabalham com filmes em rolo, produzindo negativos de: 6 x 4,5 cm.
CÂMERAS 35 MM NÃO – REFLEX:
CÂMERAS 35 MM NÃO – REFLEX:
Têm a vantagem de trabalhar com negativos de tamanhos razoáveis, mas a desvantagem de não contarem com objetivas intercambiáveis; entretanto, lentes para "close-ups" (ou suplementares) podem ser adaptadas. Estas câmeras apresentam ERRO DE PARALAXE. Muitas dessas câmeras têm sistemas de exposição automáticos.
A FOTOGRAFIA DIGITAL -  HISTÓRIA E TECNOLOGIA
 Muito antes de haver câmeras digitais, já existia a tecnologia digital da câmera escura”, isto é,  uma tecnologia digital para manipulação e edição de imagens.  O emprego de técnicas de computação para tratamento de imagens começou  em 1964, no Laboratório de Jato Propulsão (JPL), para corrigir as distorções de imagens produzidas, por câmera acoplada em uma sonda espacial (Ranger 7), da superfície lunar. 
AS PRIMEIRAS CÂMERAS DIGITAIS
 As primeiras câmeras digitais para uso profissional  surgiram a partir de 1989, caso da Fujix  (Fujifilm) que, a um custo de 5 mil dólares era capaz de armazenar algo em torno de 21 imagens em um cartão de memória.  Em 1992, a Kodak lançou a Kodak Professional Digital Camera System (DCS100), montada a partir do chassi (corpo) de uma câmera Nikon F3 com um back digital, CCD  com resolução de 1024 x 1280 pixeis, visor de cristal líquido na parte traseira, discos de memória de 200MB.No mesmo ano, a Kodak formou um consórcio com a agência de notícias The Associated Press (AP) e com dois dos maiores fabricantes de equipamentos fotográficos: Nikon e Canon para adaptar câmeras fotográficas  convencionais para a nova tecnologia. O resultado foi o desenvolvimento da NC2000 totalmente digital e empregada pelos fotógrafos da Associated Press na decisão do SuperBowl (campeonato de futebol americano) de 1996, no Arizona, EUA. 
FOTOGRAFAR COM A DIGITAL
Uma câmera digital opera de forma muito próxima às tradicionais câmeras fotográficas.  A grande diferença reside na ausência do filme fotográfico, pois na câmera digital este é substituído por um sensor, um semicondutor especializado capaz de conduzir parte da eletricidade que chega até ele. 
 A imagem atravessa a objetiva e atinge o sensor, que converte a luz em impulsos elétricos. A intensidade da carga varia dependendo da intensidade da luz que bate em cada elemento. 
 Semelhanças e diferenças entre os equipamentos tradicionais e os digitais:
·   Câmeras digitais não utilizam filme, mas cartões de memória para armazenamento de imagens. Estes cartões permitem que se grave, copie e apague (delete) arquivos de imagens
·   As câmeras digitais, além de um visor idêntico às das máquinas convencionais, incorporam uma grande novidade: um visor através de tela de cristal líquido (LCD) localizado na parte posterior do corpo da câmera. 
·   As objetivas são muito semelhantes, mas muitas câmeras digitais incorporam o recurso do zoom digital, além do zoom óptico. O zoom digital é irreal, uma ‘aproximação’, ou melhor, é uma ‘ampliação’ gerada por um software. Isso resulta em imagens imprecisas e de cores inconsistentes. 
·   Os ajustes de foco, velocidade de obturador e abertura de diafragma, nos modelos mais simples de câmeras digitais são totalmente automáticos. Contudo, nas câmeras digitais mais modernas ou de modelos mais avançados, pode-se regular não apenas cada um desses itens individualmente, mas também estabelecer a sensibilidade.
CÂMERAS REFLEX DE DUAS OBJETIVAS
CÂMERAS REFLEX DE OBJETIVAS DUPLAS (TLR - twin lens reflex),
CÂMERA REFLEX DE UMA OBJETIVA
A CÂMERA 35MM (SLR) REFLEX
CÂMERA COMPACTA
CÂMERAS 35 MM NÃO – REFLEX
DIGITAL PROFISSIONAL
CANON MARK IV

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais