Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aluno: 201307088627 - BRUNO DE MENEZES CARISSIO
	Professor:
	ARTUR NUNES GOMES
	Turma: 9011/AK
	Nota da Prova: 2,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 06/12/2016 14:02:55
	
	 1a Questão (Ref.: 201307739735)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No que diz respeito às diversas formas de conhecimento humano é correto afirmar que:
		
	 
	Não há hierarquia entre saberes, pois os diferentes tipos de conhecimento - religioso, mitológico, científico - expressam formas distintas de compreensão da realidade.
	 
	O senso comum é um conhecimento metódico, pois decorre de uma experiência cultural que orienta a sobrevivência humana nos seus mais variados aspectos,
	
	Há uma hierarquia entres saberes, visto que o pensamento científico é superior ao pensamento religioso, pois exige uma maior capacidade cognitiva de quem o pratica.
	
	A classificação entre as diferentes formas de conhecimento não leva em conta os processos históricos em que essa classificação é produzida.
	
	O conhecimento científico se distingue de outras áreas do conhecimento por ser metódico e sistemático, chegando sempre a conclusões particulares e subjetivas.
	
	 2a Questão (Ref.: 201307109176)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia atentamente a texto abaixo: "(...) O que é pesquisa etnográfica? A definição de etnografia encontrada em dicionários, como normalmente acontece em relação a disciplinas, é bastante vaga: estudo dos povos e de sua cultura. Os especialistas, entretanto, também não têm uma conceitualização definida da disciplina, nem do que pode ou não ser considerado pesquisa etnográfica (Hammersley, 1994:01). Apesar das diferenças entre os pesquisadores, alguns pontos em comum podem ser pinçados. Originariamente desenvolvida na antropologia, a pesquisa etnográfica propõe-se a descrever e a interpretar ou explicar o que as pessoas fazem em um determinado ambiente (sala de aula, por exemplo), os resultados de suas interações, e o seu entendimento do que estão fazendo (Watson-Gegeo, 1988:576). Em outras palavras, esse tipo de pesquisa procura descrever o conjunto de entendimentos e de conhecimento específico compartilhado entre participantes que guia seu comportamento naquele contexto específico, ou seja, a cultura daquele grupo (Hornberger, 1994:688). Portanto, parece consensual que a etnografia descreve a cultura de um grupo de pessoas, interessada no ponto de vista dos sujeitos pesquisados. Aí começa sua problemática. A questão da representação - em que medida os achados da pesquisa correspondem à realidade do grupo pesquisado - revolve discussões epistemológicas acerca do binômio verdadeiro/falso. (...)" (WIELEWICKI, V.H.G. a pesquisa etnográfica como construção discursiva. Acta Scientiarum, Maringá, 23(1):27-32, 2001). Sobre o texto acima podemos afirmar que:
I - As ciências naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos.
II - Os fenômenos em ciências sociais são reproduzíveis em condições controladas.
III- Os fenômenos sociais são eventos com determinações múltiplas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja parcial.
IV - Nas ciências sociais, o investigador não interfere no resultado das pesquisas.
V - Nas ciências sociais há uma interação complexa entre o investigador e o investigado, pois ambos compartilham de um mesmo universo de experiências humanas.
Assinale a opção que contempla as afirmativas corretas:
		
	
	I, II, e IV
	 
	I, III e V
	
	II, III, IV
	 
	II, III e V
	
	I, II, e V
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307674494)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considerando que a reflexão teórico-científica sobre a humanidade teve seu início no continente europeu, toda a percepção do humano estava nela referendada. Dessa forma, podemos entender que a pergunta "serão estes seres humanos?", feita pelos europeus sobre os não europeus se fundamenta no encontro:
		
	 
	Com seres diferentes o suficiente para causarem estranhamento, mas parecidos o suficiente para produzirem incômodo.
	 
	Com pessoas de outros continentes, mas que já habitavam pequenas aldeias na parte mais ocidental da Europa.
	
	Com pessoas de outros continentes, mas que já habitavam pequenas aldeias na parte mais oriental da Europa.
	
	Com seres que viviam em países do oriente, mas que produziam espanto por terem os mesmos hábitos que os europeus.
	
	Com pessoas que haviam deixado a Europa há poucas décadas atrás e já estavam se comportando de modo tão diferente.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307341181)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Observando o pensamento weberiano encontramos os tipos puros de dominação legítima. Por dominação entendemos a possibilidade de se encontrar obediência a um mandado determinado. Nesse sentido o autor formulou três tipos puros de dominação. São eles:
		
	 
	Religiosa, tradicional e carismática.
	
	Racional-legal, tradicional e burocrática.
	 
	Racional-legal, tradicional e carismática.
	
	Racional-legal, tradicional e valorativa.
	
	Racional-legal, afetiva e carismática.
	
	 5a Questão (Ref.: 201307698334)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os primeiros sociólogos procuravam entender o estado de organização da sociedade em formação, sendo o século XVIII muito importante para o surgimento dessa ciência profunda e complexa, a qual é estudada e analisada até os dias de hoje. Todas as transformações que ocorreram na época trouxeram consigo problemas para a vida em comunidade, daí surge a Sociologia e seus pesquisadores para esclarecerem e organizarem as mudanças ocorridas no meio social, juntamente com os processos que interligam os indivíduos em grupos, associações e insituições. O termo Sociologia foi criado por Auguste Comte(foto acima), em1838, que pretendia unificar a Psicologia, a Economia e a História, levando em consideração que todos esses assuntos giram em torno do homem e seu comportamento. Mas os fundamentos sociológicos só foram institucionalizados com Karl Marx, Émile Durkheim eMax Weber, pensadores renomados que se tornam base para nosso estudo. (http://www.sociologia.com.br/) Sobre os eventos históricos que determinaram o surgimento da sociologia é correto afirma que:
		
	
	É somente a partir da Revolução Americana que a Sociologia passa a se constituir como ciência, consolidando-se nas universidades europeias e anglo-saxônicas.
	
	O renascimento Comercial e Urbano, assim, com a ascensão das monarquias absolutistas determinou o surgimento das ciências sociais.
	 
	É a partir da desagregação feudal e da consequente consolidação do trabalho servil que a sociologia passa a ter seus fundamentos estabelecidos.
	 
	Com a revolução Francesa e a Revolução Industrial a Europa passa por grandes transformações sociais, políticas e econômicas que determinam o surgimento da Sociologia.
	
	A partir da consolidação do modo de produção feudal a Sociologia passa a ter todos os fundamentos necessários para se organizar sistematicamente como ciência.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307669085)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Durkheim, o crime não se observa apenas na maior parte das sociedades desta ou daquela espécie, mas em todas as sociedades de todos os tipos. Não há nenhuma onde não exista criminalidade. Esta muda de forma, os atas assim qualificados não são os mesmos em toda parte, mas sempre houve homens que se conduziram de maneira a atrair sobre si a repressão penal. A partir desta assertiva de Emile Durkheim, o crime pode ser classificado como:
		
	
	Anomia social.
	
	Problema social.
	
	Questão social.
	
	Fato social patológico.
	 
	Fato social normal.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307331306)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Weber, atento ao sentido da ações, desenvolveu tipos para compreender as ações de sujeitose seus motivos. Ele definiu quatro tipos de ação descritas abaixo, exceto a opção...
		
	
	Ação Tradicional - orientada por tradição, costumes arraigados que fazem com que os indivíduos ajam em função deles.
	 
	Ação social e cultural - motivada pela necessidade de difusão e cristalização da cultura e da sociabilidade.
	
	Ação Racional com relação a fins - "motivada por fins objetivos, ou seja, para atingir seus fins, o indivíduo planeja e executa seus planos utilizando-se dos meios que considera mais adequados para atingir seus objetivos".
	
	Ação Afetiva - orientada por uma conduta emocional. Sentimentos como raiva, ódio, paixão, desejo, ciúme.
	 
	Ação Racional com relação a valores ¿ motivada por crenças em valores morais, religiosos, políticos etc
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307116064)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	 
Observe a figura abaixo, leia o texto e responda à questão proposta (adaptada do ENADE 2008)
 A foto acima, da americana Margaret Bourke-White (1904-71), apresenta desempregados na fila de alimentos durante a Grande Depressão, que se iniciou em 1929. Além da preocupação com a perfeita composição, a artista, nessa foto, revela:
		
	
	 
A esperança de um futuro melhor para negros
	
	 
A capacidade de organização do operariado
	 
	 
O consumismo de determinadas classes sociais
	
	 
A possibilidade de ascensão social universal
	 
	 
As contradições da sociedade capitalista
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307772310)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Nome que se dá ao ato de restringir a certos indivíduos oportunidades ou privilégios que estão disponíveis para outros indivíduos:
		
	
	Tolerância
	
	Relativismo cultural
	 
	Discriminação
	
	Segregação
	 
	Preconceito
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307340584)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pragmatismo Político Luis Soares Fonte: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/08/tradicional-familia-brasileira-perde-espaco.html Pela primeira vez, modelo 'tradicional' de família já não é maioria no Brasil Formação clássica "casal com filhos" deixou de ser maioria no Brasil: segundo o IBGE, representa 49,9% dos domicílios, enquanto outros tipos de famílias já somam 50,1% Pai, mãe e filho já não reinam mais nos lares brasileiros A família brasileira se multiplicou. O modelo de casal com filhos deixou de ser dominante no Brasil. Pela primeira vez, o censo demográfico captou essa virada, mostrando que os outros tipos de arranjos familiares estão em 50,1% dos lares. Hoje, os casais sem filhos, as pessoas morando sozinhas, três gerações sob o mesmo teto, casais gays, mães sozinhas com filhos, pais sozinhos com filhos, amigos morando juntos, netos com avós, irmãos e irmãs, famílias "mosaico" (a do "meu, seu e nossos filhos") ganharam a maioria. Os dados apresentados acima mostram mudanças na sociedade brasileira. Segundo a Antropologia os casais homoafetivos vivendo com filhos:
		
	
	Gera graves problemas demográficos, pois a concepção não é possível.
	
	Não podem ser considerados uma família, pois muitos não concordam com esta ideia.
	 
	É uma família, pois a construção da família é um dado cultural e a cultura é dinâmica, gerando ao longo do tempo e nas diferentes sociedades diversos modelos de família.
	
	Não devem ser aceitos pela sociedade em função dos dogmas religiosos.
	
	É uma aberração anti-natural, pois está contra os princípios da Antropologia.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes