Buscar

Toxinas fungicas e Fungos Dermatófitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 26 – micotoxinas e fungos dermatófitos
Micotoxinas
Os efeitos gerados pelas micotoxinas no organismo são determinados por alguns fatores como tempo de exposição, concentração, presença de mais de uma micotoxina, nível tóxico... alem desses fatores relacionados a toxina, existem fatores relacionados ao individuo exposto e AL ambiente em que ele vive, como ambientes umidos e que causam estresse ao animal, espécie, sexo, idade, condição imunológica e presença de outra doença alem da causada pela micotoxina.
As micotoxinas e fungos são comumente encontradas em alimentos dados aos bovinos como forragens e cereais/grãos. Os fungos tem conídios resistentes que se mantem inertes no alimento até que tenham condições idéias para germinar e virar uma hifa produtora de micotoxina.
As intoxicações por fungos tem alguns quadros e cada um tem suas características, sendo eles:
Micotoxicose aguda: causada por uma ingestão de altas concentrações de micotoxinas que geral alterações patológicas que geralmente causam a morte do animal. As alterações causadas nesses casos são hepáticas e renais, com algumas hemorragias e alteração metabólica dificultando a absorção de nutrientes.
Micotoxicose crônica: causada pela ingestão de pequenas concentrações de micotoxinas mas por um longo período, são mais comuns. Ela causa uma diminuição da ingestão de alimentos que resulta em menor produção de leite e menor ganho de peso corporal, alem de diarréia.
As micotoxinas atuam de forma a causar uma diminuição do sistema imunológico, deixando o animal suceptivel a parasitas e podendo causar uma infertilidade em casos de estresse.
Uma característica que indica uma micotoxicose é a presença de sinais clínicos inespecíficos.
Pastagem
Os gêneros de fungos Claviceps e Neotyphodium produzem um conídio que se torna um esclerócito com um formato semelhante ao de um esporão de galo. O esclerócito possui uma substancia chamada de alcalóide, que é uma toxina de ergotina que causa alucinações e gangrena. A infecção propriamente dita é chamada de ergotismo.
O ergotismo pode ser gangrenoso ou nervoso. O gangrenoso é a forma crônica da infecção que causa vasoconstrição dos vasos periféricos, e em casos graves pode resultar na gangrena seca com perda do membro ou parte dele, é causado pela ergotamina. O nervoso atinge os receptores de dopamina da hipófise e causa ptialismo, hiperexcitabilidade, tremores, falta de coordenação e vertigem, sendo causado pela bromocriptina
As micotoxinas tremorgenicas são formadas por moléculas parecidas que resultam em tremores, hipermetria, vertigem, convulsão, falta de coordenação e hiperexcitabilidade. Essas toxinas são produzidas pelos gêneros Penicillium e Aspergillus.
Os fungos endofíticos são os que exercem uma simbiose com plantas, no espaço intercelular, que produz alcalóides tóxicos e ajudam a planta a sobreviver em épocas difíceis.
Um tipo de fungo endofitico é o Neotyphodium coenophialum que produz a ergovalina, causando a toxicose da festuca. 
O Pithomyces chartarum produz a toxina esporidesmina que causa lesão nos ductos biliares e fotossensibilização com dermatite similar a queimaduras, que por causar lesão nos ductos biliares acabam se acumulando na circulação e ao reagirem com a exposição solar liberam substancias nocivas a pele.
Grãos e cereais
As micotoxinas são mais presentes nos grãos de milho pois tem maior prevalência de crescimento de fungos toxigenicos como Aspergillus, Penicillium e Fusarium.
Aflatoxina: toxina produzida pelo Aspergillus que causa alteração mutagênica ao bloquiarem o RNA-polimerase.
Ocratoxina: é produzida por Aspergillus e Penicillium com característica nefrotoxica afetando os rins e fígado
Os fungos da família Penicillium produzem as toxinas:
Putalina: encontrada em frutas e cereais que causam edema nos rins, hemorragia pulmonar e cérebro.
Rubratoxina: encontrado no milho e causa doenças hemorrágicas
Citrinica: afeta os rins
Os fungos Fusarium produzem:
Zearalenona: geral alteração no nível de estrogênio causando prolapso de vulva, repetição do cio, infertilidade e edema.
Fumonisina: presente no milho e causando leucoencefalomalacia em eqüinos e edema pulmonar em suínos.
Fungos dermatófitos
As doenças causadas por esses fungos são chamadas tineas e são causada pelas especies Microsporum, Trichophyton e Epidermophyton. Eles atingem a camada queratinizada (córnea) da pele, cabelo e unhas.
Os Trichophyton afetam pele, unha e cabelo, os Microsporum afetam pele e cabelo e os Epidermophyton afetam pele e unhas.
A transmissão desses fungos é via contato direto. As lesões se apresentam em diversas formas, sendo na cabeça causando uma perda de cabelos.
Os fungos dermatofitos são divididos em 3 grupos de acordo com o tipo de transmissão e hospedeiro.
Antrolofilicos: humanos para humanos
Zoofilicos: animal para humano
Geofilico: através do contato com solo ou animais.
Querion é uma dermatofitose de formato nodular com formação de edema e atingindo camadas profundas da pele.
As dermatofitoses são doenças zoonoticas no qual os fungos que estão no pelo podem estar na parte de fora do pelo (ectotrix) ou na parte de dentro do pelo (endotrix)

Outros materiais