Buscar

Hemodinâmica: Circulação Sanguínea e Fluxo Sanguíneo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Hemodinamica
A função da circulação sanguínea é transportar nutrientes e oxigênio para todo o organismo e retirar os resíduos metabólicos para que as células possam trabalhar de forma perfeita. 
A circulação é dividida em pulmonar e sistêmica. A pulmonar consiste em coração, pulmão, artéria pulmonar e veias pulmonares. A sistêmica é composta pelo coração, arteria aorta e veias cava.
As estruturas funcionais da circulação são o coração, artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias. Essas estruturas de condução da circulação são divididas em 3, de acordo com suas funções. 
Artérias: conduz o sangue do coração para órgãos e tecidos
Microcirculação: realiza a troca de nutrientes e filtração 
Veias: retornam o sangue para o coração
O volume de sangue é maior na circulação sistêmica, possuindo cerca de 78% do volume total, entre veias(60%), artérias(12%) e capilares(6%). O restante, por volta de 22% estão no coração e pulmão.
Os vasos sanguíneos possuem similaridades e diferenças que vão de acordo com o seu tipo, mas de forma geral todos possuem as mesmas estruturas. 
Arterias:
Túnica interna: formada endotélio (epitélio de revestimento pavimentoso simples) que possui secreção que impede a acumulo de plaquetas e substancias dilatadoras e constritoras dos vasos.
Túnica media: formada por fibras de musculo liso e tecido conjuntivo com colágeno e elastina. SN simpático estimula a vasoconstrição 
Túnica externa: revestimento externo do vaso formado por uma camada serosa.
(As grandes artérias possuem mais fibra elástica e com isso ajudam na conservação da pressão sanguínea. As artérias medias possuem mais fibras musculares lisas e atuam na distribuição sanguínea)
Veias:
Túnica interna: similar a das arterias
Túnica media: mais fina que nas arterias
Túnica externa: similar a das arterias
Válvula: formada pela túnica media e endotélio com a função de impedir o regresso do sangue.
(Musculos esquelético auxiliam no transporte do sangue pressionando a veia e forçando o sangue a seguir em frente.)
Arteriola: suas túnicas são bem mais finas que as arterias comuns ao se ramificarem 
Capilar: formado por apenas uma camada de endotelio e membrana basal com poros. Se iniciam normalmente no esfíncter pré-capilar, formada por fibras de musculo liso das arteríolas.
Por serem responsaveis pela troca de nutrientes, os capilares possuem espaços entre as células do endotélio para que ocorra essa troca. Existem 3 tipos de conformação relacionada a esses espaços/poros. Sendo eles:
Capilares contínuos: os poros são mais espalhados e estão em menor numero, deixando com que o endotélio seja mais continuo.
Capilares fenestrados: possuem mais poros que os contínuos e atuam na filtração de substancias e líquidos.
Capilares sinusoides: seus poros são muito grandes e podem não ter a membrana basal. Chamado também de descontínuos.
O tamanho do poro está relacionado diretamente ao tipo de moléculas que irão passar por eles. 
Fluxo sanguíneo
A circulação do sangue é mantida pela variação de pressão, indo na direção de maior pressão para a menor pressão. Essa pressão é transformada em calor pelo atrito/fricção no sangue nos vasos, com isso, diminuindo a pressão. 
A pressão é maior nas artérias e vai decrescendo de forma gradual junto com a diminuição do calibre até as vênulas. 
Existe uma diferença muito grande de pressão entre a circulação sistêmica e a pulmonar. A sistêmica possui a maior pressão nas artérias e vai diminuindo. Na pulmonar a pressão nas artérias também é maior, mas é bem menor que nas artérias da sistêmica.
A água se move entre os capilares e o tecido irrigado por difusão (maior concentração para a menor) e por osmose (em direção ao soluto). As proteínas no plasma sanguíneo estão em maior concentração que as proteínas que estão no espaço intersticial e com isso, elas formam a pressão oncótica plasmática. 
Para ocorrer a filtração, precisa ocorrer o aumento da pressão hidrostática entre o capilar e o interstício causando a entrada de água no capilar, diminuição da pressão oncótica que aumenta a permeabilidade do capilar para água, maior pressão hidrostática no capilar (pressão arterial alta ou vasoconstrição de veia) resulta em uma maior filtração de água. 
Quando a pressão hidrostática no espaço intersticial está alta, existe muito liquido no local e com isso vai resultar n a formação de edema. 
O edema pode ser causado por inflamações. Causa um acumulo de proteínas do plasma no espaço intersticial, que serão removidas pelos vasos linfáticos e com isso diminuindo a concentração de liquido junto as proteínas, diminuindo o edema. 
Esse sistema de drenagem linfática é importante para evitar a formação de edemas em tecidos e órgãos que não podem desenvolver edemas.
O a formação do edema vai estimular respostas chamadas fatores de segurança para realizar o seu controle. A pressão intersticial vai impedir que ocorra mais filtração, vai aumentar o fluxo dos vasos linfáticos na região e a filtração das proteínas pelos vasos linfáticas e dos líquidos pelos capilares.
Existe uma teoria que diz que o fluxo sanguineo no corpo é controlado de forma precisa e local, o debito cardíaco é controlado pelo fluxo de sangue no tecido e a pressão artérias é controlada de forma independente ao pressão do coração.

Outros materiais