Buscar

AV2 Tecnologia da Construção 2016 2

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0790_AV2_201407195671 » TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	LUIZ FERNANDO ARENO DE SOUZA
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 8,8 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 06/12/2016 17:52:01
	
	 1a Questão (Ref.: 201407353755)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considerando a manutenção e limpeza do canteiro de obras, 5 aspectos podem ser considerados importantes: descarte de materiais e objetos, organização, limpeza, asseio e disciplina individual. Justifique a importância de cada um destes 5 itens.
		
	
Resposta: Listo os seguintes beneficios que são influenciados e até determinados pela adoção destes aspectos: 1 - Segurança do Operário e do Patrimônio; 2 - Produtividade 3 - Qualidade dos serviços executados 4 - Bem estar dos Operários no ambiente de trabalho(evita-se acidentes e aumenta a produtividade) 5 - Preservação do meio ambiente através do gerenciamento de resíduos e riscos ambientais 6 - Promove e faz boa propaganda da construtora e do corpo técnico e executivo
	
Gabarito:
Descarte: identificar materiais ou objetos que são desnecessários no local de trabalho e encaminhá-los ao descarte, retirando-os do canteiro de obras. Além de liberar áreas do canteiro, o descarte pode resultar em benefícios financeiros através da venda dos materiais.
 Organização: visa a estabelecer lugares certos para todos os objetos, diminuindo o tempo de busca pelos mesmos. A implementação da prática pode se dar através de comunicação visual e padronização. A definição de lugares certos para cada documento no escritório, o etiquetamento de prateleiras de materiais no almoxarifado ou o uso de uma cor diferente nos capacetes dos visitantes, são exemplos de práticas adotadas.
Limpeza: visa a, além de tornar mais agradável o ambiente de trabalho, melhorar a imagem da empresa perante clientes e funcionários e facilitar a manutenção dos equipamentos e ferramentas. Um local mais limpo é mais transparente, permitindo a identificação visual de problemas e facilitando o acesso aos equipamentos. Minimiza riscos de acidentes.
Asseio: tem como objetivos conscientizar os trabalhadores acerca da importância de manter a higiene individual, assim como de manter condições ambientais satisfatórias de trabalho, tais como os níveis de ruído, iluminação e de temperatura.
Disciplina: visa a desenvolver a responsabilidade individual e a iniciativa dos trabalhadores, podendo ser desenvolvida através do treinamento. Esta prática pode ser medida, por exemplo, através dos níveis de utilização dos equipamentos de proteção individual e de execução de procedimentos padronizados.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407353781)
	Pontos: 0,8  / 1,0
	As argamassas utilizadas nas vedações verticais compostas por blocos formam as juntas de assentamento. Descreva três funções das juntas de assentamento
		
	
Resposta: Primeiro, são o elo de ligação entre a estrutura da edificação e os painéis de vedação de blocos; Segundo, promover a união, amarração e integridade entre os blocos que compõe a parede de vedação; Terceiro, transmitir os esforços recebidos para a estrutura do edificio;
	
Gabarito: UNIR SOLIDAMENTE OS COMPONENTES (criando a monolicidade da alvenaria) DISTRIBUIR UNIFORMEMENTE AS TENSÕES ACOMODAR AS DEFORMAÇÕES
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408127002)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(UPENET/IAUPE, 2013) Implantação é a primeira fase de uma obra e consiste em traçar, no terreno, a situação exata da futura obra. A piquetagem é a colocação das estacas para marcar os pontos importantes do traçado. Marque a alternativa que NÃO representa um instrumento necessário para a implantação e a piquetagem.
		
	
	Teodolito
	
	Mira.
	
	Trena.
	
	Fio de prumo
	 
	Anemômetro.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407353081)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A etapa de execução de um canteiro de obra depende de projeto minucioso, no qual a fórmula custo x benefício se faz para o sucesso na execução de um empreendimento. Dentre os custos dos serviços de canteiro de obra, o custo das instalações provisórias pode ser definido como:
		
	
	custo direto;
	 
	custo direto e/ou indireto, conforme contrato de execução da obra;
	
	custo indireto, que a teoria orçamentária trata como direto;
	
	custo indireto.
	
	custo administrativo;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407358411)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É obrigatório o uso de colete ou tiras refletivas na região do tórax e costas quando o trabalhador estiver:
		
	 
	estiver sinalizando acessos ao canteiro de obras.
	
	executando serviços na fachada.
	
	executando trabalhos de concretagem.
	
	executando serviços de escavação.
	
	operando a serra circular.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407355505)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O fluxo de materiais no canteiro de obras abrange as etapas de recebimento, estocagem e transporte de insumos, produção, estocagem e transporte de componentes até os locais de aplicação.
Para que o fluxo seja otimizado, é necessário
I. empilhar os materiais diretamente sobre o piso para evitar o seu tombamento. 
II. utilizar o caminho mais direto possível para o transporte dos materiais. 
III. entregar todos os materiais diretamente no local de sua aplicação. 
IV. garantir amplo espaço de circulação em torno da área de estoque.
É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I, II e III.
	 
	II e IV.
	
	III e IV.
	
	I, III e IV.
	
	I e II.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407358401)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São obrigatórios a elaboração e o cumprimento do PCMAT ¿ Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção nos estabelecimentos com:
		
	
	10 ou mais empregados.
	
	5 ou mais empregados.
	
	2 ou mais empregados.
	
	15 ou mais empregados.
	 
	20 ou mais empregados.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407355432)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O controle de qualidade das diversas etapas do processo construtivo é fundamental para garantir a segurança e a durabilidade das edificações. Nesse sentido, com relação aos materiais de construção, é importante realizar verificação visual e ensaios experimentais, como forma de garantia das propriedades exigidas. A verificação visual, dada a facilidade de execução, é a mais comum e engloba as seguintes atividades: contagem, verificação de cor, data de fabricação e validade, homogeneidade e outras características superficiais. Considerando a verificação visual de alguns materiais de construção, analise as afirmações que se seguem.
I. As barras de aço para a estrutura de concreto armado, quando verificada a existência de oxidação em excesso, ocasionando redução da sua bitola original, não são liberadas para a produção, devendo ser devolvidas ao fornecedor para reposição.
II. A coloração do agregado miúdo (areia) deveser inspecionada, em cada caminhão, por meio de comparação com mostruário criado na obra, utilizando-se amostras retiradas de entregas anteriores. As areias de coloração muito escura podem indicar contaminação com matéria orgânica. A quantidade do material deve ser conferida, por meio de cubagem da caçamba do caminhão.
III. As argamassas industrializadas para revestimentos e assentamentos devem ser verificadas de modo a evitar sacos úmidos, rasgados, furados e com argamassa empedrada. Os sacos que apresentarem algum desses problemas devem ser separados e identificados para imediata utilização. A quantidade do material deve ser conferida por meio da pesagem dos sacos.
IV. Em relação às telhas cerâmicas, deve-se verificar a existência de peças trincadas, irregulares, empenadas ou furadas. As peças que apresentarem algum desses defeitos não devem ser liberadas para produção. A quantidade de peças por tipo deve ser conferida por meio da contagem.
É correto apenas o que se afirma emI e II.
	
	III e IV.
	
	I e III
	
	II, III e IV.
	 
	I, II e IV.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408127131)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os pisos de alta resistência caracterizam-se pela elevada resistência à abrasão: tipo industrial - composto somente de quartzo de 7 mm a 10 mm de espessura; tipo pesado - composto de quartzo e carborundum de 10 mm a 15 mm de espessura; tipo superpesado - composto de quartzo, carborundum e agregados metálicos de 12 mm a 20 mm de espessura. Para se evitarem trincas indesejáveis, nos pisos e contrapisos, recomendam-se as juntas com perfil plástico tipo I no acabamento. Considerando as características de cada tipo de piso de alta resistência, assinale a opção correta.
		
	
	Considere que em um galpão, o piso foi concretado com a adição de quartzo, carborundum e agregados metálicos. Nesse caso, com esse procedimento, consegue-se obter um piso resistente destinado a locais onde se movimentam cargas pesadas e concentradas.
	 
	O piso tipo industrial é usado em escolas, hospitais; o piso tipo pesado, em locais de muito trânsito, como estações, escadarias; e o superpesado é adequado em locais de trânsito de cargas muito pesadas, onde se requer, entre outros, o uso de carrinhos com rodas metálicas.
	
	Ao se fazer o projeto de um galpão com piso de alta resistência, são indicadas juntas plásticas em uma modulação quadrada de 1,25 m × 1,25 m, com a finalidade de evitar as trincas decorrentes da dilatação.
	
	Os pisos de alta resistência caracterizam-se pela elevada resistência à abrasão: tipo industrial - composto somente de quartzo de 7 mm a 10 mm de espessura; tipo pesado - composto de quartzo e carborundum de 10 mm a 15 mm de espessura; tipo superpesado - composto de quartzo, carborundum e agregados metálicos de 12 mm a 20 mm de espessura. Para se evitarem trincas indesejáveis, nos pisos e contrapisos, recomendam-se as juntas com perfil plástico tipo I no acabamento. Considerando as características de cada tipo de piso de alta resistência, assinale a opção correta.
	
	Pisos cerâmicos do tipo PEI 1 são indicados para área com grande movimentação de pessoas e veículos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407360866)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação a certos requisitos e critérios que devem ser observados na execução de edificações em alvenaria estrutural que empreguem blocos cerâmicos com função estrutural ou blocos vazados de concreto,
Assinale a opção correta.
		
	
	nenhuma das anteriores
	
	O assentamento da alvenaria deve ser feito diretamente sobre baldrames, sem que o piso do térreo tenha sido executado.
	 
	Devem ser utilizados blocos projetados para serem assentados com os furos e vazados na direção vertical.
	
	Para função estrutural, são admitidos unicamente blocos com uma das faces cega, com 15 mm de espessura mínima em qualquer parede do bloco.
	
	A argamassa de assentamento dos blocos deve promover uma adequada aderência entre blocos e evitar a dissipação de tensões.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes