Buscar

Redação Individual Psicologia da Educação e Aprendizagem Prova 1

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (88347)
Psicologia da Educação e Aprendizagem (PSI15)
Prova: 31586
QUESTÃO:
1. A aprendizagem não é um comportamento inato ou natural, mas historicamente determinado, sendo entendida como 'apropriação' da cultura. A partir do estudo da Unidade 1 de nosso Caderno de Estudos, como Avaliação, que deverá ser feita individualmente, escreva uma Redação tendo como temática: RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL.
RESPOSTA ESPERADA:
A aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece. Para que a criança aprenda ela necessitará interagir com outros seres humanos, especialmente com os adultos e com outras crianças mais experientes. Nas inúmeras interações em que se envolve desde o nascimento, a criança vai gradativamente ampliando suas formas de lidar com o mundo e vai construindo significados para as suas ações e para as experiências que vive. Aprender exige um processo de significação de cada uma das experiências. Nesse sentido, o professor tem papel fundamental, como mediador do processo ensino-aprendizagem. Para ser mediador é necessário ter se apropriado do conhecimento em questão.
O professor deve incidir, ao medir a aprendizagem, diretamente na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). A ZDP, esboçada por Vygotsky, é a distância entre o que o sujeito é capz de fazer de forma autônoma (nível de desenvolvimento real) e aquilo que ela realiza em colaboração com outros elementos de seu grupo social (nível de desenvolvimento potencial).
O aprendizado é o responsável por criar a ADP, na medida em que, em interação com outras pessoas, a criança é capaz de colocar em movimento vários processos de desenvolvimento que, sem ajuda externa, seriam impossíveis de ocorrer.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes