Buscar

AV2 fundamentos do comércio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301946791)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As Relações Internacionais pressupõem um ordenamento supranacional capaz de fomentar o maior número de trocas de produtos oriundos de importação e exportação, fomentando o liberalismo proposto pelo comércio internacional. Mencione os fatores, no contexto da soberania dos países, que limitam e dificultam este liberalismo no comércio internacional.
		
	
Resposta: Valoração do produto interno , baixa da moeda local , falta de reciprocidade de tratamento e leis internas que não facilitam a importação .
	
Gabarito: A necessidade soberana de cada país de limitar as importações e incentivar as exportações, como paradigma de uma balança comercial superavitária, através de atitudes protecionistas propostas pelo comércio exterior de cada Estado soberano.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301941866)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Quais são as diferenças entre as barreiras comerciais tarifárias e não tarifárias?
		
	
Resposta: As barreiras tarifárias é o tipo mais comum de barreira alfândegária sobre produtos importados e a valoração aduaineira tratam de importações de taxas diversas , já as Barreiras não tarifárias tratam de restrições qualitativas .
	
Gabarito: Também conhecida como barreira legal, pois conta com amparo legal dos acordos comerciais entre os países e na OMC. É o instrumento de política comercial mais frequentemente utilizado pelos governos, que influencia os preços de mercado sem impor, diretamente, a quantidade a ser comprada ou vendida. Seu emprego, na maioria das vezes, é justificado pela necessidade de proteger o produto da concorrência predatória. Barreira não-tarifária Também é chamada de barreira subjetiva, não incide diretamente sobre os bens ou serviços, mas impede ou dificulta sua comercialização. Podem ser conceituadas como práticas que restringem o comércio que não se referem ao pagamento de tributos. Em relação às barreiras não-tarifárias, foram assinados diversos acordos multilaterais com o objetivo de impedir que normas, procedimentos, medidas ou regulamentos nacionais se transformem em obstáculos ao comércio.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302443545)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os organismos de natureza privada promovem o equilíbrio do comércio global enquanto os organismos internacionais promovem a resolução de práticas de comércio internacional, entre os países signatários dos respectivos acordos, promovidos por estes organismos, seguindo as cláusulas principais de um tratado internacional. Uma destas cláusulas é: (Marque a única opção correta)
		
	
	A cláusula de salvaguarda permite exceções devido a circunstâncias imprevistas que provoquem prejuízos graves à economia do país.
	
	A adoção de medidas protecionistas unilaterais de salvaguarda permite a alteração dos acordos com a concordância dos países signatários do mesmo.
	
	A paridade de tratamento de tributos que estabelece que as taxas podem ser aplicadas de forma igual mesmo para produtos diferentes.
	
	A paridade de tratamento de taxas que estabelece que os tributos devem ser aplicados de forma desigual mesmo para produtos similares.
	 
	A reciprocidade de tratamento que estabelece que qualquer benefício ou restrição serão alterados mediante acordo entre os países signatários do tratado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301946839)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O MDIC ¿ Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior é o órgão supremo do Comércio Exterior Brasileiro. É composto por diversas secretarias e Departamentos. Nas opções mencionadas, assinale a secretaria mais relevante para o Comércio Exterior Brasileiro:
		
	
	DEPLA
	 
	SECEX
	
	SDP
	
	SCS
	
	DECEX
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302464692)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As feiras internacionais são as principais vitrines para o exportador brasileiro apresentar os seus produtos a potenciais compradores internacionais, bem como uma vasta oportunidade de encontrar o produto ideal e adequado para os nossos importadores. Em qual dos sítios abaixo os empresários poderão contatar missões empresariais de comércio na América, Ásia, Europa e Caribe?
		
	 
	www.franchiseexpo.com
	
	www.messe.de
	
	www.auma.de
	 
	www.expocomer.com
	
	www.fieramil.it
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301973231)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Brasil, como os demais países que praticam o comércio internacional, aderiu ao Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias constituindo uma nomenclatura própria. Após a sua entrada no Mercosul, esta nomenclatura passou a designar-se:
		
	
	NPM
	
	NBM
	 
	NCM
	
	NVM
	
	NAM
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302506071)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	CARRIAGE PAID TO - CPT estabelece as responsabilidades de contratar e pagar o frete internacional do país de origem ao país de destino. Quem é responsável por esTa obrigação logística, o exportador ou importador?
		
	 
	O pagamento do frete internacional entre o país de origem e o país de destino será dividido entre o exportador e importador, assim, na primeira etapa será "Freight Collect" e no trecho final será "Freight Prepaid", conforme determina o CPT.
	
	A responsabilidade de pagar o frete internacional é de quem compra, portanto o importador deverá pagar o frete quando a carga chegar ao país de destino.
	
	Neste termo, o exportador deverá pagar o frete interno antes do embarque da carga a bordo do navio e o frete internacional será pago pelo importador quando o produto chegar ao seu destino.
	 
	A obrigação do exportador é entregar a carga na transportadora no país de origem, assumindo a responsabilidade de pagar o frete internacional até ao país de destino.
	
	O exportador deve entregar a carga na transportadora, no país de destino, com o frete internacional a pagar, portanto o frete será na condição "Freight Collect".
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302454950)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No Brasil, o regime adotado pelo Banco Central varia de acordo com a oferta e demanda de moeda estrangeira, promovendo a valorização ou desvalorização da moeda nacional. De que regime cambial estamos falando?
		
	 
	Câmbio Comercial
	
	Câmbio Turismo
	
	Câmbio Fixo
	 
	Câmbio Flutuante
	
	Câmbio Operacional
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301932772)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	É o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo exportador em relação à mercadoria, aos documentos apresentados e à legislação específica.
		
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	Liberação da mercadoria para embarque de Exportação.
	 
	Desembaraço Aduaneiro de Exportação.
	
	Liberação da Mercadoria para armazenagem de Exportação
	 
	Despacho Aduaneiro de Exportação.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301946933)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Despacho de importação é o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo importador em relação à mercadoria importada, aos documentos apresentados e à legislação específica, com vistas ao seu desembaraço aduaneiro. Sinalize o único documento que se encontra fora do contexto da questão:
		
	 
	Nota fiscal
	
	Declaração de Importação
	 
	Packing List (Romaneio)
	
	Fatura Comercial
	
	Conhecimento de Embarque

Outros materiais

Outros materiais