Buscar

RESUMO - INTRODUÇÃO A PERIO I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMÃO – PERIODONTIA I
	Periodontia é a área da odontologia que estuda as estruturas ao redor do dente. Ao estudar a periodontia é preciso conhecer e classificar a mucosa oral, que se divide em: Mucosa de revestimento (mucosa que reveste a cavidade oral), mucosa especializada (dorso da língua) e mucosa mastigatória (gengiva e palato duro). O periodonto, como é chamado, podem ser subdividido em periodonto de proteção e sustentação. No periodonto de proteção temos a gengiva, no periodonto de sustentação temos o ligamento periodontal, o osso alveolar e o cemento radicular.
	Vamos começar pela gengiva:
	A gengiva é um tecido ceratinizado que recobre o osso alveolar e a raiz do dente, é formado por um tecido epitelial e adjacente uma lamina de tecido conjuntivo. São traçadas características macroscópicas e microscópicas para melhor compreensão:
	MACRO - Observa-se: Gengiva marginal ou livre, gengiva inserida e gengiva interpapilar.
	MICRO – Observa-se: Epitélio oral, epitélio do sulco gengival, epitélio juncional e inserção conjuntiva.
	
De acordo com o seu conhecimento, identifique as seguintes estruturas e depois classifique-as de acordo com as características.
(1)Epitélio oral (2)Epitélio do sulco gengival (3)Epitélio juncional (4)Inserção conjuntiva
( ) Não ceratinizado; sofre constante renovação, na direção da camada córnea para a camada basal (ápice-coroa).
( ) Protege as estruturas mais profundas; possui forte união das suas células constituintes; Troca seletiva com o meio; presença de projeções; diferenciação de ceratinócitos.
( ) Formada por um conjunto de fibras ligadas ao cemento, que garantem uma barreira protetora ao tecido. 
( ) Epitélio pavimentoso estratificado não ceratinizado; Invaginação do epitélio oral.
	As fibras gengivais são: Dentogengivais (liga o dente a gengiva), transeptais (liga um dente a outro) e semicirculares (circunda ao redor do dente, como um anel).
	Entre a papila gengival vestibular e lingual/palatina existe uma concavidade de epitélio não ceratinizado, chama-se área de col. Essa é uma área vulnerável, justamente por não ser ceratinizado. O formato da área de col depende da morfologia do elemento, tamanho da coroa e posição dentária.
	A união formada pelo epitélio do sulco, epitélio juncional e inserção conjuntiva se chama espaço biológico, que tem em média 3mm de profundidade.
	O periodonto de sustentação: Osso alveolar, cemento radicular e ligamento periodontal, tem como função dar suporte ao dente e sustenta-lo no alvéolo. 
O ligamento periodontal é formado por tecido conjuntivo frouxo; não mineralizado; rico em água para absorver as forças; Formado por fibras colágenas, cementoblastos, cementoclastos, osteoblastos e osteoclastos. As fibras são classificadas em grupos: Grupo da crista alveolar (evita extrusão do elemento e permite movimentos laterais), grupo obliquo (evita intrusão), grupo horizontal (permite movimentos de lateralidade) grupo apical (envolve o ápice e evita extrusão) e grupo interradicular (do cemento ao osso evita a extrusão). As fibras tem função física(manter o dente no alvéolo, proteger contra forças), sensitiva(garante transmissão nervosa de dor e pressão por meio das fibras nervosas), modeladora(sofre constante renovação) e nutritiva(irrigar as estruturas do ligamento periodontal, principalmente do cemento que não possui vascularização).
O cemento radicular tem como funções: selar os túbulos dentinários, vedamento apical, sustentar o elemento no alvéolo; Ele não é vascularizado; Possui poder de regeneração; As células presentes: cementoblastos, cementócitos e cementoclastos.
O osso alveolar é dividido em osso basal(projeção mais apical da maxila, não tem contato com o dente) e processo alveolar (onde o dente está inserido). Células presentes: osteócitos, osteoblastos, oesteoclastos e fibroblastos.
Quando se fala em patogenia das doenças periodontais, é importante observar que ela ocorre frente ao acumulo de biofilme, com isso, as bactérias presentes no meio irão sintetizar os restos alimentares e produzir enzimas que irão atuar sobre o periodonto, causando um processo inflamatório que desencadeará diversas características clínicas e histológicas de acordo com sua severidade, podendo evoluir para uma gengivite ou ainda uma periodontite. De acordo com a condição Histopatológica proposta por Page e Schoereder em 1976 e pela condição Clinica de Kinane e Lindhe em 1997 classificamos:
	Lesão Inicial
	Gengiva saudável
	Acumulo de biofilme de 2 a 4 dias; ocorre o aumento das vênulas e capilares.
	Lesão precoce
	Gengivite inicial
	7 dias de acumulo de biofilme; Destruição do colágeno; projeções no epitélio; presença de infiltrado inflamatório.
	Lesão estabelecida
	Gengivite crônica
	2 a 3 semanas de acumulo de biofilme; ulceração do epitélio; presença de plasmócitos.
	Lesão avançada
	Periodontite	
	Destruição das fibras colágenas; periodontite; destruição dos tecidos periodontais; grande quantidade de plasmócitos.
A gengivite  é uma inflamação apenas da gengiva, enquanto a periodontite também afeta os tecidos dos dentes e leva à reabsorção do osso alveolar, o que pode resultar na perda dentária. Vamos diferencia-las com a sondagem associada ao clínico. Na gengivite a gengiva encontra-se em vermelho vivo, edemaciada, sangramento espontâneo ou induzido, mas não tem bolsa. A partir do momento em que a sondagem acusar bolsa, diagnosticamos uma periodontite.
Como já foi falado, o principal fator das doenças periodontais é o acumulo de biofilme. Se for acima da gengiva SUPRAGENGIVAL (predomina gram+), se for abaixo da gengiva SUBGENGIVAL (Predomina gram – com bactérias anaeróbicas, sendo mais patogênica). Os fatores de acumulo podem ser primário ou secundários. Primarios: fatores de retenção de placa, fatores patogênicos, calculo, fatores traumatogenicos. Secundários: Tabagismo, desordens hormonais e hematológicas, infecções por hiv.
A formação de placa é na seguinte cronologia:
Formação da película adquirida: de 0 a 8 horas de acumulo
Aderencia e fixação bacteriana de 8 a 48 horas de acumulo
Maturação e colonização: 48horas a 3 semanas de acumulo.

Outros materiais