Buscar

Av 2 PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201511013187)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos casos famosos da psicanálise é o da paciente Anna O. Ainda quando Brauer a atendia, houve um episódio em que observa que Ana O. está apaixonada por ele e decide interromper o tratamento. Neste caso específico de Anna O., a jovem transfere para Brauer a relação afetiva que tinha com o pai. A partir do exposto, ofereça argumentos que esclareçam o termo transferência, relacionando-o com o caso.
		
	
Resposta: Transferência é a projeção de sentimentos relacionados às figuras parentais às pessoas em geral. Na seção psicanalitica, esses sentimentos são projetados para o psicanalista. No caso de Anna O., a transferência dos sentimentos paternos são projetados para a figura de Brauer que a estava atendendo.
	
Gabarito: Na teoria psicanalítica, transferência é a projeção de sentimentos relacionados às figuras parentais às pessoas em geral. Na seção psicanalítica, esses sentimentos são projetados para o psicanalista. No caso de Anna O., a transferência dos sentimentos paternos são projetados para a figura de Brauer que a estava atendendo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201510875771)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Eliane quer muito viajar para um intercâmbio na Europa, mas é muito ligada à sua família. Ela acredita que não vai conseguir sobreviver longe de casa, que vai sucumbir, entrar em depressão e que de nada adiante viajar se ela não suporta a idéia de ficar longe de seus pais. Correlacione a sentença com o conceito de constructo pessoal para George Kelly.
		
	
Resposta: Segundo George Kelly, o constructo é uma forma de perceber ou interpretar eventos. No caso esposto Elaine está colocando limite em suas ações em função dos constructos que criou para si mesma e de como interpleta sua vida e suas relaçoes.
	
Gabarito: Para Kelly, um constructo é uma forma de perceber ou interpretar eventos. Por exemplo, bom-mau é um constructo frequentemente utilizado pelas pessoas quando elas consideram os eventos. O sistema de constructos pessoais de um indivíduo é formado pelos constructos ¿ ou pelas maneiras de interpretar os eventos ¿ e as relações entre esses constructos. Segundo Kelly, somos livres para interpretar os eventos, mas estamos presos às nossas construções. De acordo com Kelly somos livres e determinados. ¿Esse sistema de constructos pessoais proporciona a ele (o homem) liberdade de decisão e limitação da ação ¿ liberdade, porque permite que ele lide com o significado dos eventos, ao invés de forçá-lo a ser impotentemente sacudido por eles, e limitação, porque ele nunca pode fazer escolhas fora do mundo das alternativas que construiu para si mesmo¿ (Kelly, 1958, p. 58). Nesse caso, Eliane está limitando suas ações em função dos constructos que criou para si mesma e de como interpreta sua vida e suas relações.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201511589172)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Apesar de incluir conhecimentos consolidados, as teorias incluem suposições e especulações não confirmadas empiricamente. Assim, as teorias podem contribuir para a expansão do conhecimento à medida que permitem a criação de hipóteses a serem testadas futuramente. Sendo assim, como é determinada então a aceitação de uma teoria?
		
	 
	É determinada pela utilidade que os profissionais encontram nela
	
	É determinada pela utilização pelo senso comum
	
	É determinada pelo profissional mais antigo da área
	
	É determinada através de legislação
	
	É determinada pelas universidades
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201510890350)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	¿De acordo com a teoria, o id representa a fonte de toda a energia da pulsão. A energia para o funcionamento de uma pessoa reside originalmente nas pulsões de vida e morte, ou pulsões sexuais e agressivas, que fazem parte do id¿ (PERVIN, 2004, p. 79). As correlações com o id podem ser:
		
	 
	Desejo e busca pelo prazer
	
	Falta de desejo e insatisfação
	
	Ideais e valores
	
	Realidade e moral
	
	Frustração e inibição
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201511013205)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Rui é um experimentador e está replicando a pesquisa de Pavlov. Neste momento da sua pesquisa ele está querendo provocar a extinção do condicionamento. Para isso ele está expondo o animal à campainha sem a apresentação da comida. Ao correlacionarmos o caso de Rui com os estudos acerca do condicionamento clássico, podemos afirmar que:
		
	
	Rui está correto. Ele deveria oferecer algum método de punição para que o animal desfizesse a associação entre a campainha e a comida.
	
	Rui está errado. Ele deveria oferecer algum método de punição para que o animal desfizesse a associação entre a campainha e a comida.
	
	Rui está errado. Depois de fazer isso algumas vezes, o animal desfará a ligação entre comida e campainha, deixando assim de salivar diante da campainha.
	 
	Rui está correto. Depois de fazer isso algumas vezes, o animal desfará a ligação entre comida e campainha, deixando assim de salivar diante da campainha.
	
	Não há correlação entre o caso de Rui e os estudos acerca do condicionamento clássico.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201511589200)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na década de 60 conhecemos o que chamamos de "revolução cognitiva". Esta se caracteriza basicamente:
		
	
	Pela ampliação dos estudos sobre anatomia e sua influência nos estudos dos fenômenos psicológicos
	
	Pela inserção de aspectos afetivos nos estudos dos fenômenos psicológicos
	 
	Pela inserção da cognição nos estudos dos fenômenos psicológicos
	
	Pela inserção dos aspectos biológicos nos estudos dos fenômenos psicológicos
	
	Pela retirada dos aspectos afetivos nos estudos dos fenômenos psicológicos
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201511589400)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Diferente de Freud, que estudou casos clínicos, Maslow desenvolveu sua teoria estudando pessoas como Abraham Lincoln, Thomas Jefferson e Eleanor Roosevelt, que ele considerava:
		
	
	Autosuficientes
	
	Pouco solícitas
	 
	Autorrealizadas
	
	Inseguras
	
	Autônomas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201510899759)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ricardo tem um psicoterapeuta que o trata pautado em certas atitudes de congruência, aceitação e com foco no potencial de Ricardo para a auto-realização. O tipo de psicoterapia proposta é:
		
	 
	Terapia Centrada na Pessoa
	
	Terapia analítica junguiana
	
	Terapia cognitivo comportamental
	
	Terapia psicanalítica
	
	Terapia crânio-sacral
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201510899767)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os padrões consistentes na forma como os indivíduos se comportam, como sentem e pensam, são denominados:
		
	
	Fatores de contenção
	
	Esquemas de comportamento
	
	Mecanismos de inspeção
	
	Dimensões inconscientes
	 
	Traços da personalidade
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201510878430)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um cliente chega ao consultório de um conceituado psicólogo trazido por um familiar, que reafirmava sua conduta de isolamento e solidão, insensibilidade, desinteresse em relação aos outros, sendo contra as regras sociais aceitas. De acordo com Eysenck, ele apresenta uma dimensão da personalidade chamada:
		
	
	Eufemismo
	
	Butolismo
	
	Narcisismo
	
	Neuroticismo
	 
	Psicoticismo

Outros materiais