Buscar

av2 de responsabilidade civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCJ0050_AV2_201602253129 » RESPONSABILIDADE CIVIL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: xx
	Professor:
	RENATO CESAR DE ARAUJO PORTO
	Turma: 9028/BB
	Nota da Prova: 4,5 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 09/12/2016 09:32:50
	
	 1a Questão (Ref.: 201602388752)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marcos, tendo seu veículo fechado por outro carro, desvia com o intuito de evitar a colisão, sobe na calçada e atropela João, transeunte que retornava de seu trabalho. Reconhecido o estado de necessidade de Marcos na esfera criminal, com sua absolvição nesta seara, respaldada pelo ato justificado de fugir ao perigo iminente à própria vida, bem como dos passageiros de seu automóvel, pergunta-se: Marcos será compelido a indenizar João? Justifique sua resposta.
		
	
Resposta: Neste caso em questão Marcos terá sim que indenizar João, mesmo tendo praticado o ato em estado de necessidade.
	
Gabarito: O motorista que age em estado de necessidade e causa dano em terceiro que não provocou o perigo deve a este indenizar, com direito regressivo contra o que criou o perigo (arts.188, II e 929 do CC). Apesar da absolvição na esfera criminal por excludente de ilicitude, na seara cível Marcos deverá indenizar João, fundada na responsabilidade civil por ato lícito de acordo com o Parágrafo Único do art. 188, inciso II c/c 929 do CC. Tal reparação é fundada na equidade para recompor o estado originário, pois, não é justo deixar a vítima lesionada para que o agente exerça o seu próprio direito. Ementa ¿ RESP 209062 - RJ RESPONSABILIDADE CIVIL. Estado de necessidade. Ônibus. Freada que provoca queda de passageiro. - A empresa responde pelo dano sofrido por passageira que sofre queda no interior do coletivo, provocada por freada brusca do veículo, em decorrência de estilhaçamento do vidro do ônibus provocada por terceiro. - O motorista que age em estado de necessidade e causa dano em terceiro que não provocou o perigo, deve a este indenizar, com direito regressivo contra o que criou o perigo. Arts. 188 c/c 929 e 930 do CC
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602388765)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	 Carlos Santana, quando chegava ao seu trabalho no Shopping Leopoldina, foi atingido por uma bala oriunda de troca de tiros entre assaltantes e vigilantes de um carro forte. Carlos faleceu no local. A viúva e filhos (2) de Carlos pretendem ser indenizados pela empresa proprietária do carro forte: Protege S/A Transportes de Valores. Como advogado da viúva e filhos de Carlos, responda as seguintes questões prévias de maneira fundamentada: a) é caso de responsabilidade subjetiva ou objetiva? b) em que dispositivo legal seria fundada a ação? c) pode ser alegada com sucesso pela ré a tese da força maior? d) aplica-se ao caso a teoria do risco integral?
		
	
Resposta: a) é caso de responsabilidade subjetiva; b)art, 931 do CC; c)não pode ser alegada a tese de força maior; d)aplica-se sim pois eles assumiram o risco, e neste caso em questão, os vigilantes do carro forte tinham porte legal de armas e defendiam o patrimonio da empresa.
	
Gabarito: É típico caso de responsabilidade objetiva pelo exercício da atividade de risco, cuja cláusula geral se encontra no art. 927, parágrafo único do Código Civil. Temos ali a responsabilidade pelo risco criado e não pelo risco integral. A tese da força maior ou fato exclusivo de terceiro não terá sucesso porque a bala que matou Carlos teve por origem a atividade perigosa da ré (Protege) atividade essa que não foi exercida com a necessária segurança. O assalto é fortuito interno para a empresa de transporte de valores, faz parte do risco do seu empreendimento, razão pela qual não exclui a sua responsabilidade. E, finalmente, deve ser analisado que o art. 931 do Código Civil também traz uma cláusula geral de responsabilidade civil objetiva quando trata da responsabilidade dos empresários e empresas por danos causados por produtos
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602358411)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao se desviar de uma brusca fechada dada por um ônibus, Antônio subiu com seu veículo na calçada e atropelou Benedito, ferindo-o gravemente. Antônio:
		
	
	terá que indenizar Benedito porque praticou ato ilícito.
	
	não terá que indenizar Benedito porque o ato praticado foi no exercício regular de um direito.
	 
	terá que indenizar Benedito mesmo tendo praticado o ato em estado de necessidade.
	
	não terá que indenizar Benedito porque não praticou ato ilícito.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602430974)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quando a doutrina trata do nexo causal no âmbito do Direito Civil a teoria adotada foi a seguinte:
		
	
	equivalência dos antecedentes
	 
	conditio sine qua non
	 
	causalidade adequada
	
	do risco
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603243926)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Analise as assertivas e, em seguida, marque a alternativa CORRETA.
Rosa, famosa atriz, faleceu deixando três filhas. Após sua morte, a mídia realizou diversos programas sobre a sua vida e, sobretudo, sobre seus enlaces amorosos. Todos os atos foram praticados sem autorização das filhas. Rosa, enquanto viva, sempre foi enfática em resguardar sua vida privada das investidas da mídia, inclusive demandando por reparações em razão da violação da sua intimidade. Diante do caso narrado, verifica-se:
		
	
	a impossibilidade de as filhas demandarem por reparação pela ofensa à memória da vida íntima de sua mãe.
	
	a impossibilidade de as filhas demandarem por reparação, pois os direitos da personalidade são extintos com a morte.
	
	a impossibilidade de as filhas demandarem por reparação, pois os direitos da personalidade são intransferíveis.
	 
	a possibilidade de as filhas demandarem por reparação a fim de resguardar a memória de sua mãe.
	 
	a possibilidade de as filhas demandarem, por representação, embora a mãe haja morrido, para tutela da intimidade da genitora.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602358446)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Paulo foi atropelado por caminhão de transporte de mercadoria de grande empresa multinacional produtora de refrigerantes. Tendo sofrido graves lesões, que lhe causaram invalidez total permanente, Paulo quer ser indenizado por danos materiais e morais. No caso é correto afirmar que a responsabilidade da empresa proprietária do caminhão atropelador é:
		
	
	subjetiva com culpa provada;
	 
	objetiva pelo risco da atividade (art. 927, par.ún. do C.Civ.)
	
	objetiva, com culpa presumida;
	 
	objetiva, pelo fato do produto (art. 931 do C.C.)
	
	objetiva, fundada no risco integral;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602360870)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(OAB/Nacional.2008.I) A respeito da responsabilidade civil, assinale a opção correta.
		
	 
	A responsabilidade civil de dono de animal pelos danos que este venha a causar a terceiros depende de comprovação de ter havido falta de vigilância ou de cuidado com o animal, sendo indiferente a culpa da vítima
	 
	Na responsabilidade subsidiária, uma das pessoas tem o débito originário e a outra tem apenas a responsabilidade por esse débito. Por isso existe uma preferência na ordem de excussão: primeiro, são demandados os bens do devedor; não tendo sido encontrados ou sendo eles insuficientes, inicia-se, então a excussão de bens do responsável em caráter subsidiário, por toda a dívida.
	
	A legítima defesa putativa é causa excludente de responsabilidade civil pelo prejuízo causado, porque o ofensor acredita encontrar-se diante de uma injusta agressão. Nesse caso, por não constituir ato ilícito, apesar de causar dano aos direitos de outrem, não acarreta o dever de indenizar
	
	O dano emergente compreende aquilo que a vítima efetivamente perdeu e o que razoavelmente deixou de ganhar com a ocorrência do fato danoso. Na preparação desse dano, procura-se fixar a sua extensãoe a expectativa de lucro, objetivando-se a recomposição do patrimônio lesado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602469233)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	VI Exame de Ordem Mirtes gosta de decorar a janela de sua sala com vasos de plantas. A síndica do prédio em que Mirtes mora já advertiu a moradora do risco de queda dos vasos e de possível dano aos transeuntes e moradores do prédio. Num dia de forte ventania, os vasos de Mirtes caíram sobre os carros estacionados na rua, causando sérios prejuízos. Nesse caso, é correto afirmar que Mirtes
		
	
	poderá alegar motivo de força maior e não deverá indenizar os lesados.
	
	está isenta de responsabilidade, pois não teve a intenção de causar prejuízo.
	
	somente deverá indenizar os lesados se tiver agido dolosamente.
	 
	deverá indenizar os lesados, pois é responsável pelo dano causado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602431557)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	João é atropelado pelo ônibus da Empresa X que avançou o sinal vermelho. João ingressa com uma ação contra a empresa. Qual a sua fundamentação:
		
	 
	Responsabilidade civil extracontratual objetiva, conforme a Lei n° 8.078/90.
	 
	Responsabilidade civil extracontratual objetiva, conforme art. 37, §6° da CR/88.
	
	Responsabilidade civil contratual objetiva, conforme a Lei n° 8.078/90.
	
	Responsabilidade civil contratual objetiva, conforme art. 37, §6° da CR/88.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602431559)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nos casos de danos causados pela administração pública por omissão é CORRETO afirmar, segundo o entendimento dominante:
		
	
	Sendo a omissão específica a responsabilidade civil será subjetiva, para a posição dominante.
	 
	A posição dominante sustenta que sendo a omissão genérica a responsabilidade civil será subjetiva e sendo específica será objetiva a responsabilidade civil.
	
	A posição dominante sustenta que nos casos de omissão a responsabilidade civil será sempre subjetiva.
	
	Sendo a omissão genérica a responsabilidade civil será objetiva

Outros materiais