Buscar

PROVA DE FILOSOFIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina(s): NOTA: 100
Fundamentos de Filosofia
	
	
	
	
	
	
Questão 1/3 - Fundamentos de Filosofia
Leia o fragmento a seguir: “É tão cômodo ser menor. Se tenho um livro que faz as vezes de meu entendimento, um diretor espiritual que por mim tem consciência, um médico que por mim decide a respeito de minha dieta, etc., então não preciso esforçar-me eu mesmo. Não tenho necessidade de pensar, quando posso simplesmente pagar; outros se encarregarão em meu lugar dos negócios desagradáveis. A imensa maioria da humanidade (...) considera a passagem à maioridade difícil e além do mais perigosa, porque aqueles tutores de bom grado tomaram a seu cargo a supervisão dela” KANT. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento?). Considerando seus estudos e as aulas de Fundamentos de Filosofia, qual o objetivo dos aparelhos ideológicos de Estado, segundo Louis Althusser?
Nota: 33.3
	Se de um lado, como afirma Kant, é por preguiça e covardia que algumas pessoas optam pela menoridade, por outro lado, porém, não podemos nos esquecer que, para algumas pessoas, é bom e necessário que a maioria permaneça na menoridade e precisem ser tuteladas constantemente. Para tanto, criam o que Althusser chamou de aparelhos ideológicos de Estado, cujo papel principal é convencer as pessoas a respeito de sua condição de menoridade e assujeitamento. Tais aparelhos atuam no campo das ideias, da ideologia, fazendo com que as pessoas se conformem com a situação e não reajam de nenhuma forma.
Resposta: Aparelhos ideológicos do estado, posteriormente aplicado nas instituições privadas com a função politica impressa em uma página em alvo que afeta a identidade do individuo. Em outras palavras o estudo dos valores onde a sociedade em conjunto estão imersos, partindo do suposto processo dos relacionamentos de produção e a opressão derivada da exploração entre classes sociais e a divisão do trabalho, durante este processo a identidade do individuo se vê alterada em correspondência de sua posição no sistema.
Questão 2/3 - Fundamentos de Filosofia
Leia o fragmento a seguir: “Porque é filosofia inautêntica. Tampouco poderíamos partir dos imitadores latino-americanos dos críticos de Hegel – da filosofia preponderante – porque igualmente eram inautênticos” (DUSSEL. Para uma ética da libertação latino-americana). Considerando seus estudos e as aulas de Fundamentos de Filosofia, defina o que Dussel quer dizer “filosofia inautêntica”.
Nota: 33.3
	Segundo Enrique Dussel, os pensadaores latino-americanos, ao apenas replicarem o pensamento dos filósofos indo-europeus, não realizaram uma filosofia original, autêntica, mas, inautêntica. Mesmo aqueles que eram críticos ou comentadores de filósofos que eram críticos da mentalidade europeia, aindas assim não realizaram uma filosofia legitimamente autêntica. Para Dussel, uma filosofia autêntica deveria pensar os problemas dos países e povos que estão fora do centro, a partir de categorias oriundas da periferia da geopolítica global.
Resposta: É um problema mostrando a impossibilidade da razão ontológica como sendo metafisica de uma filosofia própria da America Latina. Toda filosofia construída sobre uma metafisica ontológica, afirma Dussel, será necessária excludente ou, para utilizar termos mais próprios desta filosofia da libertação, totalitária e opressora. Vemos assim a necessidade de repensar e recriar a metafisica e com isso toda filosofia, partindo para tanto da realidade opressiva do continente latino americano.
Questão 3/3 - Fundamentos de Filosofia
Leia o fragmento a seguir: “Quando começo a descobri-las [as ideias], não me parece aprender nada de novo, mas recordar o que já sabia. Quero dizer: apercebo-me de coisas que estavam já no meu espírito, ainda que não tivesse pensado nelas. E, o que é mais notável, é que eu encontro em mim uma infinidade de ideias de certas coisas que não podem ser consideradas um puro nada. Ainda que não tenham talvez existência fora do meu pensamento elas não são inventadas por mim. Embora tenha liberdade de as pensar ou não, elas têm uma natureza verdadeira e imutável” (DESCARTES. Meditações Metafísicas). Considerando seus estudos e as aulas de Fundamentos de Filosofia, defina e explique que tipos de ideias existem segundo Descartes.
Nota: 33.3
	Segundo Descartes, existem três tipos de ideias: as adventícias – que são formadas em nós a partir de nossas sensações e memória; as fictícias – que formamos a partir de elementos da realidade, mas que não existem realmente (anjos, unicórnios, cavalos alados, etc.); e inatas – que já nascem conosco e não tem como experienciá-las de nenhuma maneira.
Resposta: Segundo Descartes, tudo aquilo que lhe fora ensinado pelos preceptores e professores, pelos livros, pelas viagens e pelo convívio com outras pessoas não permitiu que chegasse a verdade e ao conhecimento. Ao final conclui que tudo quando aprendera, tudo quanto sabia e tudo quanto conhecera pela experiencia era duvidoso e incerto. Decide, então, não aceitar nenhum desses conhecimentos, a menos que pudesse provar racionalmente que eram certos e dignos de confiança. Para isso, submete todos os conhecimentos existentes em sua época e os seus próprios a um exame critico conhecido como duvida metódica, declarando que só aceitara um conhecimento, uma ideia, um fato ou uma opinião se passados pelo crivo da duvida, revelarem-se indubitáveis para o pensamento puro, assim se submetendo a analise.

Outros materiais