Buscar

Fundamentos da Psicologia da Saude

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia da saude
O que é psicologia da saude?
A Psicologia da Saúde tem por objetivo a promoção e manutenção da saúde e a prevenção da doença. Trata-se de um campo multidisciplinar interligado a outras áreas da Psicologia, tais como: Psicologia Comunitária, Clínica e Hospitalar.
Ao mesmo tempo em que ressaltamos esta interseção, afirmamos a necessidade de diferenciar a Psicologia da Saúde e caracterizar seu campo de atuação, que abrange toda a reflexão e atuação nos diversos setores da saúde. 
Nesse sentido, o psicólogo que atua no contexto hospitalar, por exemplo, está atuando na área da saúde. Mas a Psicologia da Saúde não se restringe à Psicologia aplicada a este contexto. A Psicologia Preventiva Comunitária, o atendimento a doentes terminais, o acompanhamento de pacientes com distúrbios alimentares são exercícios diferentes que também estão inseridos no objeto do nosso estudo.
Psicologia hospitalar: de acordo com Chiatonne, a psicologia hospitalar reune estudos de cunho cientifico e educativo que se atualizam no trabalho do profissional de psicologia, a partir dos mais variados enfoques. Trata se de um esforço teorico e prático voltado para inserção do psicologo no hospital. 
 A psicologa hospitalar visa, principalmente, trabalhar o sofrimento psiquico decorrente da doença e da internação, não só com o proprio paciente mas tb com seus familiares
A criação do sus e a atuação dos psicologos:
Quanto ao conhecimento do funcionamento e regulamentação da saúde pública, ressaltamos que a criação do Sistema Único de Saúde  (SUS) fez nascer um panorama diversificado para a atuação dos psicólogos, a partir da política dos níveis de atenção e da organização, acolhimento e classificação de risco. 
Para a inserção nesse contexto, que se afirma cada vez mais como mercado de trabalho para o psicólogo, é importante conhecer sua proposta, limites e facilidades proporcionados ao saber psicológico.
Assim, afirma-se a importância de uma formação que se desloca da ênfase na clínica tradicional e contempla a saúde em seus diversos aspectos: biológico, psicológico e social. O psicólogo está dentro de um campo maior do que os limites da Psicologia, mas deve atuar a partir de sua formação específica. Desta forma, não se trata de suprimir a formação clínica, mas de valorizar, na formação do psicólogo, a diversidade do conhecimento, preparando o profissional para o contexto multidisciplinar contemporâneo.
 Criação e regulamentação do sus:
O SUS é definido pelo artigo 198 da Constituição Federal Brasileira (1988) e regulamentado pela Lei 8080 promulgada em 19 de setembro de 1990. A lei estabelece a integração das ações e serviços de saúde, substituindo um sistema regionalizado e hierarquizado. A saúde é assegurada, na Constituição Brasileira, como um dever do Estado. Mas nesse contexto, o Estado não diz respeito apenas ao governo federal. O Poder Público, no que diz respeito à saúde, abrange a União, os Estados e os municípios. A implementação do SUS implica a integração das obrigações de todas as esferas do governo e a construção de políticas setoriais, adequadas às diferentes realidades regionais.
 Os principios do sus :
 universalidade 
descentralização politica administrativa
integralidade
equidade
participação da comunidade

Outros materiais