Buscar

estatuto da criança e do adolescente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504874084)
	
	O legislador estatutário delegou a função de colocar a salvo a criança e o adolescente de tratamento desumano, violento, aterrorizante ou vexatório:
	À sociedade em geral.
	
	 2a Questão (Ref.: 201504940730)
	
	PUC-PR - 2011 - TJ-RO - Juiz - Adaptada: Sobre os direitos da criança previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, avalie as afirmativas que se seguem: I) Na interpretação do Estatuto da Criança e do Adolescente serão levados em conta os fins sociais a que ele se dirige, as exigências do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos e a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento. II) É assegurado atendimento integral à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, garantido o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde. A criança e o adolescente portadores de deficiência receberão atendimento especializado. III) A criança e o adolescente têm direito à proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. IV) Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente; e, nos casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos, serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar. V) O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas à medida privativa de liberdade. Estão CORRETAS:
	 
	Todas as afirmativas.
	 3a Questão (Ref.: 201505396377)
	
	Segundo o conceito estabelecido pelo legislador estatutário, podemos afirmar que direito à liberdade compreende:
	 
	ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários
	
	 4a Questão (Ref.: 201505429608)
	
	Partindo da premissa de que crianças e adolescentes devem ter interesses protegidos, podemos afirmar que:
	 
	Antes do nascimento as crianças já possuem interesses tutelados.
	 5a Questão (Ref.: 201505427127)
	
	Assinale a alternativa CORRETA: Carla, de 30 anos de idade, está grávida, e está no terceiro mês de gestação. De acordo com o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança que Carla tem no ventre deve ter os seus direitos fundamentais resguardados, mediante a efetivação de políticas sociais públicas:
	
	
	 
	desde a concepção, para que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
	
	 7a Questão (Ref.: 201505427037)
	
	
	De acordo com o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, acerca do direito à vida e à saúde, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência integral de um dos pais ou do responsável, durante a internação de criança ou adolescente.
	
	 8a Questão (Ref.: 201505427097)
	
	Carmem tem uma filha de 02 (dois) anos de idade, que é portadora de deficiência. Carmem não possui condições financeiras, e sua filha necessita de medicamentos e tratamentos especiais, pelos quais não pode pagar. Com fundamento no disposto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, no capítulo do direito à vida e à saúde, analise as seguintes assertivas: I - A criança e o adolescente portadores de deficiência receberão atendimento especializado; II - É assegurado atendimento integral à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, garantido o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde; III - Os estabelecimentos de atendimento à saúde públicos e particulares, deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de ambos os pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente; IV - Incumbe ao poder público fornecer gratuitamente àqueles que necessitarem, os medicamentos, próteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação. Está CORRETO o que se afirma na(s) assertiva(s):
	 
	I, II e IV, apenas.

Outros materiais