Buscar

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aluno: 201307088627 - BRUNO DE MENEZES CARISSIO
	Professor:
	RODOLPHO DE BRITTO SILVA
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 8,3 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 05/12/2016 20:57:51
	
	 1a Questão (Ref.: 201307344197)
	Pontos: 0,3  / 1,0
	O planejamento é feito de modo diferente nos vários níveis organizacionais. Em razão disso, existe uma hierarquia de planos. Diga quais são os três níveis distintos de planejamento e suas características em cada nível.
		
	
Resposta: Planejamento estrategico: É o planejamento mais amplo. Envolve e abrange toda a organização como um sistema unico e aberto.
	
Gabarito: Planejamento estratégico: É o planejamento mais amplo. Envolve e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. Planejamento tático: É o planejamento que abrange cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade da empresa deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Planejamento operacional: É o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307673729)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Recrutamento é a atividade de localizar, identificar e atrair candidatos aptos para ocupar determinados cargos na estrutura organizacional. Cite e explique quais os tipos de recrutamento que os administradores podem utilizar para preencher cargos vagos na organização:
		
	
Resposta: Recrutamento interno e externo. O recrutamento internopreenche as vagas mediante a realocação de funcionarios da instituição por meio de promoções ou transferências. A prática mais atualizada e recomendada para recrutamento interno é a abertura de um concurso dando a oportunidade igual de participações a todos os colaboradores que tenham o perfil necessário para a vaga. O recrutamento externo acontece quando a empresa busca os candidatos no mercadode trabalho.
	
Gabarito: Recrutamento interno e externo. O recrutamento interno preenche as vagas mediante a realocação de funcionários da instituição por meio de promoções ou transferências. A prática mais atualizada e recomendada para recrutamento interno é a abertura de um concurso dando oportunidade igual de participação a todos os colaboradores que tenham o perfil necessário para a vaga. O recrutamento externo acontece quando a empresa busca os candidatos no mercado de trabalho e suas principais fontes são anúncios em jornais, rádios ou revistas; pela internet, por meio de sites especializados em recrutamento on-line ou pelo site da própria empresa; agências de emprego; intercâmbio com outras empresas; escolas técnicas e universidades; indicações ou recomendações dos próprios funcionários; banco de dados de candidatos espontâneos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307663502)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A empresa Logiciel está passando por um processo de reestruturação. Após um diagnóstico organizacional notou-se que a empresa estava com uma estrutura linear, rígida e inflexível. A empresa está elaborando um plano de ação, direcionado para uma mudança da cultura organizacional; um extensivo programa de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, assim como uma melhor gestão dos processos operacionais. Marque a alternativa que melhor representa o tipo de ambiente que é objeto do plano de ação que está sendo implementado pela empresa.
		
	
	Ambiente externo
	
	Ambiente geral
	
	Ambiente de mercado
	 
	Ambiente interno
	
	Ambiente tarefa
	
	 4a Questão (Ref.: 201307663707)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir do planejamento segue-se a organização. Uma vez planejada, torna-se necessário dar estrutura e configuração à ação empresarial como um todo.
ASSIM, SOBRE ORGANIZAÇÃO, PODE-SE AFIRMAR:
I - A organização é um sistema social, em que se destacam os conceitos de organização formal e informal com seus respectivos elementos.
II - A função organização abrange dividir, integrar e coordenar as atividades e os recursos organizacionais.
III - A função organização, também chamada de desenho organizacional ou organização formal, retrata a configuração estrutural da empresa (seus órgãos e suas relações de interdependência) e seu funcionamento (os processos de atividades e de coordenação) capazes de conduzir ao alcance dos objetivos.
IV - Organização informal é o nome atribuído à organização que surge espontânea e naturalmente entre os ocupantes de posições na organização formal e a partir dos relacionamentos sociais e interações entre as pessoas em função das atividades que executam.
Assim, assinale a ÙNICA alternativa correta:
		
	
	Todos os itens estão incorretos.
	
	Somente o Item IV está incorreto.
	 
	Todos os itens estão corretos.
	
	Somente o item I está incorreto.
	
	Somente os itens I, III e IV estão corretos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307798559)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A gerência é uma atividade voltada para as pessoas e se fundamenta na motivação, na liderança e na comunicação. Sobre liderança leia com atenção as afirmativas abaixo: I - No contexto da administração, a liderança pode ser definida como o processo social de dirigir e influenciar o comportamento dos empregados, levando-os à realização dos objetivos. II - O papel do líder está intimamente relacionado com a direção e motivação dos empregados. III - No modelo de Liderança de Douglas McGregor, o líder X é participativo, delegador e o líder Y é autoritário, centralizador IV - Liderança é a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para o alcance de objetivos específicos.
		
	
	Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas e a afirmativa II está incorreta.
	
	Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas e a afirmativa I está incorreta.
	 
	Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas e as afirmativas III está incorreta.
	
	Somente as afirmativas I, II, III IV estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas e a afirmativa IV está incorreta.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307671108)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considera-se que a essência do controle consiste na verificação se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados. Baseado nesta afirmação assinale a(s) alternativa(s) correta(s): I - Um sistema de controle deverá incluir um objetivo. II- Um sistema de controle deverá incluir um meio de medir a atividade desenvolvida. III- Um sistema de controle deverá incluir um procedimento para comparar tal atividade com o critério fixado.
		
	
	I e III.
	
	Apenas a I.
	
	I e II.
	
	II e III.
	 
	I, II e III.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307288849)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"A função produção tem como essência adicionar valor aos bens e serviços durante o processo de transformação". (TUBINO,2000 citado por SILVA FILHO,BENEDICTO,CALIL , 2010,p.181 ).
Tal afirmativa está diretamente relacionada com a seguinte área da Administração:
		
	
	Contabilidade
	 
	Operações
	
	Financeiro
	
	Recursos Humanos
	
	Marketing
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307798412)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quando analisamos o composto de marketing um elemento tem impacto sobre a imagem do produto e influencia diretamente nas decisões de compra dos consumidores, sendo o único elemento que gera receita para a empresa. Qual é este elemento?
		
	
	Propaganda
	
	Ponto de venda
	 
	Preço
	 
	Produto
	
	Promoção
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307333613)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os programas de Treinamento e Desenvolvimento (T & D), de responsabilidade da Administração de Recursos Humanos, envolvem essas quatro etapas:
1 Elaboração de um programa que atenda as necessidades.
2 Avaliação dos resultados alcançados.
3 Implementação do programa.4 Levantamento das necessidades.
A sequência correta de execução dessas etapas é:
		
	
	4; 3; 1; 2.
	
	3; 1; 4; 2
	
	1; 4; 3; 2
	 
	4; 1; 3; 2.
	
	3; 4; 1; 2.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307335444)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O diagnóstico financeiro deve ter como principal alvo a avaliação de alguns itens fundamentais. Avalie cada um dos itens apresentados e responda.
I - A capacidade da organização para gerar resultados de forma a remunerar os investidores, que vem a ser uma prova de sua rentabilidade;
II - A capacidade da organização para honrar seus compromissos, prova de seu equilíbrio financeiro;
III - A eficiência da organização na administração de suas atividades operacionais.
		
	
	I e II estão corretas.
	
	Somente I está correta.
	
	II e III estão corretas.
	 
	I, II e III estão corretas.
	
	I e III estão corretas.

Outros materiais