Buscar

estatuto da criança e do adolescente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201505393210)
	
	Indique a alternativa CORRETA quanto às modalidades de colocação em família substituta:
	 
	ascendentes e irmãos não podem adotar
	 2a Questão (Ref.: 201505381491)
	
	XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Paulo, de 4 anos, é filho de Carla e não teve a sua paternidade reconhecida. Cláudio, avô de Carla e bisavô de Paulo, muito preocupado com o futuro do bisneto, pretende adotá-lo, tendo em vista que Carla ostenta uma situação financeira precária e, na opinião do avô, não é muito responsável. Acerca da possibilidade de adoção de Paulo por Cláudio, assinale a afirmativa correta.
	 
	Cláudio, por ser bisavô de Paulo, não poderá adotá-lo, mesmo que Carla consinta, já que tal medida excepcional não é permitida quando o adotante é ascendente ou irmão do adotando.
	 3a Questão (Ref.: 201505393288)
	
	Segundo o ECA, um casal estrangeiro, residente ou domiciliado fora do Brasil, que deseja formular pedido de colocação em família substituta de criança brasileira somente poderá fazê-lo através de:
	 
	Adoção
	 4a Questão (Ref.: 201504874185)
	
	Em relação à adoção prevista no ECA, podemos afirmar que:
	 
	Um homossexual pode adotar uma criança, desde que preenchidos os requisitos legais exigidos pelo instituto;
	 5a Questão (Ref.: 201505038298)
	
	Os irmãos Camélia, de 7anos e Creonte, de 9 anos, não estão podendo sair com a mãe Letícia, pois a avó paterna não permite que isso ocorra, desde que seu filho, pai das crianças, adoeceu e está internado no Hospital. A avó paterna, costumeiramente, designa Letícia como desocupada, encrenqueira e causadora dos problemas de saúde do pai das crianças. Em razão disso as crianças se sentem mal, quando Letícia vai até a portaria, do Prédio onde residem, para buscá-los e, ela não obtém êxito, em estar com as crianças, as quais se intimidam por estarem sob o olhar fixo da avó paterna. Letícia já entrou em Juízo postulando a guarda dos filhos em face de seu marido, o qual está internado no hospital, tendo em vista que as crianças estão com seus direitos violados. Identifique a violação de direito.
	 
	convivência familiar pela alienação parental;
	 6a Questão (Ref.: 201504975440)
	
	Com relação às disposições do ECA acerca da colocação da criança e do adolescente em família substituta, assinale a opção correta
	 
	A colocação da criança em família substituta, na modalidade de adoção, constitui medida excepcional, preferindo-se que ela seja criada e educada no seio saudável de sua família natural.
	 7a Questão (Ref.: 201504874105)
	
	A tutela é deferida, nos termos da lei civil, à pessoa de até:
	 
	18 (dezoito) anos incompletos
	 8a Questão (Ref.: 201505038312)
	
	Marcílio e Murilo são irmãos gêmeos, de 8 anos de idade. Eles não estão com bom desempenho na escola. Os pais dos gêmeos foram chamados pela 3ª vez, em 1mês, para reunião com a direção da mesma e com os professores. Os pais, ao chegarem à casa, informam o ocorrido às crianças e as colocam de castigo sem computador,sem televisão, jogos em geral.Perguntaram se eles haviam entendido a seriedade do castigo e os gêmeos informaram que sim. No dia seguinte a mãe viu, ao chegar do trabalho, seus filhos assistindo TV. A mãe disse: - eu os avisei e colocou a mão de ambos em frigideiras muito quentes que causaram ferimentos. Nesse momento o pai chega do trabalho e vê as crianças gritando e fica estático. Assim, a tia das crianças chama socorro e os pais são presos. Em razão disto, o Juiz da Infância e da Juventude, por solicitação do Ministério Público, suspende o poder familiar. Considerando que: 1-a convivência familiar é um dos direitos fundamentais primordiais para a formação e o desenvolvimento da personalidade e da identidade de crianças e de adolescentes, conforme estabelecem a CF/88 e o ECA; 2-as crianças foram submetidas a medida de acolhimento institucional, com base no ECA, tendo em vista a suspensão do poder familiar de ambos os pais; A tia das criança poderá postular, perante o Juiz da Infância e da Juventude, algum instituto jurídico para que as crianças possam ficar com ela? Fundamente a resposta
	 
	Tutela

Outros materiais