Buscar

Sistema digestorio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema digestorio – anatomia e motilidade
O sistema digestorio é formado pela cavidad oral, glândulas valivares, esôfago, estomago, fígado com vesícula biliar, pâncreas, intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo) e intestino grosso (ceco, colon e reto).
Existem diferentes tipos de classificações para os animais em relação ao tipo de estomago e alimentação. Os carnívoros, onívoros e alguns hebivoros possuem estomago monogástrico, os demais herbívoros possuem estômagos poligastricos e são chamados de ruminantes e pseudo-ruminantes.
Os animais monogástricos são aqueles que mastigam bem seu alimento antes da deglutição e não realizam a regurgitação para realizar uma nova mastigação. 
A galinha é um animal onívoro de estomago simples, porem ela possui um pré-estomago mecânico antes do estomago verdadeiro (químico). As demais partes do sistema digestorio são normais.
Os herbívoros não ruminantes possuem o estomago monogástrico. O cavalo não possui vesícula biliar e seu ceco é bem desenvolvido.
Os suínos não onívoros monogástricos com o sistema digestorio similar ao humano. 
Os rumonantes possuem o estomago dividido em 4 cavidades e ainda realizam a regurgitação/ruminação do alimento para melhor mastigação e regurgita novamente. Esse estomago é formado por rúmen, reticulo, omaso e abomaso.
Os mamíferos em geral possuem o sistema digestorio composto pela boca e anexos (dente, língua e glândulas salivares), esôfago, pré-estomago em algumas espécies, estomago, intestino delgado, intestino grosso, anus e glândulas anexas (vesícula biliar e pâncreas).
O esofago das aves é formado por músculo liso, já o de ruminantes, cão, suíno, felinos, eqüinos e primatas é formado por musculatura estriada esquelética possibilitando um certo controle da deglutição do alimento.
De maneira ampla, o sistema de revestimento do TGI é formado de mucosa (epitélio), lamina própria, camada muscular da mucosa, submucosa, musculatura circular, musculatura longitudinal e camada serosa. 
Quando o TGI está em “repouso”, os impulsos elétricos vem em ondas lentas, mas quando é estimulado por distenção da musculatura, acetilcolina ou estimulo parassimpático, ocorre picos de impulsos por abertura de canais de cálcio. Quando não possui atividade do sistema ele fica em estado de hiperpolarização do sistema simpático. 
As contrações realizadas podem se do tipo tônicas e do tipo rítmicas. As tônicas são causadas pelos picos de impulso seguidos e a contração rítmica realiza a mistura e movimentação do alimento.
Na contração rítmica existem os movimentos de mistura e movimentos peristalticoa (movimentação) que é estimulado pela distenção da musculatura lisa que vai fazer a contração das fibras circulares atrás do alimento, empurrando-o para frente.
O sistema nervoso intrínseco é formado pelo plexo mioenterico que realiza a motilidade do alimento e pelo plexo submucoso que modula as secreções.
O sistema nervoso autônomo atua pelo parassimpático (nervo vago e nervos erigentes/sacrais) no intestino delgado e o simpático atua na inibição de todo o TGI.
Após a mastigação do alimento vem a deglutição, que é dividida em 3 fases. A fase voluntaria ocorre pelo movimento na cavidade oral pela língua empurrando o alimento, a fase faríngea é quando o alimento sai da cavidade oral e passa pela cavidade faríngea e a fase esofágica é a ultima fase correspondendo pela passagem do alimento pela faringe. Essas fases são controladas por áreas neuronais do reticulo, bulbo e ponte, nos centros de deglutição. 
A função do estomago é de armazenamento, mistura e liberação lenta do alimento para o intestino possibilitando uma melhor absorção dos nutrientes. 
O músculo liso permite o aumento de volume sem sofrer aumento de pressão interna por conta da característica de plasticidade. O estiramento da musculatura vai inibir os movimentos musculares.
As ondas elétricas se intensificam próximo a região do antro estomacal, resultando em movimentos peristálticos da camada muscular circular e formando o quimo e o empurrando para o ostio pilórico. A distenção do estomago gera sinais para o bulbo poder iniciar a secreção gástrica e a movimentações rítmicas.
No intestino delgado ocorre as contrações segmentares que tem um tamanho de cerca de 1cm formando fragmentações do quimo. As contrações peristálticas são aumentadas após uma refeição.
No colon ocorre os movimentos haustraius para misturar o quimo e formar o conteúdo fecal. Os movimentos propulsivos ocorrem em massa e causando cólica.
Para a defecação ocorre a passagem das fezes de forma controlada. Primeiro ela passa pelo esfíncter anal interno, que é involuntário e circular, posteriormente passa pelo esfíncter anal externo que é de musculatura estriada esquelética e voluntaria.

Outros materiais