Buscar

AV2 Psicologia Social 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0_AV2_» PSICOLOGIA SOCIAL I
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	NEIDI DE OLIVEIRA NYARADI
	Turma: 9006/AF
	Nota da Prova: 7,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 09/12/2016 17:01:48
	
	 1a Questão (Ref.: 201407298637)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Psicologia Social é o estudo científico da maneira como pensamos, influenciamos e nos relacionamos uns com os outros, objetivando compreender como nossa subjetividade é formada a partir da interação com o meio no qual estamos inseridos. Considerando estes objetivos descreva o processo de desenvolvimento do EU SOCIAL.
		
	
Resposta: O desenvolvimento do Eu Social é muito importante, pois aprendemos a pensar e formar conceitos sobre assuntos polêmicos ou não e aprendemos a argumentar sobre os assuntos por isso, a interação com outras pessoas também ajuda bastante nisso, pois ouvindo outras opniões nos ajuda bastante a saber argumentar e formar opniões sobre os assuntos.
	
Gabarito: O eu tornou-se um tema de fundamental importância na psicologia social porque ajuda a organizar nosso pensamento e orientar nosso comportamento social. Nosso autoconceito não contém apenas nossa identidade pessoal mas também nossa identidade social. As comparações social também moldam nossa identidade como rico ou pobres, inteligentes ou burros, altos ou baixos; sempre nos comparamos com outras pessoas ao redor e nos tornamos conscientes da maneira como diferimos. O autoconceito é alimentado também pela experiência cotidiana. Assumir tarefas desafiadoras mas realista e ter êxito é sentir-se mais competente. Fazer o melhor e ter êxito é sentir-se mais confiante e capaz. As realizações estimulam o autoconceito quando nos vemos refletidos nas avaliações dos outros.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407298664)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O preconceito está tão profundamente arraigado nas sociedades que é difícil distinguir suas origens, entretanto é possível classificar quatro grandes categorias explicativas para as causas dos preconceitos a saber: competição e conflitos políticos e econômicos; o papel do bode expiatório; fatores de personalidade e causas sociais como a aprendizagem social. Explique a influência que a aprendizagem social exerce sobre a formação dos preconceitos.
		
	
Resposta: Não nascemos com o preconceito formado para isso temos que interagir com as pessoas. Os pais são uma grande fonte de aprendizagem para formar opiniões e até preconceitos por isso temos que saber lidar com as diferenças e com opniões diferentes também.
	
Gabarito: A teoria da aprendizagem social enfatiza que estereótipos e preconceitos fazem parte de um pacote maior de normas sociais. Estas, por sua vez, seriam o conjunto de crenças de uma dada comunidade acerca dos comportamentos tidos como socialmente corretos, aceitáveis e permitidos. As normas sociais são aprendidas em casa, nas escolas, nas instituições religiosas, com colegas e através da mídia e das artes. Passadas de geração em geração, nos instruem aberta ou sutilmente sobre o que pensar, como reagir afetivamente ou como agir no mundo. Desta forma é que preconceitos persistem em um dado momento em uma dada cultura. Basta que uma sociedade que acredite em certos tipos de estereótipos depreciativos ou veja como normal o trato diferenciado a determinados grupos étnicos, regionais, ou, ainda a melhores ou a praticantes de uma religião. Desta forma as crianças seriam ensinadas e iriam adquirindo determinados preconceitos da mesma maneira que aprendem outras atitudes e comportamentos, partilhados pela sociedade como um todo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407763227)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Normalmente, prestamos enorme atenção ao que o outro fala quando interagimos. Mas, na verdade, as palavras que ouvimos não representam a totalidade do que percebemos no momento. Existe outra fonte de informação muito importante além da fala que, muitas das vezes, percebemos sem tomar plena consciência delas. De acordo com o texto acima, estamos nos referindo a:
		
	
	Comportamento Social
	
	Atribuição de causalidade
	
	Estereótipo
	
	Comunicação verbal
	 
	Comunicação não verbal
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407919735)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A teoria psicológica dos estágios do desenvolvimento moral defendida por Kohlberg pode ser utilizada para compreender:
		
	 
	que o desenvolvimento moral se processa por meio de estágios qualitativamente iguais
	
	a não exigência do sujeito sobre mudanças em suas ações e alterações de sua visão de mundo
	 
	a passagem de um estágio moral para o outro que se dá como uma aprendizagem
	
	o desenvolvimento moral, uma vez que um indivíduo dificilmente reconstrói e distingue as estruturas cognitivas pré-existentes
	
	e resgatar a noção de indivíduo moralmente consciente, racional e nem sempre responsável por seus julgamentos e atos
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407358081)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que diz respeito à definição encontrada entre os psicólogos sociais de orientação cognitivista, uma disposição afetiva favorável (quando positiva) ou desfavorável (quando negativa) a um objeto social, refere-se a:
		
	
	Esquemas
	
	Ética
	
	Moral
	
	Autoconceito
	 
	Atitude
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407750928)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Psicologia Social tem estudado o preconceito e suas consequências para o indivíduo. Vimos na aula 6, que o preconceito pode gerar ódio extremo e chegar à prática do genocídio. Considerando esse tema analise as afirmativas abaixo: I- O preconceito pode afetar a auto-estima negativamente. II- O preconceito é constituído por esteriótipos negativos, mas não conduz à discriminação. III- A discriminação é uma ação onde o sujeito alvo do preconceito é desqualificado ou excluído. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	I e III
	
	I, II e III
	
	Somente a alternativa I
	
	I e II
	
	II e III
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407751412)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Psicologia Social estuda o processo de tomada de decisão e influencia que o outro exerce nesse processo. Ele possui três fases que são denominadas:
		
	
	Fase inicial, tomada de decisão e fase intermediária
	
	Fase pré-decisional, fase intermediária e fase pós decisional
	
	Fase inicial, fase intermediária e fase pós-decisional
	 
	Fase pré-decisional, tomada de decisão e fase pós-decisional
	
	Fase decisional, fase intermediária e fase pós-decisional
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407423175)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nas relações interpessoais ocorrem diferentes fenômenos que são estudados pelos psicólogos sociais. Um deles é a atração interpessoal que possui algumas especificidades e teorias que procuram explicá-la. Segundo os estudos realizados acerca desse tema, existem alguns elementos determinantes do interesse por relacionamentos. Analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
		
	
	A aparência física não é um fator que determina a atração entre pessoas porque os aspectos subjetivos são mais relevantes.
	
	A expressão facial é determinante para o estabelecimento de relacionamentos íntimos.
	 
	A auto-estima é um elemento importante para o bem-estar do sujeito e, também, é um fator determinante de interesse nos relacionamentos.
	
	A expressão ¿os opostos se atraem¿ é verdadeira, assim podemos afirmar que os opostos são mais determinantes de interesse para as relações íntimas do que as semelhanças.
	
	Os relacionamentos íntimos ocorrem entre os sujeitos e a proximidade não é um fator que possibilite maior interesse para essa construção.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407919842)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Numa perspectiva, durante o período anterior à independência da Índia, o comportamento exigido a todos da população indiana,proporcionou a independência de uma nova nação sem o derramamento exagerado de sangue, que teria ocorrido com as possíveis revoltas e atos de sabotagem. O comportamento deles transformou-se em uma poderosa arma para a resistência passiva. Isto caracteriza o comportamento de:
		
	
	Pressão da autoridade
	
	Inconformidade social
	 
	Pressões sociais
	 
	Conformismo social
	
	Pressões informativas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407372008)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dentro da interpretação de justiça nas relações interpessoais, pode-se dizer que um desses tipos apresenta uma percepção sobre o que se tem e o que gostaria de ter, esta recebe o nome de:
		
	 
	Justiça distributiva
	
	Justiça normativa
	
	Justiça restaurativa
	 
	Justiça retributiva
	
	Justiça alternativa

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes