Buscar

Pratica Segurança em Sistema de Informação

Prévia do material em texto

Partica
Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados tem por objetivo possibilitar o armazenamento, a recuperação e a modificação da maneira mais rápida possível, além de preservar estes dados de maneira confiável e segura. A segurança das informações em um banco de dados é obtida por intermédio de mecanismos, componentes e operações, entre as quais:
I – O uso de outros serviços vinculados aos bancos de dados, como o Data Warehouse- DW, o Business Inteligence – BI e o Big Data.
II - Preservação por meio de cópias de segurança – os backups e redundância.
III – O armazenamento dos dados em nuvem - o cloud computing – devido à sua capacidade quase inesgotável de processamento e armazenagem.
IV - Controle de acesso e permissões, registro de atividades e histórico de modificações.
Assinale a única alternativa que está de acordo com o conteúdo que foi apresentado:
( C ) Somente as afirmações II e IV são corretas.
A legislação brasileira aplicada à área de segurança da informação tem como base a Constituição de 1988. O Título II, Capítulo I, Artigo 5º (Casa Civil, 2016) trata do assunto em seus incisos, de maneira ampla e geral. Já a legislação específica tem sido objeto de constante evolução, tendo como maior destaque nos últimos tempos a aplicação de regulamentos legais ao uso da Internet.
Decorrente da violação do direito constitucional à privacidade e ao direito de imagem, foi aprovada em tempo recorde a seguinte legislação:
( D ) Lei 12.737/12, conhecida como “Lei Carolina Dieckmann” devido ao vazamento de fotos íntimas da atriz de mesmo nome na internet.
A infraestrutura de segurança da informação está diretamente ligada à infraestrutura que suporta a informação em si, quer sejam os computadores e os componentes das redes de computadores, e determinadas funções destes dispositivos acabam mesclando-se.
Avalie as afirmações a seguir, relativas à infraestrutura da segurança, assinalando cada uma delas como (F)alsa ou (V)erdadeira.
(  ) Alguns dispositivos da infraestrutura de segurança da informação têm funções claramente definidas, como os proxies, os firewalls e os detectores de intrusão.
(  ) É função de um Proxy monitorar o uso dos recursos para identificar e inibir ações indesejadas ou danosas à informação e aos sistemas, combatendo as ameaças e reduzindo a vulnerabilidade destes ambientes.
(  ) Os IDS funcionam como intermediários entre usuários de uma rede interna e outra externa – normalmente a internet, executando operações de autenticação e identificação, filtragem de informações, log de acessos e tradução de endereços internos para externos (NAT).
(  ) Os firewalls atuam entre a rede de computadores interna da organização - geralmente considerada como um ambiente conhecido e seguro – e a rede externa, geralmente considerada como um ambiente desconhecido e inseguro.
Assinale a única alternativa que corresponde à classificação correta das afirmativas, de acordo com o conteúdo apresentado no material e em aula:
( A ) V-F-F-V 
Os sistemas operacionais para ambientes de computação móvel são especialmente importantes para a segurança da informação nestes ambientes, uma vez que são profundamente adaptados aos recursos computacionais e à infraestrutura de serviços e funcionalidades específicas do ambiente e dos equipamentos. Quanto a estes ambientes, é correto afirmar que:
( D ) A arquitetura específica do Symbian dificultou os ataques por algum tempo, porém este sistema operacional do consórcio entre as fabricantes Nokia, Sony Ericsson e a operadora NTT DoCoMo acabou sendo vítima do primeiro ataque por um worm – o Cabir – registrado em 2004.
A segurança da informação, entendida em um aspecto amplo, no qual impõe-se como condição a proteção de todos os recursos computacionais voltados para o provimento de serviços e, portanto, de informação, passa necessariamente pela segurança do sistema operacional, um dos principais componentes de praticamente todo sistema computacional.
Quanto às características dos sistemas operacionais mais comuns, é correto afirmar que:
( C ) Sistemas operacionais proprietários e voltados para hardware específico são geralmente mais vulneráveis devido à sua grande utilização e baixa velocidade de resposta às ameaças.
Marcos regulatórios são leis e acordos internacionais que governam e servem de base para a definição e a aplicação das práticas de segurança da informação e de sistemas. Isso também implica em um aspecto de grande importância: a legalidade dessas medidas. Essa questão é de tamanha importância que alguns autores chegam mesmo a considerar a legalidade como um dos pilares da segurança da informação e dos sistemas.
Com relação aos marcos regulatórios de maior abrangência ou impacto pode-se considerar que:
I – A SOX (Sarbanes Oxley), promulgada em 2002 pelo Senado dos Estados Unidos, é uma lei voltada para as finanças, decorrente de problemas financeiros causados à economia mundial devido a fraudes contábeis, e que, portanto, não tem nenhum impacto na segurança da informação e dos sistemas.
II – O HIPAA (Health Insurance Portability and Accountability Act ou Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguros de Saúde), que estabelece regras para a proteção das informações de usuários de planos de saúde nos Estados Unidos, sem impacto nos demais países.
III – O IFRS (International Financial Reporting Standards ou Padrão Internacional para Relatórios Financeiros) é um conjunto de recomendações do IASB (International Accounting Standards Board ou Comitê Internacional de Padrões Contábeis) que estabelece padrões para o tratamento e publicação de informações financeiras e contábeis, adotado principalmente por bancos, financeiras, seguradoras e agentes do mercado financeiro.
IV - Os acordos de Basiléia são parte do complexo mecanismo de auto-regulamentação dos bancos centrais de diversos países, e estabelecem princípios de governança, transparência e auditoria, com impacto direto na segurança da informação e de sistemas.
Assinale a única alternativa que confere com o material e com o que foi apresentado na aula:
( C ) Somente as afirmações III e IV são corretas.
A informação é um bem, um ativo de valor muitas vezes intangível, mas geralmente de grande valor. Na era da informação na qual vivemos, o volume de informação que produzimos, manipulamos e armazenamos é muito elevado, dada a facilidade de fazê-lo através dos meios eletrônicos. Embora a informação possa manifestar-se em diversos meios – impressa ou eletrônica, analógica ou digital, etc., é no modelo digital e eletrônico que tem seu expoente em termos de volume, flexibilidade e facilidade de uso e acesso. Nesse contexto essa mesma informação está continuamente exposta a riscos de segurança, os quais atentam contra as suas características básicas: a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade da informação. Estes riscos, quando concretizados, resultam no que se denomina incidente de segurança.
Avalie as afirmações a seguir no contexto dos incidentes de segurança, assinalando cada uma como (F)alsa ou (V)erdadeira:
(  ) Os serviços providos aos usuários de sistemas computacionais ou software através de suas interfaces estão sujeitos a falhas, erros e faltas.
(  ) Entre as ameaças por causas intencionais estão incluídos os vírus, rootkits, exploits e spywares, geralmente referenciados genericamente como malwares.
(  ) As falhas físicas estão mais diretamente relacionadas a aspectos ambientais que interferem no hardware, tais como interferência eletromagnética, ruídos e problemas da alimentação elétrica ou de temperatura de operação, e portanto não podem ser consideradas como vulnerabilidades.
(  ) Algumas características de dispositivos e ambientes computacionais eliminam as vulnerabilidades, tais como a mobilidade, a flexibilidade, a capacidade de personalização, a conectividade, a convergência de tecnologias e capacidades reduzidas de armazenamento e processamento de informações.
Assinale a única alternativa que corresponde à classificação corretadas afirmativas, de acordo com o conteúdo apresentado no material e em aula:
( E ) V-V-F-F
A recuperação de desastres é o conjunto de procedimentos que, após um incidente, visa restabelecer a normalidade da operação da organização no menor espaço de tempo possível e minimizando os danos. A regra é retomar a normalidade o quanto antes e com o menor prejuízo possível. Com relação ao DRP – Disaster Recovery Plan, pode-se afirmar que:
I – Para a área de TI, o DRP compreende o desenho das atividades do planejamento e a recuperação do ambiente e da infraestrutura de tecnologia da informação.
II – O DRP faz parte do conjunto de medidas preventivas para enfrentar as ameaças e preservar a segurança das informações e dos sistemas.
III – A política de segurança da informação e a BIA – Business Impact Analysis são fundamentais para a elaboração do DRP.
IV – Faz parte do DRP a decisão sobre a caraterização da gravidade do incidente e a ativação do regime de operação em contingência.
Avalie as alternativas a seguir e selecione a única que está de acordo com o conteúdo apresentado em aula:
( B ) Somente as afirmações I e III são corretas.
Os sistemas operacionais para ambientes de computação móvel são especialmente importantes para a segurança da informação nestes ambientes, uma vez que são profundamente adaptados aos recursos computacionais e à infraestrutura de serviços e funcionalidades específicas do ambiente e dos equipamentos. Quanto a estes ambientes, é correto afirmar que:
( D ) A arquitetura específica do Android dificultou os ataques por algum tempo, porém este sistema operacional do consórcio entre as fabricantes Nokia, Sony Ericsson e a operadora NTT DoCoMo acabou sendo vítima do primeiro ataque por um worm – o Cabir – registrado em 2004.
Para as TICs – Tecnologias da Informação e da Comunicação existem dois frameworks ou conjuntos de práticas voltadas para a governança e o ompliance: o ITIL e o COBIT. E as normas do grupo ABNT ISO/IEC 27000, que, uma vez observadas e colocadas em prática, colaboraram para atingir as metas de segurança da informação e de sistemas.
Com relação a esses referenciais, podemos considerar que:
O ITIL é um padrão para o gerenciamento de serviços e infraestrutura de TI e por isso auxilia na identificação de vulnerabilidades.

Continue navegando