Buscar

O termo DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL surgiu de forma embrionária na década de 1970 durante a Conferência de Estocolmo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O termo DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL surgiu de forma embrionária na década de 1970 durante a Conferência de Estocolmo. Porém, somente em 1987, este termo foi, de fato, consagrado. Através da publicação do Relatório de Brundtland, conhecido também como “O Nosso Futuro Comum” (Our Common Future). Este documento definiu o Desenvolvimento Sustentável como "aquele desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades" (— do Relatório Brundtland, “Nosso Futuro Comum”, 1987). Assim, a SUSTENTABILIDADE é uma ação em busca do DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
De que maneira as empresas podem incorporar em seus planos de negócios diferentes estratégias e ações sustentáveis em seus serviços e produtos para alcançar consumidores muito mais preocupados com a preservação ambienta?
	Logo, para ser sustentável uma organização deve fornecer produtos de qualidade, respeitando os recursos ambientais e remunerando as cadeias de produção de forma satisfatória.
Resposta página 30  rota 1.
Resposta:pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para a geração futura respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdade sociais. 
Questão 2/5 - Gestão da Sustentabilidade
A legislação brasileira, com a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/1981 de 31 de agosto de 1981), define meio ambiente como “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas” (BRASIL, 1981).
Segundo a definição apresentada por Babieri (2007), há três tipos de meio ambiente: natural, domesticado e artificiais, como podemos defini-los?
	O ambiente natural: são as matas virgens e outros ambientes ainda inexplorados pelo homem; O ambiente domesticado: são as áreas de reflorestamento, açudes e lagos e artificiais; Ambiente fabricado: são os centros urbanos, as estradas e tudo que foi construído pelo ser humano.
Resposta página 15 rota 1.
Resposta: 1 O fabricado ou desenvolvido pelos humanos construídos pela cidade, parques industriais e corredores de trasporte como rodovias, ferrovias e portos. 2 O ambiente domestico, que envolve áreas agrícola florestas, plantas,acudes lagos artificiais... 3 O ambiente natural por exemplo as matas virgens e outras regiões auto sustentadas pois são acionadas apenas pela luz solar e outras forças da natureza, como precipitação, ventos fluxo de água etc.
Questão 3/5 - Gestão da Sustentabilidade
A ISO 14001 é a norma internacional pertencente à Série de Normas ISO 14000 que trata especificamente da implantação de um sistema de gestão ambiental, sendo a única da série que é certificável; elaborada e publicada no ano de 1996.
Qual a principal motivação das organizações em implantar essa norma?
	Deve-se a crescente preocupação por parte das empresas em demonstrar seu desempenho ambiental e uma conduta correta.
Resposta página 13  rota 4.
Resposta:Na economia globalizada e altamente competitiva na atualidade, torna-se imperativa necessidade de inovar levando em consideração o impacto ambientais.a implementação de um sistema de gestão ambiental em uma empresa pode ser vista como uma inovação, uma vez que se trata de um processo complexo, exigente de mudança, comportamentais e que envolve vários grau de incerteza, assim o componente ambiental passa a ser um fato determinante no desenvolvimento de novas tecnologia e no melhoramento das existentes, na industrialização de empresas e países. na busca da completividade e na luta pela sobrevivência e pela superação de concorrente. Consolidar se dessa forma um novo estilo de desenvolvimento que tem como meta a busca de sustentabilidade social e econômica capas de ser solidaria com a biosfera.
Questão 4/5 - Gestão da Sustentabilidade
Sobre os estudos ambientais, a resolução CONAMA 237/1997 em seu artigo 1º menciona que são todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos e impactos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento, apresentado como subsídio para a análise da licença requerida.
De acordo a Resolução 001/1986 do CONAMA o Impacto Ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas, biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que afetem diretamente ou indiretamente: (Citar pelo menos dois elementos de interferência do impacto)
	A saúde, a segurança, e o bem-estar da população; As atividades sociais e econômicas; A biota; As condições estéticas e sanitárias ambientais; A qualidade dos recursos ambientais.
Resposta página 15 rota 3
Resposta:Para efeito dessa resolução, considera se impacto ambiental qualquer alteração das propriedade física, química e biológica do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria, ou energia resultante das atividade humana que direta ou indiretamente afetam. 1 a saudê,a segurança o bem estar da população 2 as atividade sociais e econômica 3 a bioma 4 as condições estética e sanitária do meio ambiente 5 a qualidade dos recursos ambientais 
Questão 5/5 - Gestão da Sustentabilidade
É importante destacar que a gestão e proteção jurídica sobre o Meio Ambiente deu-se primariamente através da promulgação Lei 6.938 de 31 de agosto de 1981, um marco histórico no ambientalismo brasileiro que ansiava por uma gestão participativa e protetiva desse patrimônio. O objetivo primário dessa política era aliar o desenvolvimento sócio-econômico à preservação dos recursos naturais e o equilíbrio ambiental, assim, qualquer atividade, seja ela pública ou privada, deve estar em concordância com essa política.
 Para a proteção e preservação do meio ambiente com base na Política Nacional do Meio Ambiente, que instrumentos você pode utilizar para aplicação da política? (Citar pelo menos 2)
	padrões de qualidade ambiental;
zoneamento ambiental;
avaliação de impacto ambiental;
licenciamento ambiental;
estabelecimento e uso de tecnologias visando a melhoria da qualidade ambiental;
Criação das (Unidades de Conservação - UCs).
 Resposta página 16 rota 2.
 
Resposta:1 O estabelecimento de padrões de qualidade ambiental 2 o zoneamento ambiental (Regulamento) 3 A avaliação de impacto ambiental 4 O licenciamento e a revisão da atividade efetiva ou potencialmente poluidora. 5 Os incentivos a produção e instalação de equipamentos e a criação ou absorção de tecnologia voltado para a melhoria da qualidade ambiental 6 a criação de espaços territoriais especialmente protegidos pelo poder publico federal, estadual e municipal tais como áreas de proteção ambiental de relevante interesse ecológico e reservas extrativistas. 7 O sistema nacional de informações sobre o meio ambiente. 8 O cadastro técnico federal de atividade e instrumento de defesa ambiental. 9 As penalidade disciplinares ou compensatória do não cumprimento das medidas necessárias s preservação ou correção da degradação ambiental. 10 A instituição do relatório de qualidade do meio ambiente a ser divulgado anualmente pelo instituto brasileiro do meio ambiente e recursos naturais renováveis 11 a garantia da prestação de informação relativas ao meio ambiente obrigando se o poder publico a produzi-las quando inesitante. 12 O cadastro técnico federal de atividades potencialmente poluidoras e ou utilizadoras dos recursos ambientais.

Outros materiais