Buscar

AV2 PSICOLOGICA INSTITUCIONAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fechar
	Avaliação: CEL0144_AV2_201512542393 » PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201512542393 - MARCOS VENICIOS XAVIER MARTINS DA SILVA
	Professor:
	SALETE CRISTINA ANDRADE TORRES
	Turma: 9006/AF
	Nota da Prova: 6,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 07/12/2016 19:57:29
	
	 1a Questão (Ref.: 201512859184)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em relação aos objetivos do Psicólogo e da instituição, tanto um quanto o outro têm que ser perfeitamente conhecidos como prerrogativa de um ponto de partida para o desenvolvimento de um trabalho profissional. O objetivo final deste profissional configura-se num objetivo de psico-higiene. Explique em que consiste a psico-higiene.
		
	
Resposta: ...
	
Gabarito: Segundo Bleger (1984), a mudança de paradigma em relação à atuação do psicólogo, do âmbito individual, privado e, portanto, relacionado aos problemas psicopatológicos, para ingressar no campo da promoção da saúde, abriu um leque de novas possibilidades de atuação para a prática da Psicologia: grupos, instituições e comunidades. Trata-se aqui da passagem salientada pelo autor do âmbito da higiene mental para o da psico-higiene.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512859220)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"De uma maneira ou de outra, onipresente ou discreta, agradável ou ameaçadora, a escola faz parte da vida cotidiana de cada família". (Montandon e Perrenoud ,1987) A partir dessa ideia, como a escola deve proceder para atender às necessidades dos alunos?
		
	
Resposta: ....
	
Gabarito: Propiciar condições favoráveis à aprendizagem e desenvolvimento dos alunos é a tarefa primordial da escola, por isso o ambiente escolar deve ser planejado de forma a potencializar as oportunidades de aprendizagem dos educandos, através de estratégias metodológicas diferenciadas. Esse é um princípio que deveria nortear a educação de todos os alunos, pois proporcionar um espaço que estimule os alunos a aprender e desenvolver suas habilidades é o que dá sentido às atividades desenvolvidas no contexto escolar. Para promover uma educação de qualidade, é preciso levar em conta as diversidades presentes na sala de aula e incentivar o desenvolvimento de habilidades diversas, conforme os interesses de cada aluno.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513317494)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Lapassade concebe uma construção social da realidade a partir de uma inter-relação de três níveis ou instâncias: a) o grupo; b) a organização; c) o Estado. Na dinâmica dessa construção, Lapassade destaca o Estado no sistema social, que significa:
		
	
	grandes ou pequenos conjuntos de formas materiais que põem em efetividade, que concretizam, as opções que as instituições distribuem.
	 
	instituição propriamente dita, entendido como o conjunto de leis que regem a conduta social.
	
	forma material muito variada que compreende desde um grande complexo organizacional tal como um ministério até um pequeno estabelecimento.
	 
	a base da vida cotidiana, onde todas as relações sociais se estabelecem e cujo objetivo é manter a ordem, organizar o aprendizado e a produção.
	
	elemento como instância de promoção, transmissão, reprodução ou transformação de valores, normas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513309038)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A intervenção do pedagogo se estrutura em três níveis, são eles: 
		
	
	Mentoring, Monitor de training e sábio
	
	Coach, mentoring e pesquisador.
	
	Monitor de training group, coach e pesquisador.
	 
	Monitor de training group, técnico de organização e sábio ou pesquisador.
	
	Sábio ou pesquisador, monitor de training group e coach.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512836694)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Coimbra pode-se considerar algumas afirmações sobre a Escola: I- ela surge para fortalecer e garantir o poder de uma classe social que é dominante numa determinada formação social, ou seja, ela nem sempre existiu, é criada para servir a determinados objetivos. II- a hierarquia que existe em nossa sociedade ali se reproduz e nisso a disciplina desempenha um papel fundamental, através das punições e castigos. III- se coloca aberta a todos, é vista como democrática, e trata a todos da mesma forma, assumindo sua responsabilidade pelos fracassos escolares. IV- ela, em seu interior, reproduz e fortalece a divisão de classes que existe em nossa sociedade.
		
	
	(d) As afirmativas II e IV estão corretas;
	
	(a) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas;
	
	(e) A afirmativas I e II estão corretas.
	 
	(c) As afirmativas I, II e IV estão corretas;
	
	(b) As afirmativas I, II e III estão corretas;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201513167572)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No que diz respeito sobre a relação entre família e escola, é possível afirmar que:
		
	 
	O processo de ensino-aprendizagem é amplo, vai além da escola e isso exige a participação da família.
	
	As questões relacionadas à formação da cidadania dizem respeito apenas à escola.
	
	A escola é a única responsável pela aprendizagem e formação da cidadania do indivíduo.
	
	A escola deve elaborar seu Projeto Pedagógico, independente do contexto do aluno.
	 
	A família deve exercer sua função de educadora e não interferir no processo de ensino-aprendizagem, para não atrapalhar o desempenho do indivíduo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201512849346)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Brasil, o artigo sexto da Constituição Federal de 1988 reconhece a educação como um direito fundamental de natureza social, que pertence à comunidade e representa uma forma de inserção no mundo da cultura. No âmbito da lei, a relação escola-comunidade oportuniza: I- a melhoria da qualidade da experiência escolar e do desempenho dos alunos; II- práticas educativas, nos momentos de produção de conhecimento, de partilhas coletivas e cooperativas organizacionais, que são também de natureza sociais; III- enseja trazer a comunidade para dentro da escola, fazendo da escola um ponto de encontro social.
		
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201512836732)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Numa atividade em grupo, de acordo com a classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert, qual deve ser utilizada para garantir um melhor desempenho do grupo?
		
	
	Sensitiva.
	
	Conjuntiva;
	
	Conectiva;
	 
	Aditiva;
	
	Disjuntiva;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201512840528)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O trabalho em equipe pode também ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que dedicam-se a realizar uma tarefa ou determinado trabalho. I- Saber dividir tarefas é essencial, não partindo do princípio de que se é o único que sabe realizar uma determinada tarefa. Compartilhar informações e responsabilidades está diretamente ligado ao sucesso do trabalho, desse modo, cada integrante do grupo deve saber dar o melhor de si e ao mesmo tempo ajudar aos outros. II-Segundo Baldwin, Rubin e Bommer, o desenvolvimento típico de equipes ocorre em quatro fases sequencias. São elas: formação; agitação; normatização; e, desempenho; III- A participação do líder, realmente, faz a diferença no trabalho em equipe. Mas a coisa mais inteligente que um chefe pode conseguir é criar condições para que cada membro de uma equipe consiga gerenciar sozinho suas tarefas e demandas. Estão CORRETAS as afirmativas
		
	
	somente I
	 
	I, II e III
	
	somente I e III
	
	somente II e III
	
	somente I e II
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201512840581)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com o acadêmico John Kotter, 70% dos esforços de
mudanças nas organizações fracassam. Kotter defende uma teoria em 8 passos para promover e liderar a transformação dentro das empresas. Entre este oito passos estão: I-Senso de Urgência II-Visão de Mudança. III-Capacitação de Pessoas e Barreiras
		
	
	somente II e III
	
	somente I
	 
	I, II e III
	
	somente I e II
	
	somente I e III

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais