Buscar

Aula_Obturador, Diafragma e ISO_2014.1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

OBTURADOR
ENTRADA DE LUZ
VELOCIDADE DO MOVIMENTO
DEFINIÇÃO
OBTURADOR: É uma espécie de cortina que protege a câmera da luz, e quando acionado o disparador, ele se abre. Quanto mais tempo aberto, mais luz entra. Ele fica embutido no interior do corpo da câmera.
OBTURADOR
VELOCIDADE/OBTURADOR
O tempo de abertura do Obturador deve ser adequado ao ISO do filme/ou seleção da câmera digital utilizado. Sua nomenclatura é B, que em sua numeração corresponde ao "nulo" ou "zero", onde o tempo de abertura do obturador é igual ao tempo em que seu dispositivo estiver sendo acionado. Além de B têm-se as "velocidades" positivas: 1, 2, 4, 8, 15, 60, 125, 250, 500, 1.000, 2.000, 4.000, 8.000 . E as negativas: 30, 15, 8, 4, 2.
As velocidades do obturador são subdivididas em baixa (de 1 até 30), média (de 60 até 250) e alta (de 500 até 8.000)
FOTO BORRADA
FOTO CONGELADA
Foto: Evandro Teixeira
ISO, ASA OU SENSIBILIDADE
Na fotografia analógica é o quanto o filme é sensível para a luz. Sendo representado por números (100, 200, 400, 800...). Quanto menor o número, menor a sensibilidade do filme para a luz, e menos granulada sua imagem será. 
Em fotografia digital, o ISO mede a sensibilidade do sensor, e o mesmo princípio aplicado à fotografia analógica é aplicado na fotografia digital. Altos valores de ISO são geralmente usados em situações de pouquíssima luz, para se usar tempos de exposição menores, e assim, não obter fotos borradas ou tremidas. Mas o custo será a obtenção de fotos com mais ruído. 
EXEMPLO
A primeira foto foi tirada usando um ISO 100, enquanto a segunda foi tirada com um ISO 3200. Comparando as fotos é possível ver que as fotos tiradas com valores de ISO baixos são muito mais “limpas”, com menos ruído.
RELAÇÃO ENTRE OBTURADOR E ISO
Ao selecionar um ISO específico, isto terá impactos na abertura e na velocidade do obturador necessários para se ter fotos bem expostas. Por exemplo, se você mudar seu ISO de 100 para 400, você notará que velocidades mais altas poderão ser usadas.
DIAFRAGMA
ESCALA DE ABERTURA DA LENTE
ABERTURAS
DEFINIÇÃO
O diafragma controla a quantidade de luz que atravessa a lente e chega à película ou ao sensor. O diafragma fica no interior da lente e é feito de um anel de chapas de metal que se sobrepõem e que se abrem no momento quando pressionamos o botão disparador. Quanto ele se abre depende do f (ou diafragma) que nos selecionemos na máquina. 
Quanto mais aberto estiver o diafragma, mais luz chega à pelicula ou ao sensor. Quanto mais fechado estiver, menos luz chega à pelicula ou ao sensor. 
O tamanho da apertura da lente se mede em número f 
 Os diferentes diafragmas das lentes são: 
1,4 - 2,8 – 4 - 5,6 - 8 – 11- 16 -22- 32- 45- 64
O diafragma f/1,4 é o mais aberto de todos os diafragmas, e por isso o que deixa passar mais luz. O diafragma f/64 é o mais fechado e deixa passar menos luz.
PROFUNDIDADE DE CAMPO
A profundidade de campo é a distância entre o objeto mais perto e mais distante para fotografar que tem foco aceitável. 
 De maneira mais simples, a profundidade de campo é a área da foto que vai estar focalizada. Se a maior parte ou toda a foto estiver focalizada, isto quer dizer que a imagem tem muita profundidade de campo. Se somente tem um elemento em foco e o resto está desfocado, a foto tem pouca profundidade de campo. 
Maior Profundidade de Campo
Menor Profundidade de Campo
Como o diafragma pode afetar a profundidade de campo?
 Quando usamos um diafragma mais aberto (lembre-se que os diafragmas abertos são os f/1.4, f/2, etc.) a profundidade de campo diminui. 
Quando usamos um diafragma mais fechado ( f/16, f/22, etc.) aumenta a profundidade de campo. 
DIAFRAGMA f 4
DIAFRAGMA f 16
EXERCÍCIO
PESQUISAR EM JORNAIS E REVISTAS
 FOTOS BORRADAS, CONGELADAS E TREMIDAS.
 FOTOS COM MAIOR E MENOR PROFUNDIDADE DE CAMPO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais