Buscar

AV2 SOCIOLOGIA

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0108_AV2_201602639779 » SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201602639779 - TATIANA ABRAHAO MACIEL
	Professor:
	JOAQUIM CERQUEIRA NETO
	Turma: 9027/BA
	Nota da Prova: 10,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 02/12/2016 18:17:25
	
	 1a Questão (Ref.: 201602784460)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A afirmação do dever absoluto de obedecer à lei encontra sua explicação história no fato de que, com a formação do Estado Moderno, não só a lei se tornou a fonte única do direito, mas o direito estatal-legislativo se tornou o único ordenamento normativo, o único sistema de regulamentação do comportamento da sociedade, o critério único e exclusivo para a valoração do comportamento social do homem. Norberto Bobbio . Lições de Filosofia do Direito.
1- Com base no enunciado faça a possível distinção entre monismo jurídico normativo e pluralismo jurídico
2- explique porque o monismo jurídico seria um atributo de um campo estatal-legislativo
		
	
Resposta: 1 -O PLURALISMO JURIDICO ACEITA VARIAS FORMAS E FONTES DE DIREITO 2 - PORQUE PARA O MONISMO JURIDICO A FONTE DE DIREITO É O QUE ESTÁ ESCRITO NAS LEIS QUE O ESTADO ELABOROU.
	
Gabarito:
O aluno deverá fazer a distinção entre pluralismo jurídico e monismo jurídico reafirmando que a produção das normas, no monismo jurídico, se opera no âmbito do Estado. Enfatizar que os pressupostos do monismo jurídicos encontram fundamentação no positivismo jurídico que exalta o carater procedimental e legalista do direito. Por outro lado, deverá identificar no pluralismo jurídico a possibilidade da edição de um direito não oficial, produzido por múltiplos grupos sociais, como manifestação de um processo civilizatório.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602723852)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A mundialização do direito e a busca de uma comunidade de valores. Mireille Delmas-Marty, do Collège de France. (Disponível em http://www.iea.usp.br). "A mundialização do direito se limita a construir uma comunidade econômica ou prenuncia uma verdadeira comunidade mundial de valores?" Quem indaga é a jurista francesa Mireille Delmas-Marty, titular da cátedra de Estudos Jurídicos Comparativos e Internacionalização do Direito do Collège de France. Segundo a jurista, "a mundialização não remete apenas ao direito nascido da globalização econômica, mas também à universalização dos direitos do homem, fundada na declaração 'universal' de 1948". No entanto, ela considera que, depois da queda do Muro de Berlim em 1989 e da criação da Organização Mundial do Comércio (OMC) em 1994, teve início uma espécie de corrida entre esses dois processos: "O direito do comércio se judicializa com a criação do órgão de apelação junto à OMC, ao passo que ainda não existe uma corte mundial de direitos humanos". Delmas-Marty centrará sua exposição na questão dos valores, reativada com a convenção da Unesco de 2005, "que consagra a diversidade cultural, mas não diz como conciliá-la com o universalismo da Declaração dos Direitos do Homem". De acordo com a conferencista, "para conciliá-las a fim de construir um universalismo pluralista que permita instaurar uma verdadeira 'comunidade mundial de valores'", é preciso tentar responder a duas questões: qual comunidade? quais valores?". A conferência terá como fio condutor a exploração de respostas a essas questões. Delmas-Marty destaca que essa comunidade mundial seria pela primeira vez uma comunidade sem exterior e não mais apenas internacional, mas inter-humana. Quanto aos valores, a jurista primeiro discutirá seu fundamento, depois tratará de seu conteúdo, apreendido entre o universalismo e o relativismo. De que forma você entende que o Direito pode responder às perguntas ¿qual comunidade¿ e ¿quais valores¿, numa perspectiva nacional e mundial?
		
	
Resposta: ATRAVES DA UNIVERSALIDADE, EM QUE EXIXTEM VARIAS PESSOAS DE DIFERENTES ETNIAS E CULTURAS MAS PARA O DIREITO SÃO TODOS IGUAIS EM SEUS DIREITOS E DEVERES DENTRO DE UMA SOCIEDADE. E CADA QUAL DEVE SER RESPEITADO E PROTEGIDO, GARATINDO O DIREITO DE TODOS COMO EM UMA SÓ COMUNIDADE.
	
Gabarito: Essa comunidade mundial, na ótica da autora, seria pela primeira vez uma comunidade sem exterior e não mais apenas internacional, mas inter-humana. Quanto aos valores, a jurista primeiro discutirá seu fundamento, depois tratará de seu conteúdo, apreendido entre o universalismo e o relativismo. Discutir as questões em sala de aula
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602724485)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Diante da presença constante de temas correlacionados à Sociologia Jurídica nos julgados dos nossos tribunais, podemos concluir que: I. é desejável que o profissional do Direito se torne distante do meio social, para não ficar sujeito a transformações econômicas, políticas, culturais, religiosas e tecnológicas; II. o jurista por vezes deve se omitir diante de determinados assuntos e contendas sociais, para resguardar sua imagem; III. o jurista deve ser capaz de realizar uma análise da realidade social, com embasamento científico, que lhe proporcione uma aplicação equânime do Direito; IV. a produção do Direito ocorre por profissionais com conhecimento jurídico-dogmático, isento de valores pessoais e sem influência de outras áreas científicas; V. a participação multidisciplinar é capaz de garantir a produção e aplicação do Direito de forma mais adequada aos anseios da sociedade. Assinale a alternativa correta:
		
	
	I, II e III
	 
	III e V
	
	II, III e V
	
	I, III e IV
	
	III e IV
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603485399)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Vimos em aula que "a eficácia é o nível de cumprimento da norma tendo em conta as relações sociais a elas referentes. Uma norma é considerada socialmente eficaz quando é observada por seus destinatários, apresentando os efeitos esperados quando de sua aplicação, seja porque impediu a instalação do conflito ou quando sua violação é efetivamente punida pelo Estado. Em ambos os casos a previsão normativa é respeitada: seja de forma espontânea, seja através de uma intervenção coercitiva ou punitiva do Estado." (Livro didático da Estácio de Sociologia Jurídica e judiciária, p.36). Assim, indique a alternativa CORRETA:
		
	
	Denomina-se eficácia primária (do preceito) a que resulta da intervenção repressiva do Estado e secundária (da sanção) a que decorre do respeito espontâneo à norma.
	
	Imagine, por exemplo, se 30% dos contribuintes sonegar o imposto de renda, subtraindo informações em sua declaração anual. No caso de todos serem identificados e punidos pode-se afirmar que a norma que regula a arrecadação do imposto de renda foi eficaz: o preceito teve eficácia para 30% dos contribuintes e a sanção teve eficácia para 70%.
	
	É fácil perceber que as normas jurídicas sempre conseguem ser plenamente eficazes.
	
	Imagine, por exemplo, se 30% dos contribuintes sonegar o imposto de renda, subtraindo informações em sua declaração anual. No caso de todos serem identificados e punidos pode-se afirmar que a norma que regula a arrecadação do imposto de renda foi ineficaz.
	 
	Denomina-se eficácia primária (do preceito) a que decorre do respeito espontâneo à norma e como eficácia secundária (da sanção) a que resulta da intervenção repressiva do Estado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602845295)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	João, advogado inscrito há muitos anos na OAB, decide candidatar‐se, pelo quinto constitucional, ao cargo de Juiz do Tribunal Regional Federal. Em razão dessa iniciativa, é submetido a exame curricular e sabatina perante o Conselho Federal da OAB. Após longo processo avaliatório, vem a ser escolhido para integrar a lista sêxtupla a ser remetida ao Tribunal Regional Federal. Diante dessa narrativa, à luz da legislação aplicável aos advogados, assinale a afirmativa correta.
		
	
	O advogado, ao ser incluído em lista sêxtupla para integrar os quadrosde tribunal, deve requerer licença para tratamento de questões particulares.
	 
	O advogado que integra lista sêxtupla ou tríplice para ingresso pelo quinto constitucional pode continuar exercendo livremente suas atividades.
	
	O advogado que pretende ingressar na magistratura pelo quinto constitucional passa a ser considerado impedido ao compor lista sêxtupla.
	
	O advogado que integra lista sêxtupla ou tríplice passa a ser considerado incompatibilizado para o exercício da advocacia.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602724463)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando todos os pais que não levam seus filhos de 0 a 7 anos e meio, presos nas chamadas 'cadeirinhas', forem efetivamente punidos, então será possível afirmar que as normas em questão são plenamente eficazes. A afirmação acima se refere à:
		
	
	eficácia da sanção ou deficitária
	 
	eficácia de sanção ou secundária
	
	eficácia de preceito ou imáginária
	
	eficácia de preceito ou primária
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602723578)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Sociologia Jurídica tem se ocupado do tema eficácia da ordem jurídica, enfatizando a:
		
	
	existência específica das normas.
	
	técnica do direito.
	
	justificação do direito.
	
	validade das normas.
	 
	adequação da norma e suas finalidades.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602729603)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A desatualização, o misoneísmo e a antecipação da lei à realidade social existente são apontados como as principais causas da ineficácia da lei. Neste contexto, no que consiste o misoneísmo?
		
	
	aversão à sociedade
	
	aversão às leis
	
	aversão às autoridades
	
	aversão aos valores
	 
	aversão às transformações
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602734051)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em entrevista à Revista Veja de 7/07/2010, o presidente do STF relatou: "Há um volume desnecessário de trabalho no Judiciário, provocado sobretudo pelas grandes empresas, especialmente nos casos em que elas são processadas por seus clientes. Mesmo quando não tem razão, elas apresentam inúmeros recursos para adiar a definição dos processos". Assinale a alternativa correta. Com base no noticiado, podemos afirmar que:
		
	
	na realidade, a quantidade de recursos do nosso sistema jurídico é benéfica porque está prevista em lei.
	 
	a universalização do acesso ao Judiciário, garantido pela CF 88, nem sempre é acompanhada da efetiva prestação jurisdicional, haja vista o caráter recorrista da Justiça brasileira;
	
	o maior problema da justiça brasileira é a lentidão, mas este problema não atinge, no Brasil, os Tribunais Superiores;
	
	a universalização do acesso ao Judiciário, garantido pela CF 88, é acompanhada da efetiva prestação jurisdicional, haja vista que a justiça tarda mas não falha;
	
	o acúmulo de trabalho no Judiciário, decorrente das ações envolvendo grandes empresas, deve-se notadamente à preocupação dos empresários em obter decisões mais justas para os seus clientes;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602730709)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a lei islâmica denominada Sharia, uma mulher considerada adúltera deve ser enterrada até o pescoço ou as axilas e apedrejada até a morte. Quem decreta a sentença são tribunais religiosos baseados na interpretação do livro sagrado do Islã, o Alcorão. http://.quatrocantos.com/lendas112_apedrejamento. Identifique os fatores de transformação do Direito presentes nessa dinâmica.
		
	
	político e tecnológico
	
	religioso e econômico
	 
	religioso e cultural
	
	cultural e econômico
	
	econômico e tecnológico

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes