Buscar

estatuto da criança e do adolescente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201505372648)
	
	Assinale a assertiva que contém aspecto ligado à descentralização político administrativa, constitucionalmente prevista, não exonerando os demais entes de qualquer responsabilidade com o público infanto juvenil:
	
	 
	Municipalização
	
	 2a Questão (Ref.: 201504975470)
	
	As entidades de atendimento da criança e do adolescente, governamentais e não governamentais, serão fiscalizadas pelo Judiciário, pelo Ministério Público e pelos Conselhos Tutelares. Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90), são medidas aplicáveis às entidades de atendimento que descumprirem obrigações nele contidas: I. Às entidades governamentais: advertência, afastamento provisório de seus dirigentes, afastamento definitivo de seus dirigentes e fechamento de unidade ou interdição de programa. II. Às entidades não governamentais: advertência, suspensão total ou parcial do repasse de verbas públicas, interdição de unidades ou suspensão de programa e cassação do registro. III. Às entidades governamentais: afastamento provisório de seus dirigentes, afastamento definitivo de seus dirigentes, intervenção administrativa e fechamento de unidade ou interdição de programa. IV. Às entidades não governamentais: advertência, suspensão total ou parcial do repasse de verbas públicas, interdição de unidades ou suspensão de programa e intervenção administrativa. Está correto o que se afirma APENAS em
	 
	I e II.
	 3a Questão (Ref.: 201505418460)
	
	Pela lei 8069/90 o dirigente da entidade que desenvolve programas de acolhimento familiar ou institucional é considerado equiparado:
	 
	Guardião;
	
	 4a Questão (Ref.: 201505420811)
	
	Analise as alternativas a seguir sobre o tema Entidades de atendimento previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e assinale a alternativa CORRETA:
	 
	As entidades de atendimento governamentais e não-governamentais serão fiscalizadas pelo Judiciário, pelo Ministério Público e pelos Conselhos Tutelares.
	 5a Questão (Ref.: 201505418461)
	
	Dentre as normas legais estabelecidas na lei 8069/90, quando as entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional deverão seguir seus princípios quanto ao prazo máximo para remessa ao juiz de relatório circunstanciado da situação de criança ou adolescente para fins de reavaliação prevista na norma legal referida.
		
	 
	6 meses;
	 6a Questão (Ref.: 201505372651)
	
	No que tange às entidades de atendimento, com previsão no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a assertiva correta:
	
	 
	Podem ser governamentais ou não governamentais
	 7a Questão (Ref.: 201504975473)
	
	As entidades que mantenham programa de acolhimento institucional podem, em caráter excepcional e de urgência, acolher crianças e adolescentes sem prévia determinação da autoridade competente, devendo comunicar, em até vinte e quatro horas, o fato ao:
	 
	Juiz da Infância e Juventude
	
	 8a Questão (Ref.: 201504974725)
	
	
	O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece o procedimento para apuração de irregularidades em entidades de atendimento. Consoante tais disposições, assinale a assertiva correta:
		
	 
	Havendo motivo grave, poderá a autoridade judiciária, ouvido o Ministério Público, decretar liminarmente o afastamento provisório do dirigente da entidade, mediante decisão fundamentada.

Outros materiais