Buscar

estatuto da criança e do adolescente

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504944125)
	
	
	CESPE - 2012 - TJ-PI - Juiz - Adaptada - No que se refere às medidas de proteção aplicadas a crianças e adolescentes, assinale a opção CORRETA.
	 
	Somente a autoridade judiciária poderá determinar o afastamento da criança ou do adolescente do lar e dos pais ou responsáveis, garantindo-lhes ampla defesa.
	 2a Questão (Ref.: 201505372663)
	
	
	No que tange às medidas previstas no ECA e que podem ser aplicadas aos pais ou responsáveis, assinale a assertiva correta:
		
	 
	são aplicadas tanto pelo juiz quanto pelo conselho tutelar, em caso de violação da integridade física, psíquica e/ou moral da criança ou do adolescente, por omissão, abuso ou opressão dos pais ou responsável.
	
	 3a Questão (Ref.: 201505372658)
	
	
	Milena, criança de oito anos, apreendida na prática de ato infracional, foi encaminhada ao Conselho Tutelar da localidade da prática do ato. Após pormenorizada análise do ato, o Conselho Tutelar encaminhou Milena para tratamento psicológico. No entanto, foi percebida a necessidade de tratamento psiquiátrico. Desta forma, é correto afirmar que:
	 
	A medida poderá ser substituída a qualquer tempo
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505372652)
	
	Assinale a assertiva que contém apenas medidas de proteção
	 
	Acolhimento institucional e acolhimento familiar
	 5a Questão (Ref.: 201505422170)
	
	
	Indique a única medida socioeducativa que possui prazo mínimo de seis meses de cumprimento pelo adolescente, com previsão na lei 8069/90.
	 
	Liberdade assistida;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201505043987)
	
	De acordo com o que dispõe o ECA acerca das Medidas de Proteção, podemos afirmar que estas medidas:
	 
	poderão ser aplicadas isolada ou cumulativamente, bem como substituídas a qualquer tempo;
	
	 7a Questão (Ref.: 201505041707)
	
	
	Prova: CESPE - 2012 - MPE-RR - Promotor de Justiça (questão adaptada). "O ECA (e outras legislações), assegura uma série de direitos à criança e ao adolescente, estabelecendo como obrigados a sociedade, os pais e o Estado. Diante disto, o artigo 98 do ECA estabelece que as medidas de proteção serão aplicadas sempre que houver violação dos direitos das crianças e adolescentes por "ação ou omissão da sociedade ou do Estado", ou "por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável". Face ao enunciado e considerando as medidas de proteção às crianças, aos adolescentes e as medidas pertinentes aos pais ou responsável, assinale a opção correta de acordo com o que dispõe o ECA.
	 
	As medidas de proteção podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, bem como substituídas a qualquer tempo,desde que sejam pedagógicas, preferindo-se aquelas que visem ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504982614)
	
	
	Carlitos sofre maus tratos por parte do seu pai, sendo espancado diariamente. Constatando esta conduta, caberá ao Juiz:
		
	 
	afastar o pai de Carlitos do lar, além de fixar alimentos provisórios na mesma medida cautelar

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes