Buscar

AV TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: EDO1402_EDO_NF_201202016057 » TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: NF
	
	Professor:
	ANDREA QUINTELLA BEZERRA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,0 de 10,0  Nota do Trab.:    Nota de Partic.:  Data: 29/11/2016 12:27:58
	
	 1a Questão (Ref.: 201202680760)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	É correto afirmar sobre a importância do Orçamento na Administração:
		
	
	Orçamento é mais importante na administração de empresas do que na administração pública.
	
	Orçamento é algo que é pertinente somente aos gestores da área financeira
	
	Orçamento não deve ser utilizado como ferramenta de planejamento.
	 
	Orçamento é sempre uma "camisa de força" que limita a ação de todos os gestores.
	 
	Orçamento é uma importante ferramenta de planejamento que deve ser usada pelos administradores.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202257062)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	¿O conhecimento explícito é aquele que pode ser armazenado, por exemplo, em documentos, manuais, bancos de dados ou em outras mídias¿. Escolha a resposta que exemplifica o conceito de conhecimento explícito:
		
	 
	É o conhecimento que pode ser processado, armazenado e transmitido em textos, livros, apostilas e por computadores, mídias, onde posteriormente poderá ser difundido pelos seus desenvolvedores.
	
	É a parte técnica do esporte apreendida pelo atleta, se considerada a ¿habilidade¿ natural (o ¿saber fazer¿) que o diferencia dos outros, mas que ele não conseguiria ensinar para outra pessoa, pois é algo difícil de ser expresso,
	
	Ele pode ser extraído da cabeça das pessoas, dos processos, dos departamentos, e manualizado em prol da empresa.
	
	É um conjunto de práticas que procuram gerenciar as circunstâncias que o conhecimento precisa para prosperar na organização.
	
	O conhecimento explicito é o maior desafio das organizações, transformar o conhecimento tácito em explícito, e conseqüentemente manualizá-lo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202251035)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Muitas empresas decidem utilizar os serviços de outras empresas ou de profissionais autônomos naquelas tarefas que não são a atividade central do negócio. Por que a adoção desta medida pode ser vantajosa para a empresa?
		
	
	Será preciso pagar encargos sociais para profissionais autônomos caso não haja terceirização.
	 
	O empreendedor e seus funcionários passam a se preocupar apenas com aquelas tarefas principais e conseguem dedicar mais tempo para pensar em estratégias, tomar decisões e definir rumos.
	
	Tocar o trabalho do dia-a-dia, sem se preocupar com o futuro.
	
	A maioria das empresas ou profissionais que prestam serviços não são especializados, o que torna o custo mais barato.
	
	Algumas das tarefas serão realizadas por empresas ou profissionais de fora, sem qualquer vínculo com sua empresa.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202251019)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Que fatores devem ser analisados e que pesam na escolha do ramo de atividade de um novo negócio?
		
	
	Capacidade empreendedora dos concorrentes.
	 
	Experiência no ramo de negócio, os fornecedores das matérias-primas, o público-alvo, capital disponível e local de instalação.
	
	Fazer a criatividade ser difundida na área de P&D das empresas.
	
	Rentabilidade do negócio, prazo de retorno do investimento e percentual de vendas a ser atingido no primeiro período.
	
	Necessidade de capital de giro para aquisição dos bens ativos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202256971)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	¿O conhecimento tácito é aquele disponível com pessoas e que não se encontra formalizado em meios concretos¿. Escolha a resposta que exemplifique o conceito de conhecimento tácito:
		
	
	A gestão do conhecimento tácito pode ser verificada na completa ausência de metodologias desenvolvidas especificamente para esse fim.
	 
	Um cozinheiro passa uma receita e por mais que ele tente explicar o prepara desta, falta alguma coisa, um toque especial e esse toque nem sempre consegue passar para outras pessoas.
	
	Pode ser a maneira como o indivíduo aprende a distinguir rostos e vozes, ou um determinado conceito, produto dentro da empresa.
	
	Os funcionários são os que recebm os conceitos, idéias, relacionamentos, enfim o conhecimento da empresa, de seus processos e produtos dentro de suas mentes
	
	É a maneira como se prepara a transferência do conhecimento em qualquer ambiente, universidade, empresa.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202814977)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Ministério do Meio Ambiente, em junho de 2009, lançou a campanha para o consumo consciente de sacolas plásticas, que já atingem, aproximadamente, o número de 2 bilhões por ano no Brasil. Veja o slogan desta campanha: SACO É UM SACO. PRA CIDADE, PRO PLANETA, PRO FUTURO, PRA VOCÊ.? O possível êxito desta campanha ocorrerá porque: I. se cumpriu a meta de emissão de gás zero carbônico estabelecida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, revertendo o atual quadro de elevação das médias térmicas globais. II. deixaram de ser empregados, na confecção das sacolas plásticas, materiais oxidobiodegra-dáveis e os chamados bioplásticos que sob certas condições de luz e calor, se fragmentam. III. foram adotadas, por parcelas da sociedade brasileira, ações comprometidas com a mudanças em seu modo de produção e consumo, atendendo aos objetivos preconizados pela sustentabilidade. IV. houve redução tanto no quantitativo de sacolas plásticas descartadas indiscriminadamente no ambiente, como também no tempo de decomposição de resíduos acumulados em lixões e aterros sanitários. Estão corretas somente as afirmativas
		
	 
	III e IV
	
	II e III
	
	I e III
	
	I e II.
	
	II e IV
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202785962)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Muitas empresas brasileiras têm tentado exportar os seus produtos. No entanto, a exportação pode requerer que estes sejam adaptados. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo. Produtos importados sempre devem ser analisados à luz da cultura local. "PORQUE" A decisão de compra é influenciada, entre outros fatores, pelos costumes e comportamento de um determinado grupo social, como por exemplo, a necessidade de um selo de HALAL (conformidade de atendimento as regras muçulmanas) para a exportação de carne para países Mulçumanos. Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
		
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	as duas afirmações são falsas
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202785952)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A democracia vem do o grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Em 1984, após 20 anos de Ditadura, iniciou-se a transição democrática no Governo brasileiro, onde o primeiro presidente civil, pelo processo de eleições indiretas, assumiu o cargo. E, desde então, tem sido almejada e discutida abertamente por políticos e pensadores brasileiros. No tocante a democracia avalie as afirmações seguintes. I. Sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. II. Esta participação pode ocorrer através de eleições, plebiscitos e referendos. Na democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestação de suas opiniões. III. A Democracia é o sistema (regime) de organização social mais eficiente para se cultivar e se praticar a liberdade de ação e de expressão. É correto o que se afirma em
		
	
	I, apenas.
	 
	I, II e III
	
	III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202785178)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A democraciaé o sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Esta participação pode ocorrer através de eleições, plebiscitos e referendos. Na democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestação de suas opiniões, sendo este a organização social mais eficiente para se cultivar e se praticar a liberdade de ação e de expressão. Já no caso da ditadura, chama-se a atenção pela imposição a obrigatoriedade de obediência de um líder, é considerado um regime político caracterizado oposto à democracia, podem existir regimes ditatoriais de líder único, como os regimes provenientes do Nazismo, do Fascismo, e do socialismo real, ou coletivos como os vários regimes militares que ocorreram na América Latina durante o século XX, no regime ditatorial a escolha dos governantes é feita por eles mesmos, sem necessidade de aprovação popular. A ditadura se caracteriza por um Ditador, uma pessoa que detém todo o poder e manda e desmanda como quer, e a população era obrigada a realizar tudo o que o Governo deseja sem reclamações e sem opiniões. No tocante a democracia é correto o que se afirma em: I. Podemos votar e nos candidatar. II. As pessoas são livres para escrever e comentar. III. As pessoas são perseguidas. IV. As pessoas possuem liberdade de expressão e manifestação V. Elas têm que obedecer às ordens e aos desejos do soberano da nação.
		
	 
	I, II e IV apenas.
	
	I, II e III
	 
	III e V apenas.
	
	I, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202785183)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Obter o sucesso da rede McDonald's Corporation, que é a maior cadeia mundial de restaurantes de fast food de hambúrguer, servindo cerca de 68 milhões de clientes por dia em 119 países através de 35 mil pontos de venda é o desejo de muitos empresários brasileiros. Ter uma marca internacionalmente conhecida pode requerer que seus produtos sejam adaptados para adequá-los a cultura do país que se pretende acessar. Sobre isso, analise as afirmativas:. (I) Produtos importados sempre devem ser analisados à luz da cultura local "PORQUE" (II) o mercado alvo (mercado que se pretende atingir) é influenciado pela cultura local. Como por exemplo, cita-se o fato de que o Mcdonald na India não vende hambúrgueres que são de carne bovina. Das mais de 270 lojas da rede situadas neste país onde a vaca é sagrada, algumas são até completamente vegetarianas. Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
		
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	as duas afirmações são falsas
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

Outros materiais

Outros materiais