Buscar

simulado cosmetologia AV2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201307922054)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A miscibilidade das substâncias tem enorme importância para o desenvolvimento de formas tanto farmacêuticas quanto cosméticas. Qual das alternativas abaixo apresenta somente substâncias miscíveis com água, ou seja, que se misturam com a água?
		
	 
	Glicerina, Cloreto de cetil trimetil amônio, Propilenoglicol, Sorbitol e Deyquart A (cloreto cetil trimetil amônio).
	
	Glicerina, Propilenoglicol, Óleo de cártamo, Propilparabeno e Peróxido de benzoila.
	
	Glicerina, Alcatrão da hulha, Óleo de algodão, Vaselina líquida, Miristato de isopropila.
	
	Álcool cetoestearílico etoxilado (Emulgin B2), Óleo de Gauthéria, Miristato de isopropila, Petrolato branco, Alcatrão da Hulha.
	
	Suarda, Deyquart A, Propilenoglicol, Monoestearato de glicerila, Álcool cetoestearílico etoxilado.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307944389)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A pele apresenta diferentes características ao longo da vida e os cuidados destinados a ela devem estar de acordo com essas características ou mesmo com os diferentes tipos de pele. A limpeza diária sempre fez parte essencial desses cuidados. Sobre esse tema é correto afirmar:
		
	
	A pele seca não apresenta irritações, sensações de ardor e ressecamento da pele, após a lavagem do rosto.
	
	As loções de limpeza para pele oleosa devem apresentar alto teor de matérias graxas para evitar o seu ressecamento.
	
	As loções de limpeza suavizam a epiderme, porém não impedem a seborréia reacional.
	
	Por ser frágil, a pele do bebê deve ser higienizada com sabões e/ou sabonetes.
	 
	A pele normal suporta bem o sabonete, sem ressecamento, nem sensação de ardor.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307214365)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	¿Cabelos....Mal começa o dia e já tentamos arrumá-los, diante do espelho¿. Uns o querem mais lisos, outros, mais cacheados. Muitos, ainda, lutam para não perdê-los. Sabe-se que em cada fio de cabelo existem milhares de cadeias de alfa-queratina que estão entrelaçadas em uma forma espiral, sob a forma de placas que se sobrepoem, resultando em um longo e fino "cordão" protéico. Analisando o fio do cabelo sabe-se que: I. A cutícula é a parte externa do fio de cabelo e é reponsável pela proteção das células corticais; II. Os processos químicos, utilizados para a modificação da curvatura e da cor natural do cabelo, provocam reações que danificam a estrutura dos fios, tanto no córtex quanto na cutícula; III. A medula é porosa e possui grande número de vacúolos que são resultantes da síntese de quantidade inadequada de proteína, para preencher as cavidades das células. IV. O córtex forma o interior do fio de cabelo e é formado por macrofibrilas, grânulos de pigmentos, remanescentes nucleares e matriz; Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: A(  ) V/V/V/F B(  ) V/V/V/V C(  ) V/V/F/F D(  ) F/F/V/F
		
	 
	V/V/V/F
	 
	F/F/V/F
	 
	V/V/V/V
	 
	V/V/F/F
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307944408)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os cosméticos aliaram a beleza à saúde, em função das mudanças de conceito e comportamentos sociais, sendo o Brasil o terceiro no mundo no mercado de cosméticos. Sobre a regulamentação acerca do tema, analise as frases a seguir: I ¿ Entre os fatores que podem definir se um produto é cosmético ou medicamento, está a concentração do ativo. II ¿ Os produtos de Grau 1, por possuírem propriedades básicas necessitam apenas de notificação. III ¿ Bronzeador, produtos para rugas e repelente de insetos são produtos de Grau 2.
		
	
	Apenas I e III estão corretas.
	 
	I, II e III estão corretas.
	 
	Apenas II e III estão corretas.
	
	Apenas I e II estão corretas.
	
	Nenhuma delas está correta.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307259349)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	2) Aquela sensação de que o cabelo está sujo não se deve só à poluição do dia a dia. Na verdade, o uso de xampus, condicionadores e especialmente de finalizadores e cremes sem enxágue também vai deixando resíduos impregnados nos fios. Com o tempo, essa "sujeira" acumulada pode formar um tipo de barreira que impede que outros produtos penetrem e ajam nos fios dos cabelos como deveriam. Sobre os tensoativos usados na formulação de xampus podemos dizer que:
		
	 
	II. Os tensoativos não iônicos servem para incrementar e estabilizar a espuma além de melhorar o sensorial;
	
	IV. Os alquilpoliglicosídeoos podem ser usados como tensoativo primário quanto secundário, porém reduzem a viscosidade quando usados como primários.
	
	III. Os tensoativos anfóteros podem atuar como primários ou secundários num xampú e tem ação condicionante;
	
	I. Os alquil éter sulfato são tensoativos aniônicos possuem boa propriedade de limpeza, porém não respondem bem a eletrólitos;
		
	
	
	 
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201307259350)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as diversas matérias-primas existentes no mercado sabe-se que cada qual desempenha sua função quando utilizada de forma adequada, ou seja, desde que observada as características físico-químicas durante todo o processo de desenvolvimento da formulação. Baseado no estudo da composição do cosmético podemos dizer que:
		
	
	I. A imidazolidiniluréia é usada nas formulações com a função conservante e deve ser usada durante o aquecimento da fase oleosa;
	
	IV. São considerados agentes de consistência graxo e emulsionantes primários para bases: os alcoois graxos superiores, ésteres de ác. graxos e os umectantes.
	
	III. O poliquaternium 42 é usado em xampus para manter a suavidade e maleabilidade dos cabelos nos xampús base.
	 
	II. Polímeros acrílicos são usados como espessante, auxiliares de emulsificação, além de ser responsável pela sensação de deslizamento na pele;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307226157)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia as firmativas abaixo, e marque a sequencia de V (verdadeiro ou F (falsa) que julgar correta: ( )Os tensoativos não iônicos podem ser associados aos aniônicos para baratear o custo da formulação e também para diminuir a irritabilidade dos aniônicos; ( ) Os tensoativos anfóteros se adsorvem ao fio capilar por isso devem apresentar concentração máxima de 4%; ( ) Os tensoativos não iônicos apresentam as funções de espessante, sobreengordurante e estabilizador de espuma; ( )Somente os eletrólitos são utilizados como espessantes para aumentar a viscosidade dos xampus; ( )O mecanismo de ação dos tensoativos aniônicos (detergentes) sobre o fio de cabelo é: molhabilidade, dispersão e emulsificação da gordura e da sujeira.
		
	
	V-V-F-V-F
	
	V-V-V-F-F
	
	F-V-F-V-F
	 
	F-F-V-F-V
	
	F-F-V-V-F
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307192714)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia atentamente os tópicos: I- São glândulas sudoríparas que se encontram distribuídas por toda a superfície corpórea, na profundidade da derme, sendo mais numerosas nas palmas das mão, plantas dos pés e axilas. II- Não são glândulas sudoríparas verdadeiras, pois a secreção também é eliminada pelos canais foliculares, é intermitente e se relaciona ao estímulo sexual. III- Produzem o suor que contém materiais gordurosos. IV- A secreção sudoral resultante dessa glândula é incolor, inodora, hipotônica, composta de 99% de água e solutos encontrados no plasma, porém, em concentrações menores, especialmente sódio, cloretos, potássio, uréia, proteínas, aminoácidos, cálcio, fósforo e ferro. V- Tais glândulas não fazem parte da termorregulação e têm funções incertas. VI- Secretam pequenas quantidades de secreção de aspecto leitoso, em intervalos longos de tempo. Contém proteínas, açúcares, etc.
		
	
	As características contidas nos tópicos I, V e VI são específicas das glândulas sudoríparas apócrinas.As características III e V referem-se às glândulas sudoríparas écrinas.
	 
	Enquanto a característica VI refere-se à glândula sudorípara apócrina, a característica I refere-se à glândula sudorípara écrina.
	
	As características I, III e IV referem-se às glândulas sudoríparas écrinas.
	
	Excetuando a característica II, todas as demais caracterizam as glândulas sudoríparas écrinas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308017025)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo as legislações brasileiras sobre cosméticos os grupos de produtos estão enquadrados em 4 categorias, quais são estas categorias, exceto:
		
	
	Perfumes
	
	Produtos de uso infantil
	
	Produtos de higiene
	 
	Parenterais
	
	Cosméticos
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308017017)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Representam o grupo de produtos cosméticos que, supostamente, possuem ingredientes com atividade biológica e, portanto, teriam benefícios similaresa medicamentos
		
	
	Nutracêutico
	 
	Cosmecêutico
	
	Medicamento alopático
	
	Medicamento homeopático
	
	Cosmético
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201307192728)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Observe a formulação: Lauril éter sulfato de sódio ---------------------------------------- 18,0% Diestearato de polietilenoglicol ------------------------------------ 5,0% Lauril éter sulfossuccinato de sódio ------------------------------- 8,0%: Côco amido propil betaína ----------------------------------------- 3,0% Solução estoque de conservantes --------------------------------- 1,0% Dietanolamida de ácido graxo de côco ---------------------------- 4,0% Óleo de jojoba ------------------------------------------------------- 0,6% Essência -------------------------------------------------------------- 0,8% BHT ------------------------------------------------------------------- 0,6% D-pantenol ----------------------------------------------------------- 1,0% EDTA ------------------------------------------------------------------ 1,0% Solução de cloreto de sódio 30% ----------------------------------- q.s Solução de ácido cítrico 20% -----------------------------------------q.s( pH 5,5 a 7,0 ) Água deionizada ------------------------------------------------------ q.s .p 100,0mL Quais substâncias da formulação acima exercem respectivamente as funções de base perolada, tensoativo aniônico, tensoativo anfótero e corretivo de pH:
		
	 
	Diestearato de polietilenoglicol, Lauril éter sulfato de sódio, Côco amido propil betaína, Solução de ácido cítrico 20%.
	 
	Lauril éter sulfato de sódio, Solução de cloreto de sódio 30%, Diestearato de sódio, e Côco amido propil betaína.
	
	Lauril sulfossuccinato de sódio, Lauril éter sulfato de sódio, Côco amido propil betaína, e D-pantenol.
	
	D-pantenol, Solução de cloreto de sódio 30%, Lauril éter sulfato de sódio, e Lauril sulfossuccinato de sódio.
	
	Dietanolamida de ácido graxo de côco, Diestearato de polietilenoglicol, Côco amido propil betaína, e Lauril sulfossuccinato de sódio.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307215535)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação as máscaras faciais, correlacione as colunas: (a) Lauril sulfato de sódio ( I ) Utilizado em máscaras sedativas e refrescantes (b) Cloridróxido de alumínio ( II ) Utilizado em máscaras hidratantes (c) Álcool polivinílico ( III ) Utilizado em máscaras com propriedades detergentes (d) Camomila e tília ( IV ) Utilizado em máscara adstringentes (e) Lactato de amônio ( V ) Utilizado em máscaras do tipo película adesiva
		
	
	A-II; B-V; C-III, D-I; E-IV
	
	A-V; B-II, C-III; D-IV; E-I
	
	A-I; B-II; C-III; D-IV; E-V
	 
	A-III; B-IV; C-V; D-I; E-II
	
	A-V; B-III; C-I; D-IV; E-II
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307214365)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿Cabelos....Mal começa o dia e já tentamos arrumá-los, diante do espelho¿. Uns o querem mais lisos, outros, mais cacheados. Muitos, ainda, lutam para não perdê-los. Sabe-se que em cada fio de cabelo existem milhares de cadeias de alfa-queratina que estão entrelaçadas em uma forma espiral, sob a forma de placas que se sobrepoem, resultando em um longo e fino "cordão" protéico. Analisando o fio do cabelo sabe-se que: I. A cutícula é a parte externa do fio de cabelo e é reponsável pela proteção das células corticais; II. Os processos químicos, utilizados para a modificação da curvatura e da cor natural do cabelo, provocam reações que danificam a estrutura dos fios, tanto no córtex quanto na cutícula; III. A medula é porosa e possui grande número de vacúolos que são resultantes da síntese de quantidade inadequada de proteína, para preencher as cavidades das células. IV. O córtex forma o interior do fio de cabelo e é formado por macrofibrilas, grânulos de pigmentos, remanescentes nucleares e matriz; Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: A(  ) V/V/V/F B(  ) V/V/V/V C(  ) V/V/F/F D(  ) F/F/V/F
		
	 
	V/V/V/V
	 
	V/V/F/F
	 
	F/F/V/F
	 
	V/V/V/F
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307215542)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com a legislação atualmente em vigor para produtos cosméticos, assinale a alternativa CERTA:
		
	 
	As preparações cosméticas podem receber um segundo sistema de classificação, de acordo com o grau de risco que oferecem ao organismo.
	
	Todo produto cosmético precisa ser registrado, porém nenhum deles precisa ter sua eficiência comprovada.
	
	Os produtos cosméticos classificados como de Grau 1 são aqueles com potencial risco à saúde.
	
	As preparações cosméticas estão classificadas em 6 categorias: produtos para higiene, produtos para o corpo, perfumes, cosméticos, produtos para uso infantil e produtos para o cabelo.
	
	Existe um sistema de nomenclatura cosmética internacional qie ainda não é adotado pelo Brasil.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307215421)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Correlacione as colunas:
( A ) Radiação UVA ( I ) É utilizado em preparações antisolares como bloqueador solar
( B ) Radiação UVB ( II ) Sua determinação pode ser realizada por método in vitro ou in vivo
( C ) Silicones e Resinas ( III ) Responsável pelo envelhecimento cutâneo
( D ) Fator de proteção solar ( IV ) Aumenta a resistência das preparações antisolares à água
( E ) Dióxido de Titânio ( V ) Responsável pelo eritrema actínico (queimadura)
		
	
	A-II; B-III; C-I; D-IV; E-V
	
	A-I; B-II; C-III; D-IV; E-V
	 
	A-III; B-V; C-IV; D-II; E-I
	
	A-I; B-IV; C-III; D-V; E-II
	
	A-III; B-V; C-III; D-IV; E-I
	 1a Questão (Ref.: 201307192730)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A acne se desenvolve no folículo pilossebáceo presente em grandes quantidades na face, ombros, parte superior das costas e no peito.São estas as áreas do corpo nos quais se manifesta a doença. A genética influencia fortemente o desenvolvimento desta patologia cutânea, juntamente com outros quatro fatores. São eles: I- Proliferação de Propionibacterium acnes, um anaeróbio que usa os lipídeos presentes na secreção sebácea como nutrientes. Estes microorganismos liberam lípases, que hidrolisam os triglicerídeos do sebo, liberando ácidos graxos que são irritantes para a parede do folículo. II- Resposta imune com produção de numerosos mediadores de inflamação liberados dentro do folículo e em seu entorno. III-Hiperplasia da glândula sebácea e produção de sebo em resposta ao aumento da quantidade de andrógeno adrenal na puberdade. Este processo não necessariamente leva à formação de acne, mas cria condições favoráveis para o seu desenvolvimento. IV- Hiperqueratinização do folículo pilossebáceo com obstrução e formação de microcomedão como resultado da mistura de sebo e epitélio descamado
		
	
	III e V.
	 
	II e IV
	
	III e IV.
	 
	I, II, III e IV
	
	IV, apenas
		
	
	
	 2aQuestão (Ref.: 201307214592)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com a formulação abaixo, assinale a alternativa errada: Componentes do shampoo (% peso) Lauril éter sulfato sódio 35% Lauril éter sulfosuccinato de Na 5% Coco amido propil betaína 3% Dietanolamina de ác graxo de coco 3% Glicerina 1,5% Hidrolizado de ptn 3% Lanolina etoxilada (Solan 50) O,5% Extrato vegetal 1% Nipagin 0,2% Ácido cítrico 0,1% Cloreto de sódio 0,5% Essência 0,5% Corante Qs Água destilada q.s.p 100%
		
	
	Os tensoativos são classificados em: Aniônicos, Não Iônicos, Catiônicos e Anfóteros;
	 
	São componentes básicos de uma formulação cosmética de xampu: tensoativos, umectante, ativo, conservante, acidificante, espessante e Veículo;
	
	As propriedades tensoativas requeridas são: Detergente, Espumante, Emulsificante e Solubilizante
	 
	A parte hidrófoba da molécula de tensoativo é solúvel em água e insolúvel em óleos
	
	A função do nipagin na formulação acima é conservante; do cocoamido propil betaína é tensoativo, do hidrolizado de ptn é a de ativo e da dietanolamina de AC. Graxo de coco é tensoativo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307259387)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre o temário: ciclo evolutivo do fio de cabelo são consideradas corretas:
		
	 
	III. Telógena ou telogênica é considerada a fase do crescimento do fio do cabelo, catágena ou catagênica é considerada a fase de descanso do fio do cabelo e anágena ou anagênica a fase de morte e queda do fio do cabelo.
	 
	IV. Catágena ou catagênica é considerada a fase do crescimento do fio do cabelo, telogênica é considerada a fase de descanso do fio do cabelo.
	 
	II. Anágena ou anagênica é considerada a fase do crescimento do fio do cabelo, catágena ou catagênica é considerada a fase de descanso do fio do cabelo e a fase telógena ou telogênica é considerada a fase de morte e queda do fio do cabelo.
	 
	I. Catágena ou catagênica é considerada a fase do crescimento do fio do cabelo, anágena ou anagênica é considerada a fase de descanso do fio do cabelo e a fase telógena ou telogênica é considerada a fase de morte e queda do fio do cabelo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307192735)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Segundo as lesões apresentadas, a acne pode ser classificada em: I- Acne comedonal ou grau I. II- Acne suave ou grau II. III- Acne moderada ou grau III. IV- Acne severa ou grau IV. V- Acne fulminante ou grau V ( A ) Pápulas e pústulas numerosas ou extensivas, bem como muitos nódulos inflamatórios, e formação de abscessos e fístulas (acne conglobata). ( B ) É uma forma rara e grave de acne, na qual ocorre uma instalação abrupta, acompanhada de manifestações sistêmicas como febre, leucocitose e artragia. ( C ) Presença de poucas ou várias pápulas e pústulas, além dos comedões, mas não se observa nódulos. É uma acne pápulo-pustulosa. ( D ) Presença de várias a muitas pápulas e pústulas com nódulos e cistos. ( E ) Apresenta apenas comedões fechados e abertos; acne não inflamatória.
		
	
	I-A; II-E; III-C; IV-B; V-D
	
	I-C; II-D; III-B; IV-E; V-A
	
	I-B; II-D; III-C; IV-A; V-E
	 
	I-E; II-C; III-D; IV-A; V-B
	 
	I-D II-B; III-C; IV-A; V-E
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307214361)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	5) No Brasil, o câncer mais frequente é o de pele, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados em todas as regiões geográficas. A radiação ultra-violeta natural, proveniente do sol, é o seu maior agente etiológico. De acordo com o comprimento de onda, os raios ultra-violetas (raios UV) são classificados em raios UV-C, em raios UV-A (320-400nm) e em raios UV-B (280-320nm). Baseado neste temário classifique em V ou F : I. Os filtros solares (matéria-prima), podem ser classificados em orgânico e inorgânico; II. Filtros Orgânicos são aqueles que absorvem basicamente a energia luminosa, convertendo em energia não danosa para a pele humana; III. Os produtos de proteção solar são classificados com grau de risco 2, é necessário o registro na ANVISA, antes de ser lançado o produto no mercado. IV. O valor do FPS é obtido pela divisão da DEM da pele protegida pela DEM da pele sem proteção. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: A(  ) V/V/V/F B(  ) V/V/V/V C(  ) V/V/F/F D(  ) F/F/V/F
		
	 
	V/V/V/V
	 
	V/V/V/F
	 
	V/V/F/F
	 
	F/F/V/F

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes