Buscar

AV2 2016.2 GESTÃO DE LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0216_AV2_ » GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	GLISIA MARIA DA SILVEIRA NEVES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 03/12/2016 14:02:45
	
	 1a Questão (Ref.: 201401219520)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual foi a primeira lei federal Nacional do Meio Ambiente? O que criou? O que legitimou?
		
	
Resposta: Lei 6938 de 31 de agosto de 1981 que dispões sobre a política nacional do meio ambiente, criou o conama e a sinama e legitimou o ministério público para tomar decisões em relação ao impacto ambiental causado por pessoas juridicas e fisicas.
	
Gabarito: Lei n°6.938, de 31.8.1981, criou o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), legitimando o Ministério Público para propor ações de responsabilidade civil e criminal por danos causados ao meio ambiente
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401293699)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Percebemos, que cada vez mais, há a tendência à valorização e apreciação do meio ambiente como bem a integrar a produção e o consumo de bens e serviços (FUNIBER, 2009). Nesse sentido, diferencie o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
		
	
Resposta: Estudo de impcato ambiental é um texto mais técnico, onde ele avalia as condições ambientais
	
Gabarito: O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é um relatório técnico onde se avaliam as consequências para o ambiente decorrentes de um determinado projeto. Nele encontram-se identificados e avaliados de forma imparcial e meramente técnica os impactos que um determinado projeto poderá causar no ambiente, assim como apresentar medidas mitigadoras. Por estas razões, é um importante instrumento de avaliação de impacto ambiental (AIA). Já o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) é documento com linguagem mais acessível para não especialistas da área ambiental, os leigos, ou seja, é a tradução do EIA.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401785933)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Brasil, o conceito de _______________, surgiu com a Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente:
		
	
	Impacto ambiental
	
	Responsabilidade objetiva
	
	Direito ambiental
	
	Educação ambiental
	 
	Meio Ambiente
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401293642)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sem obstar a aplicação das penalidades de lei, é o ______________obrigado, independentemente da existência da culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade. Qual alternativa completa a frase abaixo?
		
	
	empresário
	 
	poluidor
	
	contribuinte
	
	investidor
	
	Dono do estabelecimento
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401785936)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A(O) _____________________ é ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente, estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades que utilizam os recursos ambientais, consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental:
		
	 
	Relatório de Impacto Ambiental
	 
	Licença ambiental
	
	Relatório Ambiental Preliminar
	
	Princípio do Poluidor-Pagador
	
	Educação ambiental
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401330134)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O uso de indicadores como instrumentos para a gestão e para a tomada de decisões políticas é uma prática habitual em setores como o da economia, da sociologia, da educação, etc. A história do desenvolvimento de indicadores ambientais teve início oficial na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Natural e Desenvolvimento, quando se produziu um consenso geral a respeito da necessidade de avançar para a implementação de um desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, assinale a alternativa que contém um indicador ambiental:
		
	
	Poluição Sonora
	
	Resíduos Sólidos
	 
	Estudo de Impacto Ambiental
	
	Impacto Ambiental
	
	Termo de Ajustamento de Conduta
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401745868)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual o tipo de auditoria que tem como objetivo avaliar o desempenho de unidades de produção com relação à geração de poluentes e ao consumo de energia, água e materiais?
		
	
	Auditoria de fornecedor
	
	Auditoria de sistema de gestão ambiental
	 
	Auditoria de conformidade
	 
	Auditoria de desempenho ambiental
	
	Due diligence
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401251189)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual país é tido como o precursor dos Sistemas de Qualidade no mundo e que também foi o responsável pelo modelo de Sistema de Gestão Ambiental adotado atualmente no Brasil?
		
	
	Argentina
	
	Japão
	
	França
	
	Estados Unidos
	 
	Inglaterra
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401335077)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Série ISO 14001, no seu requisito relativo à política ambiental, afirma que a alta administração deve estabelecer a política ambiental da empresa e assegurar alguns princípios básicos. Assinale a questão que não representa um dos princípios básicos verificados em empresas relativo à política ambiental:
		
	 
	Esteja disponível apenas para alguns funcionários contratados da empresa, não sendo obrigada a comprometer-se com o público em geral.
	
	Inclua o compromisso com a melhoria contínua e a prevenção da poluição;
	
	Forneça a estrutura para o estabelecimento e revisão dos objetivos e metas ambientais;
	
	Inclua comprometimento com a legislação e normas ambientais aplicáveis e demais requisitos subscritos pela organização;
	
	Seja apropriada à natureza, escala e impactos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401745880)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dentre as etapas para a implementação de um SGA, a (o) _____________corresponde ao monitoramento das principais características das operações e atividades que podem causar um impacto ambiental e a (o)____________________ é uma etapa para eliminar as causas reais ou potenciais, que poderiam resultar em um impacto no meio ambiente. As etapas são chamadas respectivamente de:
		
	 
	Revisão do gerenciamento e controle ambiental
	
	Implementação e operação
	
	Planejamento e operação
	
	Política ambiental e verificação
	 
	Verificação e ação corretiva

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes