Buscar

Fungos filamentosos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 24 – Fungos filamentosos 
Aspergillus spp
Penicillium spp
Absidia spp
Mucor spp
Curvullaria spp
Fonsecaea spp
Fusarium spp
Rhizopus spp
Aspergillus spp
São fungos com hifas septadas que realize reprodução assexuada com conídios. São similares aos penicillium. 
Quando se proliferam muito, causam a aspergilose, que é uma micose oportunista que afeta indivíduos imunocomprometidos que inalaram esporors do aspergillus. A espécie Aspergillus flavus produz uma micotoxina chamada de aflatoxina que tem a característica de causar mutações quando ingerida pelo individuo, afetando a fase de leitura do genoma.
Os aspergillus flavus crescem em amendoins e grãos, e sua infecção pode acarretar em uma infecção que atinge todo o rebanho que se alimentou de grãos contaminados com A.flavus. 
Nos humanos, o A.flavus é associado a cirrose hepática e câncer de fígado na índia e áfrica. 
A espécie Aspergillus fumigatus é uma espécie importante por causar problemas respiratórios em indivíduos com deficiência do sistema imune. A aspergilose dessa especia é contraída através da inalação dos esporos. Os esporos habitam vegetação em estado de decomposição.
Os aspergillus e os fusarium causam algumas infecções em comum, como a conjuntivite, que é uma infecção importante na áfrica e índia. 
A espécie aspergillus Níger é usada na produção de queijo por produzir uma substancia chamada renina.
Os Aspergillus de forma geral conseguem produzir uma estrutura rígida chamada esclerócito (micélio duro com reserva de alimento para sobreviver em situações dificieis)
O diagnostico da aspergilose se faz por meio de exame direto com microscópio e com o cultivo dos esporos em Agar sabouraud em temperatura ambiente.
Penicillium spp
Tem um formato que lembra um pincel. São fungos aeróbicos não fermentativos que proliferam em matéria orgânica 
A espécies mais notada desse fungo é o Penicillium notatum, que em um experimento, de forma acidental, descobriu que produz uma micotoxina inibidora de bactérias chamada de pinicilina. 
Sua característica reprodutiva é assexuada ou anamorfo (perdeu a capacidade de reprodução sexuada) com presença de teleomorfos (esporos sexuais e assexuais)
Uma espécie do penicillium é o P.griseofulvum que produz uma micotoxina antifúngica. Essa micotoxina afeta fungos dermatofitos causando a inibição da síntese de microtubulos, inibindo assim a mitose e resultando na não proliferação/reprodução do fungo.
Algumas espécies de penicillium são utilizadas na produção de queijos.
Absidia spp/ Mucor spp/ Rhizopus spp
São fungos pertencentes ao filo zigomicetos, que possuem esporangiósforo e esporângios. São conhecidos por causarem lesões nos linfonodos de bovinos e suínos. 
A infecção se da pela inalação de esporos ou pela digestão de alimentos contaminados.
São fungos que apresentam dimorfismo, uma característica importante para fungos patogênicos.
Rhizopus stolonifer: conhecido como mofo preto do pão. É um fungo com hifas cenocíticas longas com esporangiósporos assexuado
Mucormicose é uma micose causada pelo Mucor e pelo Rhizopus que afeta principalmente indivíduos com diabetes melito, leucemia e imunossuprimidas. Ela é uma infecção grave que resulta em uma sinusite fungica causada pela presença de glicose em grande quantidade (diabetes) e um ambiente acido. 
Em suínos, eles vão afetar os linfonodos. Nos bovinos, alem dos linfonodos, podem causar ulceras no abomaso e placentite resultando em aborto.
O diagnostico é feito por exames e cultivo em Agar sabouraud em temperatura ambiente.
Quando a mucormicose atinge os seios paranasais é preciso realizar uma cirurgia para retirada do tecido morto e realização de reconstrução facial. O medicamento utilizado para casos menos graves é a enfotericina B.
Curvullaria spp
Fungo com mais de 80 especies conhecidas, sendo que a maioria delas são patogênicas que habitam plantas e o solo. 
A espécie Curvullaria lunata é a mais comum em infecções de casos clínicos registrados. 
Esses fungos causam a micose feohifomicose, que tem como principais causadores as espécies C.geniculara e C.lunata. é uma micose que atinge humanos e animais a partir da entrada por feridas na pele, que causam abscessos.
A feohifomicose é uma micose causada por hifas ou pseudo-hifas de coloração preta. Ela forma quistos(abscessos) na pele e afeta indivíduos imunodeprimidos. Ela causa lesões na pele, pulmão e cérebro.
O diagnostico é feito pela microscopia de amostras de pele, escarro e aspirados. Deve tomar cuidado para não confundir com cronomicose .
O tratamento é feito pela retirada cirúrgica da lesão e pelo uso de antifúngicos específicos.
O fluconazol é o antifúngico em evidencia pois atinge o citocromo P450, inibindo a síntese de ergosterol.
Fonsecaea spp
É um fungo que causa uma lesão comum em zona rural chamado de cromomicose, que afeta pele e tecido subcutâneo.
Seu agente causador mais conhecido é o Fonseca pedrosoi. Ele atua de forma lenta e prolifera em fissuras da pele. É característico a hiperplasia local com formação de nódulos de verruga. Afeta humanos e animais
O diagnostico é feito com a analise de raspados da lesão e o tratamento é feito com o itraconazil, alem da remoção cirúrgica com nitrogênio liquido.
Fusarium spp
São fungos de hifas septadas e hialinas que vivem em todo lugar, sendo patogênica para plantas. A transmissão desse fungo PE por meio de inoculação direta ou inalação dos esporos, que vai causar micetoma
Micetoma é uma síndrome crônica caracterizada com edema (aumento do volume), fistulas e presença de grãos. Afeta pele e pulmão.

Outros materiais