Buscar

Avaliação I Redação Individual Libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (86582)
Língua Brasileira de Sinais - Libras (MAT52)
Prova: 29411
QUESTÃO:
1. Caro(a) acadêmico(a), a partir dos estudos da Unidade 1 de nosso Caderno de Estudos, como avaliação, que deve ser feita individualmente, escreva uma redação tendo como tema: O PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO COM SURDOS.
RESPOSTA ESPERADA:
Os ouvintes alfabetizam-se pelo som, porém, as crianças surdas se alfabetizam pelo visual; elas precisam representar pela escrita sua fala, que é a língua de sinais, que possui características visuoespaciais, processam seus pensamentos através de sinais, passando a escrita para outra língua, em nosso caso, o português.
A compreensão da leitura não é uma tarefa fácil para o educando surdo, embora não apresente dificuldade para codificar os símbolos gráficos; a dificuldade se apresenta quando não consegue atribuir sentido ao que lê, por falta de significado ao signo. No exercício de produzir a leitura, é como se o surdo lesse um parágrafo e aparecessem várias palavras em outra língua, ficando o texto sem sentido e compreensão.
O domínio insuficiente de vocabulário, tanto da primeira como da segunda língua, configura-se a maior dificuldade da escrita e da leitura do educando surdo.
A prática pedagógica do professor se apresenta como fundamental para a compreensão textual do aluno, assim como no trabalho com os ouvintes. É muito importante que os vocábulos não sejam trabalhados de forma solta, descontextualizada, fragmentada, pois é necessária uma ação docente integrada e contextualizada para auxiliar o educando a ter a compreensão do contexto.

Outros materiais