Buscar

AV2 PROVA B PENAL II .docx

Prévia do material em texto

19/11/2016	BDQ: Prova Nacional Integrada
19/11/2016	BDQ: Prova Nacional Integrada
19/11/2016	BDQ: Prova Nacional Integrada
 	B
	Nome do(a) Aluno(a):______________________________________________________	Matrícula:________________
	Disciplina: CCJ0032 / DIREITO PENAL II	Data: ___ /___ /______
	Período: 2016 ­ 02 / AV2	Turma: 3013
OBSERVAÇÕES:
Leia com atenção as questões antes de responder. As questões devem ser respondidas somente à caneta azul ou preta, na folha de respostas.
Será observada uma tolerância máxima de 30 minutos para a entrada dos alunos após o início da prova. Nesse período, nenhum aluno poderá deixar a sala. Terminada a prova, o aluno deverá entregar ao professor a folha de questões e a folha de respostas, devidamente identificadas.
É proibido o uso de equipamentos eletrônicos portáteis e consulta a materiais de qualquer natureza durante a realização da prova.
Questões objetivas e discursivas que envolvam operações algébricas devem possuir a memória de cálculo na folha de respostas.
Boa prova.
	1. Questão (Cód.:581757)	(sem.:6a)	_______ de 0,50
O instituto que permite ser computado na execução da pena privativa de liberdade ou na medida de segurança o tempo da prisão provisória, ou seja, da prisão anterior ao trânsito em julgado da sentença condenatória, denomina­se
A
detração
B
remissão
C
conversão
D
progressão
E
regressão
	2. Questão (Cód.:601763)	(sem.:7a)	_______ de 0,50
(132° Exame OAB/SP 1ª Fase. Modificada) Sobre a prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas, assinale a alternativa INCORRETA:
Somente pode ser aplicada nas condenações inferiores a seis meses
Dar­se­á em entidades assistenciais, hospitais, escolas, orfanatos e outros estabelecimentos congêneres, em programas comunitários ou estatais.
Se a pena substituída for superior a um ano, é facultado ao condenado cumprir a pena substitutiva em menor tempo, nunca inferior à metade da pena privativa de liberdade fixada.
Deve ser aplicada nas condenações acima de 01 (um) mês e até 02 (dois) anos de privação de liberdade.
Consiste na atribuição de tarefas gratuitas ao condenado.
	3. Questão (Cód.:118616)	(sem.:2a)	_______ de 0,50
Antônio, réu primário, sofreu condenação já transitada em julgado pela prática do crime previsto no art. 273 do CP, consistente na falsificação de produto destinado a fins terapêuticos, praticado em janeiro de 2009. Em face dessa situação hipotética e com base na legislação e na jurisprudência aplicáveis ao caso, assinale a opção correta.: (Exame OAB/ Cespe­UnB
? 2009.2.)
Antônio cometeu crime hediondo, mas poderá progredir de regime de pena privativa de liberdade após
o cumprimento de um sexto da pena, caso ostente bom comportamento carcerário comprovado pelo diretor do estabelecimento prisional.
Antônio não cometeu crime hediondo e poderá progredir de regime de pena privativa de liberdade após
o cumprimento de um sexto da pena, caso ostente bom comportamento carcerário comprovado pelo diretor do estabelecimento prisional, mediante decisão fundamentada precedida de manifestação do MP e do defensor.
Antônio cometeu crime hediondo e, portanto, não poderá progredir de regime.
Antônio cometeu crime hediondo, de forma que só poderá progredir de regime de pena privativa de liberdade após o cumprimento de dois quintos da pena, caso atendidos os demais requisitos legais.
Questão (Cód.:581753)	(sem.:2a)	_______ de 0,50
João matou seu desafeto com vinte golpes de faca. Nesse caso, responderá por crime de homicídio tentado e consumado em concurso material.A
B
deve ser reconhecido o crime continuado.
C
responderá por um crime de homicídio.
D
responderá por vinte crimes de homicídio em concurso material.
E
ocorreu concurso formal de infrações.
Questão (Cód.:678599)	(sem.:3a)	_______ de 0,50
SÃO CRIMES IMPRESCRITÍVEIS NO ATUAL ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO:
A
AÇÕES DE GRUPOS ARMADOS, CIVIS OU MILITARES, CONTRA A ORDEM CONSTITUCIONAL E O ESTADO
DEMOCRÁTICO e TORTURA
B
HEDIONDOS e RACISMO
C
RACISMO e TORTURA
D
TORTURA e TERRORISMO
E
AÇÕES DE GRUPOS ARMADOS, CIVIS OU MILITARES, CONTRA A ORDEM CONSTITUCIONAL E O ESTADO
DEMOCRÁTICO e RACISMO
 	 
Questão (Cód.:597067)	(sem.:7a)	_______ de 0,50
NÃO é considerada pena restritiva de direito:
A
Limitação de final de semana.
B
Prestação de serviço à comunidade.
C
Interdição temporária de direitos.
D
Prestação pecuniária.
E
Recolhimento domiciliar.
Questão (Cód.:600232)	(sem.:6a)	_______ de 1,50
XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO O Juiz da Vara de Execuções Penais da Comarca ¿Y¿ converteu a medida restritiva de direitos (que fora imposta em substituição à pena privativa de liberdade) em cumprimento de pena privativa de liberdade imposta no regime inicial aberto, sem fixar quaisquer outras condições. O Ministério Público, inconformado, interpôs recurso alegando, em síntese, que a decisão do referido Juiz da Vara de Execuções Penais acarretava o abrandamento da pena, estimulando o descumprimento das penas alternativas ao cárcere. O recurso, devidamente contra­arrazoado, foi submetido a julgamento pela Corte Estadual, a qual, de forma unânime, resolveu lhe dar provimento. A referida Corte fixou como condição especial ao cumprimento de pena no regime aberto, com base no Art. 115 da LEP, a prestação de serviços à comunidade, o que deveria perdurar por todo o tempo da pena a ser cumprida no regime menos gravoso. Atento ao caso narrado e considerando apenas os dados contidos no enunciado, responda fundamentadamente, aos itens a seguir. A) Está correta a decisão da Corte Estadual, levando­se em conta entendimento jurisprudencial sumulado?
Resposta: A) Não, pois de acordo com o verbete 493 da Súmula do STJ, é inadmissível a fixação de pena substitutiva (Art. 44 do CP) como condição especial ao regime aberto.
Questão (Cód.:594480)	(sem.:6a)	_______ de 1,50
Em 2004 Pedro foi condenado definitivamente à pena de três meses de detenção pela prática do delito de adultério. Em 2006 voltou a delinquir praticando um delito de furto qualificado. Na sentença condenatória pelo furto, o juiz agravou a pena do delito contra o patrimônio por considerar Pedro reincidente em crime doloso (art. 61, I, CP). A partir dos estudos realizados sobre o sistema trifásico de aplicação de pena responda, de forma objetiva e fundamentada: a individualização da pena está correta?
Resposta: A decisão é incorreta. O crime de adultério foi revogado por meio da Lei n. 11.106/2005, de 28 de março. A abolitio criminis gera, como efeito, a cessação dos efeitos da condenação, ou seja, a extinção da punibilidade (art. 107, III), razão pela qual não perdura nenhum efeito penal da condenação, dentre os quais, a possibilidade de gerar reincidência. Assim, não obstante a prática de novo delito, em 2006, o apenado não pode ser considerado reincidente. Incorreto, por consequinte, o agravamento da pena na segunda fase da dosimetria.
Questão (Cód.:216774)	(sem.:16a)	_______ de 2,00
Hercílio e Arnaldo, em unidade de desígnios e fortemente armados, no dia 15 de março de 2011, por volta das 23h, invadiram a residência de Hélio e Maria Rosa, na zona rural de Nova Iguaçu de Goiás, amarraram o casal e seus dois filhos, Vitória e Lélio, de 12 e 8 anos, cerceando sua liberdade pelo período de duas horas, causando­lhes extremo temor e traumas indeléveis. Durante o referido lapso temporal, os agentes ?vasculharam? toda a casa e separaram alguns bens que a guarneciam (televisão, aparelho de som e alguns eletrodomésticos) para posterior subtração. Findo este prazo, levaram o casal à área externa da residência, com mãos e pés amarrados, os obrigaram a se ajoelhar no gramado e desferiram­lhes dois tiros pelas costas, tendo as vítimas morrido instantaneamente. Do feito, Hercílio e Arnaldo restaram denunciados e condenados pelos delitos de latrocínio consumado (roubo seguido de morte) em concurso formal de crimes. Inconformados com a decisão proferida, interpuseram apelação criminal com vistas à reforma do julgado e conseqüentedescaracterização da incidência do art.70, do Código Penal, sob o argumento de que apenas ocorrera uma subtração patrimonial e a morte de duas vítimas, o que configuraria crime único de latrocínio e não concurso formal impróprio. Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre o tema ?concurso de crimes? responda de forma objetiva e fundamentada: A pretensão dos agentes é procedente?
Resposta: A questão versa sobre a caracterização do concurso formal imperfeito de crimes, previsto no art.70, parte final, do Código Penal, face à presença de pluralidade de desígnios em relação ao bem jurídico vida, haja vista a conduta ter recaído sobre vítimas distintas. Ainda que o discente não possua maturidade acadêmica acerca da análise do delito de latrocínio, a questão tem por objetivo demonstrar que os agentes atuaram com dolo em relação a cada homicídio perpetrado, o que afastaria a caracterização de um único delito de latrocínio. Desta forma, poderá o discente desenvolver sua resposta a partir da compreensão acerca da unidade e pluralidade de condutas, desígnios autônomos (vontade e consciência), bem como do sistema de aplicação de penas (cúmulo material e exasperação). No que concerne à classificação como concurso formal perfeito (ou próprio) de crimes, continua o citado autor: ?dá­se o concurso formal perfeito (ou próprio) quando existe unidade de desígnio?. (PRADO, Luiz Regis. Curso de Direito Penal Brasileiro.v.1. 8 ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008, pp.475). Por fim, cabe transcrever ementa de decisão proferida pela Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça utilizada para fins de elaboração do presente caso concreto, in verbis: INFORMATIVO 494. STJ. QUINTA TURMA. CONCURSO FORMAL. LATROCÍNIO.
Questão (Cód.:216780)	(sem.:16a)	_______ de 2,00
Homem é flagrado usando apenas calcinhas em Maracaju, MS (Arquivo/Maracaju Speed)
Um homem de 28 anos, flagrado pela Polícia Militar usando apenas duas calcinhas pelas ruas de Maracaju, a 160 quilômetros de Campo Grande, terá de doar R$ 300 ao Conselho da Comunidade pela prática do ato obsceno, ocorrida em julho. Segundo o acordo judicial assinado em 12 de dezembro, o pagamento será feito em três parcelas, a serem depositadas todo dia 30 a partir de janeiro de 2012. O acusado terá ainda de comprovar o depósito perante o cartório do fórum local. A medida foi solicitada pelo Ministério Público e aceita pela Defensoria Pública. Na madrugada de 31 de julho, o homem foi abordado pela polícia após denúncias de moradores. Agentes da PM constataram que o homem estava seminu e perambulando próximo a uma pizzaria. Questionado pelos agentes sobre o motivo, ele alegou que foi expulso da casa da namorada e que ela teria ficado com todas as suas roupas. O homem apresentava escoriações no joelho e no cotovelo e foi conduzido à delegacia da Polícia Civil para prestar esclarecimentos. Ele foi interrogado pelos responsáveis do plantão e, em seguida, foi liberado depois de assinar um termo circunstanciado de ocorrência. Ele só deixou a delegacia de Maracaju após conseguir uma bermuda emprestada. Ante a notícia de jornal acima descrita, com base nos estudos realizados sobre a Pena Criminal, responda de forma objetiva e fundamentada: a sanção imposta configura­se como pena alternativa ou substitutiva à pena privativa de liberdade? Diferencie as duas medidas a partir da análise de seus requisitos e das conseqüências no caso de seu descumprimento.
Resposta: A questão versa sobre a distinção entre medidas alternativas e medidas substitutivas às penas privativas de liberdade. As primeiras são aplicáveis às infrações penais de menor potencial ofensivo, consoante o disposto no art.61, da Lei
n.9099/1995, enquanto estas, às infrações penais de médio potencial ofensivo, art.44, do Código Penal. As infrações de menor potencial ofensivo são de competência para processo e julgamento do Juizado Especial Criminal, sendo sua caracterização aferida através da pena abstrata, diferentemente do que ocorre no caso das infrações penais de médio potencial ofensivo cuja pena analisada para fins de aplicação da substituição da pena privativa de liberdade é a pena concreta, já individualizada. Acerca do tema, esclarece Luiz Regis Prado que ?a pena substitutiva não se confunde com a pena alternativa. Esta última, na realidade, é espécie de pena originária que pode ser aplicada desde o início e de forma direta. Na pena substitutiva, deve o julgador aplicar necessariamente a pena originária correspondente, no caso, a privativa de liberdade, para, em seguida, substituí­la.? (PRADO, Luiz Regis. Curso de Direito Penal. v.1. 9 ed. São Paulo:Revista dos Tribunais, 2010, pp 543)
	
 	 	 
http://simulado.estacio.br/pni.asp#	1/5
http://simulado.estacio.br/pni.asp#	1/5
http://simulado.estacio.br/pni.asp#	2/5

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes