Buscar

AV2_História da Mídia_2014.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCA0098_AV2 » HISTÓRIA DA MÍDIA 
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: CAROLINE 
	Professor:
	RAFAEL ROCHA JAIME
	Turma: 9025/Z
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0 Nota do Trab.: 0 Nota de Partic.: 2 Data: 27/11/2014 18:34:46
	
	1a Questão (Ref.: 201403245738)
	
	Pontos:Sem Correç. / 1,5
	Sabemos que há divergências entre distintos autores com relação a qual seria o primeiro jornal impresso com periodicidade regular. Mas podemos observar que nesse primeiro momento, os Jornais apresentaram-se numa fase de "Impressa Literária". O que seria essa "Fase Literária"? Quais características marcaram esses primeiros jornais associando-os a publicações de cunho literário?
	
	
	
Resposta: 
	
Gabarito: Espera-se, aqui, que o aluno saiba definir as características principais dos jornais nessa "Fase Literária", tais como a narração de fatos e informação de acontecimentos, mas com linguagem literária, conforme a cultura de leitura e escrita da época. 
	
	2a Questão (Ref.: 201403625243)
	
	Pontos:0,0 / 0,5
	Na aula 6 diz-se que a descoberta de Isaac Newton sobre a persistência da imagem na retina, que precisa de um intervalo de tempo mínimo para poder fixar cada nova imagem vista por nossos olhos, e os esforços de um grupo de pesquisadores técnicos e cientistas lançam as bases para o cinema. Em 1893 é apresentado, na Feira Internacional de Chicago, o cinetoscópio. Para o cineasta e historiador, Roberto Moura, o aparelho de ¿é a grande novidade: uma caixa com uma abertura atrás da qual um espectador via as imagens ampliadas por uma lupa. O invento é logo comercializado em diversos países.¿ Pergunta-se: a quem se deve essa invenção:
	
	
	
	Woody Allen
	
	Thomas Edison
	
	Sócrates
	
	Walter Benjamim
	
	Jürgen Habermas
	
	3a Questão (Ref.: 201403083283)
	
	Pontos:0,5 / 0,5
	Antes da imprensa, o mundo medieval era um mundo pequeno e cuja informação mediatizada pela escrita era lenta e restrita. A respeito disso marque a afirmativa VERDADEIRA: 
	
	
	
	Censura e analfabetismo são partes da restrição característica desse período.
	
	O analfabetismo era reinante, mas não havia censura nesse momento.
	
	Não se pode precisar a imprensa como fator decisivo de mudança no trato da informação.
	
	Censura e analfabetismo não são partes da restrição característica desse período.
	
	O homem não estava circunscrito em experiências sensoriais.
	
	4a Questão (Ref.: 201403136656)
	
	Pontos:0,0 / 0,5
	Os ideais de "liberdade, igualdade e fraternidade" - preconizados pela Revolução Francesa - começaram a ser defendidos pela imprensa brasileira a partir do lançamento do Revérbero Constitucional Fluminense (15/09/1821), dos maçons Joaquim Gonçalves Ledo e Januário da Cunha Barbosa. Outras publicações independentes foram produzidas em seguida e contribuíram sobremaneira para os movimentos em prol do "Dia do Fico" e da "Constituinte Brasileira". Marque a opção que NÃO APRESENTA o nome de um desses importantes impressos brasileiros que não mais passavam pelo crivo do censor da Imprensa Régia:
	
	
	
	Despertador Braziliense (1821)
	
	O Espelho (1821)
	
	A Reclamação do Brasil (1822)
	
	A Malagueta (1821)
	
	Gazeta do Rio de Janeiro (1808) 
	
	5a Questão (Ref.: 201403083275)
	
	Pontos:0,5 / 0,5
	Algumas províncias tinham jornais de cunho abolicionista. A abolição da escravidão se relaciona de forma direta com a imprensa brasileira. Qual evento criticado pela imprensa também foi elemento que contribuiu para a campanha de abolição da escravatura?
	
	
	
	Primeira Guerra Mundial.
	
	Segunda Guerra Mundial.
	
	Guerra do Paraguai.
	
	Guerra de canudos.
	
	Golpe militar de 1964.
	
	6a Questão (Ref.: 201403136649)
	
	Pontos:0,5 / 0,5
	O jornal Correio Braziliense mantinha os brasileiros informados sobre o que acontecia no mundo chamando a atenção do público para os ideais liberais. Suas páginas traziam críticas às autoridades portuguesas, aos monopólios e à administração pública. O Correio Braziliense defendia a monarquia constitucional inglesa como um modelo de governo mais eficiente para o Brasil. Com base nas informações acima, marque a opção que apresenta o fato da história política brasileira no qual a participação do Correio Braziliense se fez marcante:
	
	
	
	Descobrimento do Brasil
	
	Golpe Militar de 1964
	
	Proclamação da República do Brasil
	
	Proclamação da Independência do Brasil
	
	Campanha "Diretas Já""
	
	7a Questão (Ref.: 201403137518)
	
	Pontos:0,5 / 0,5
	Desde meados do século XIX a expansão do capitalismo e os ideais de vida burgueses conquistaram o mundo. O tremendo avanço da tecnologia - iniciado na revolução industrial "com máquinas cada vez mais eficientes tornou possível a produção em massa e a maior divisão do trabalho. Inovações técnicas transformaram a produção industrial. O período iniciado aproximadamente na metade do século XIX e estendido até 1945 compreendeu o apogeu e a crise da sociedade liberal no mundo ocidental moderno. Um período de colapsos e revoluções onde foram plantadas as raízes de toda a problemática da vida contemporânea. E, é nesse cenário conturbado que são impetrados esforços de inúmeros técnicos e cientistas, nascendo assim a fotografia. Como coroamento de um longo ciclo de pesquisas , em última instância, o surgimento da fotografia foi viabilizado pela...
	
	
	
	União dos princípios matemáticos (pesquisados, sobretudo, por Galileu Galilei) e óticos (trabalhados por Leonardo Da Vinci na câmara escura).
	
	União dos princípios físicos (pesquisados, sobretuo, por Hercule Florence) e óticos (trabalhados por Leonardo Da Vinci na câmara escura). 
	
	União dos princípios químicos (pesquisados, sobretudo, por Johann Schulze) e fotográficos (trabalhados por Pedro Farkas na dupla exposição). 
	
	União dos princípios químicos (pesquisados, sobretudo, por Daguerre) e óticos (trabalhados por Leonardo Da Vinci na câmara escura). 
	
	União dos princípios químicos (pesquisados, sobretudo, por Robert Capa) e imagéticos (trabalhados por Hélio Oiticica na vídeo-arte).
	
	8a Questão (Ref.: 201403625309)
	
	Pontos:1,0 / 1,0
	O rádio digital é a voz nas ondas da era da informação. Nesse sentido, como explicado na aula 9, como o rádio no ciberespaço também pode ser conhecido?
	
	
	
	Rádio www
	
	Rádio de bits e bytes
	
	Ipod
	
	Rádio Arpanet
	
	Webradio
	
	9a Questão (Ref.: 201403244786)
	
	Pontos:1,0 / 1,5
	No entendimento de Wilson Dizard Jr. (2000), a empresa Voyager (EUA) - que atua desde os primeiros anos da década de 1990 - é a mais antiga editora de livros a comercializar suas publicações eletronicamente. Atualmente, observamos um número significativo de editoras que têm como produtos finais apenas livros eletrônicos. Como você acha que chegamos até aqui? Fale um pouco sobre os dilemas enfrentados pelas grandes editoras frente às perspectivas de ingresso no ramo do livro eletrônico.
	
	
	
Resposta: Devido a evolução das tecnologias, pela praticidade e interatividade. Os dispositivos móveis, e-readers e Kindle por exemplo, tornam mais prática a vida do indivíduo hoje em dia, principalmente pelo armazenamento e custo-benefício. Embora expondo todas as vantagens dos avanços tecnológicos para o mercado editorial, ainda batemos de frente na democratização da informação e na dificuldade de acesso que ainda grande parte da população enfrenta. São fatores que contribuem para que as editoras ainda não invistam totalmente nesse novo ramo, principalmente no Brasil, onde o incentivo à leitura de livros físicos ainda é baixo e a inclusão digital deixa muito a desejar em pleno século XXI.
	
Gabarito: O aluno precisa estabelecer paralelos entre os dilemas enfrentados pela editoração de livros e pelos administradoresde jornais, revistas e demais publicações; assinalar as estratégias criadas pelas grandes editoras para explorar o mercado eletrônico, sem abandonar seus negócios tradicionais; refletir sobre o papel da Amazon nesse contexto e abordar as novas possibilidades oferecidas pela internet (e pelos, constantemente, "novos" equipamentos digitais) para a configuração do cenário atual da edição de livros.
	
	10a Questão (Ref.: 201403083322)
	
	Pontos:1,0 / 1,0
	Em 1936, foi fundada a Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Rapidamente tornou-se a principal emissora de rádio, pela sua variada programação composta por radionovelas, concursos musicais e programas de auditório. Em 1940, ela foi, por decreto, incorporada ao patrimônio nacional. Em 1941, iniciou o programa que seria um marco para o jornalismo brasileiro. Qual foi este programa?
	
	
	
	Redação no ar
	
	Jornal Nacional
	
	Repórter Palmolive
	
	Repórter Esso
	
	Repórter Gessy

Outros materiais