Buscar

PROVA DISCURSIVA REGULAR UTA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO C FASE II 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Ética e Educação
Leia o excerto a seguir: 
“Tanto a Moral como o Direito baseiam-se em regras que visam estabelecer uma certa previsibilidade para as ações humanas. Ambas, porém, se diferenciam. A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.bioetica.ufrgs.br/eticprof.htm.  Acesso em 05 fev. 2016
O trecho acima aponta as diferenças entre a moral e o direito. O livro-base Ética, Educação e Trabalho complementa essa explicação, apresentando uma conceituação sobre ética. Explique a conceituação de ética proposta pelo autor.
RESPOSTA: Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. a ética serve para que haja um bom convívio e equilíbrio social, visando que ninguém saia prejudicado. 
A ética é construída por uma sociedade com base nos seus valores culturais.
Para a Filosofia, ética é uma ciência que estuda os valores e os princípios morais de uma sociedade ou grupo.
Questão 2/5 - Ética e Educação
Leia o excerto a seguir: 
“Já na Ética a Nicômaco aparecem mais as coisas relativas e também necessárias, de modo que o autor busca igualmente as normas mais relativas. [...] No entanto, Aristóteles insiste em que ‘os verdadeiros prazeres do homem são as ações conforme a virtude’. A felicidade verdadeira é conquistada pela virtude. As virtudes são então analisadas longa e detalhadamente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLS, A. L. M. O que é Ética. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 32. 
Conforme o livro-base Ética, Educação e Trabalho e analisando a citação, explique a relação entre teoria e prática no campo da ética. 
RESPOSTA: O homem de virtude é aquele que alia inteligencia e força, utilizando de forma adequada sua riqueza aperfeiçoando seu intelecto.
Quanto mais o ser humano exercitar a virtude, mais virtuoso será. 
A ação ética, segundo Aristóteles, requer um, equilíbrio, ou seja, é necessário fazer o uso do meio termo, que visa ajudar sempre de maneira equilibrada, evitando sempre o excesso ou a falta. por intermédio da contemplação a pessoa adquiri hábitos que praticados levam a atingir a felicidade.
Questão 3/5 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Como já afirmamos, durante a Idade Média a filosofia não era vista como uma disciplina particular, mas como o conjunto das disciplinas científicas. A obra de Boécio não somente não foge a essa regra. Mais do que isso, constitui um esforço para determinar o lugar da teologia cristã entre as ciências antigas. Esse lugar, Boécio encontrou interpretando os escritos de Aristóteles".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STORCK, A. C. Filosofia Medieval. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003, p. 14-15.
De acordo com o texto e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, é possível dizer que durante o período medieval a filosofia tratou de muitos tópicos tratados pelos filósofos da Antiguidade. Cite, no mínimo quatro deles, relacionando-os com a religião:
RESPOSTA: A relação entre a Religião e a Filosofia, resultou então em formas de pensamentos bastantes originais, nas quais os tem,as antigos como: a ética, a politica, o conhecimento e a metafisica passaram a ser vista como nova luz.
assim a Filosofia Cristã, inverte a questão originalmente proposta pelo grego para quais a razão tende naturalmente à verdade.
Questão 4/5 - Ética e Educação
Leia o excerto a seguir: 
“Ao explicar a diferença entre agir por dever e conforme ao dever, Kant apresenta o exemplo de dois filantropos, distinguindo o que possui um grande prazer em espalhar alegria aos seres humanos e aquele que, insensível às dores alheias, apenas ajuda os outros por dever. A ação benevolente com valor moral, aos olhos kantianos, é aquela feita sem nenhuma inclinação, apenas por dever”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORGES, M. L. Ética e emoções. In: TORRES, J. C. B. (org.). Manual de ética. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 116  
Com base no livro Ética, Educação e Trabalho e na citação acima, descreva a ética do dever de Kant.
RESPOSTA: Segundo KANT, o dever nasce do reconhecimento por parte do ser humano, por meio da razão, da necessidade de obedecer regras.
A primeira é a necessidade imperativa, da qual nenhum homem pode escapar, de respeita todos os seres racionais na qualidade de fins em si mesmos. Deve se tratar toda a humanidade e ao próximo sempre como um fim e nunca como apenas um meio.
A segunda é a obrigação de agir apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne uma lei universal.
Questão 5/5 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"A tese spenceriana de que os conhecimentos a serem adquiridos devem ser avaliados a partir de sua possibilidade de contribuição para a 'vida completa' do homem, permite formular um critério para a seleção desses conhecimentos. No entanto, essa avaliação exige, ainda, o reconhecimento prévio de que a vida humana é composta de diferentes gêneros de atividades, ordenadas por ordem de prioridade, da mais para a menos importante. [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVAZOTTI. M.A.; VECHIA, A. (orgs.). A escola secundária. São Paulo: Annablume, 2003, p. 117.
A partir do texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, identifique e cite as disciplinas escolares que Spencer considera imprescindíveis e explique por quais motivos são imprescindíveis.
RESPOSTA: Conforme estudo, disciplinas escolares como, Física, Biologia, Matemática e Química, são imprescindíveis, pois as mesmas fornecem um conhecimento sobre a natureza, que por sua vez permite o avanço da Ciência e consequentemente o progresso da humanidade.
As disciplinas como Literatura e Educação Artistica são menos importante, pois as mesmas dizem respeito à ultima categoria de atividades essenciais que são a da recreação e do lazer.

Outros materiais