Buscar

Av2 de Nutrição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Tipo de Avaliação: AV2 de Nutrição
	
	 1a Questão (Ref.: 201507353083)
	sem. N/A: Composição dos alimentos
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	As vitaminas são classificadas em lipossolúveis e hidrossolúveis. Diante de uma dieta pobre em gordura e água, haverá uma deficiência vitamínica. Sendo assim, qual a importância do consumo de macro e micronutriente, respectivamente, para a absorção das vitaminas?
		
	
Resposta: Macro para absorver particulas maiores e micro para a absorção das partículas menores
	
Gabarito: As vitaminas lipossolúveis necessitam de gorduras (lipídios) para serem absorvidas pelo organismo, assim como, as hidrossolúveis requerem água.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507189560)
	sem. N/A: Biodisponibilidade do cálcio
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A biodisponibilidade de um nutriente ingerido está relacionada à eficiência com que esse nutriente é absorvido e convertido para sua forma ativa para ser aproveitado pelo organismo humano. Através do estudo da biodisponibilidade dos nutrientes pode-se observar que existem vários fatores que interferem na absorção e utilização dos nutrientes no organismo humano. Um desses fatores é a própria interação entre os nutrientes, que pode ser sinérgica ou antagônica. Com relação à prevenção da osteoporose e biodisponibilidade do cálcio no organismo humano, comente sobre um fator dietético que age de forma sinérgica e um fator dietético de age de forma antagônica ao cálcio.
		
	
Resposta: ...
	
Gabarito: Um exemplo de ação sinérgica é a forma ativa da vitamina D (calcitriol) que atua na absorção intestinal do cálcio. O calcitriol é imprescindível para a absorção intestinal de cálcio, ou seja, sem o calcitriol o cálcio não é transportado para dentro do enterócito. Além disso, osteoblastos (células responsáveis pela formação óssea) possuem receptores para o calcitriol. Dessa forma, a forma ativa da vitamina D ajuda na formação da matriz inorgânica óssea, ou seja, os cristais de hidroxiapatita.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506658423)
	2a sem.: composição de alimentos
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Quais são as unidades básicas fundamentais das proteínas?
		
	
	Aminoácidos.
	
	Maltose.
	
	Glicose.
	
	Ácidos carboxílicos.
	
	Ácidos graxos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506781312)
	3a sem.: educação nutricional
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Leia o fragmento do artigo: Projeto "a escola promovendo hábitos alimentares saudáveis": comparação de duas estratégias de educação nutricional no Distrito Federal, Brasil (artigo disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732010000100005): O Projeto "A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis" existe no Distrito Federal desde 2001, com o objetivo de promover a alimentação saudável no ambiente escolar, testando metodologias e estratégias que possibilitem sua reprodutibilidade em outros locais e contextos, envolvendo escolas públicas e privadas de Ensino Infantil e Fundamental. O Projeto é vinculado ao Observatório de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília, o qual tem a promoção da alimentação saudável como uma de suas linhas de investigação. Analise as afirmativas: I A alimentação é a primeira aprendizagem social da criança e a imersão da criança em um contexto alimentar, inerente a cada cultura, irá influenciar nas escolhas alimentares. II A promoção de práticas alimentares saudáveis está inserida no contexto da adoção de estilos de vida saudáveis, componente importante da promoção da saúde, uma das diretrizes da atual Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). III A realização de oficinas de capacitação sobre educação nutricional para professores, como a realização direta de palestras e outras atividades pedagógicas para a comunidade escolar, são processos úteis de intervenção nutricional no âmbito escolar. IV A utilização de ações de educação nutricional para promover a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância é imprescindível, uma vez que estes são formados nesta fase da vida. Agora, assinale a opção CORRETA: 
		
	
	Todas as afirmativas estão corretas. 
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	
	Apenas as afirmativas II e III estão incorretas.
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506658419)
	5a sem.: DIETAS HOSPITALARES
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Uma paciente que recentemente realizou uma cirurgia de gastroplastia irá receber alta hospitalar com indicação de dieta líquida completa. Assinale a única alternativa que NÃO poderá entrar no cardápio da paciente:
		
	
	Água de coco.
	
	Purê de batata.
	
	Sopa liquidificada.
	
	Vitamina de banana.
	
	Gelatina.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201506705482)
	6a sem.: diabetes mellitus
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica que pode ser classificada em DM tipo I, DM tipo II e Diabetes gestacional. Leia as afirmativas sobre estes tipos:
 I - O DM tipo I resulta da destruição das células beta pancreáticas, geralmente ocasionando a deficiência absoluta de insulina.
 II - O DM tipo II resulta de graus variáveis de resistência à insulina e deficiência relativa da secreção de insulina. 
III - No Diabetes gestacional há diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto. 
IV - O diabetes tipo I se desenvolve mais tardiamente, após os 40 anos, e é comum em indivíduos obesos. 
Indique a opção CORRETA: 
		
	
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201506705551)
	7a sem.: DOENÇAS DO APARELHO LOCOMOTOR
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O enfermeiro deve conhecer todas as complicações que um paciente com artrite reumatoide pode desenvolver, a fim de tomar os cuidados necessários para minimizá-las. Sabendo que a desnutrição é comum, são fatores relacionados à desnutrição, em pacientes com artrite reumatoide, EXCETO: 
		
	
	Anorexia.
	
	Xerostomia.
	
	Hipertrofia das microvilosidades intestinais.
	
	Uso crônico de corticoides.
	
	Terapia farmacológica.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201506705667)
	8a sem.: NUTRIÇÃO MATERNO-INFANTIL
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O cuidado nutricional adequado da gestante diabética contribui para a redução do risco de ocorrência de complicações durante a gestação. Com relação a orientações nutricionais para gestantes diabéticas, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
		
	
	Deve-se estimular o consumo de alimentos fontes de Cromo, que aumenta a tolerância à glicose por aumentarem a sensibilidade insulínica. 
	
	Deve-se estimular o consumo de fibra solúvel, como a pectina, que melhoram o controle da glicose sanguínea, possivelmente por retardar o esvaziamento gástrico e aumentar o tempo de trânsito intestinal. 
	
	Deve-se desestimular o consumo de fibras, uma vez que estas causam desconforto as gestantes e não tem efeito sobre a glicemia.
	
	Deve-se estimular o consumo de alimentos fontes de Zinco que também é importante para a síntese da insulina. Suas Fontes alimentares incluem carnes, leite e derivados, nozes, feijões, fígado, cereais integrais, levedo de cerveja, gema de ovo.
	
	As refeições devem ser fracionadas em no mínimo 3 básicas (desjejum, almoço e jantar) e três intermediárias (colação, lanche e ceia).
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201506705971)
	9a sem.: NUTRIÇÃO NA ADOLESCÊNCIA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Campanhas de educaçãonutricional são fundamentais para minimizar a incidência de várias doenças. Como as ações da equipe de enfermagem estão ligadas à educação para a saúde, a equipe deverá orientar sobre a importância da alimentação, explicar os grupos de alimentos e suas funções no organismo, além de ressaltar as necessidades e recomendações nutricionais específicas para os adolescentes. O aumento nas necessidades nutricionais de vitaminas do complexo B na adolescência é justificado: 
		
	
	Pelo aumento na reabsorção óssea.
	
	Pela diminuição na taxa metabólica basal (TMB).
	
	Pelo aumento na atividade osteoclástica.
	
	Pela diminuição no metabolismo ósseo. 
	
	Pelo aumento nas necessidades energéticas. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201506781566)
	10a sem.: Universidades Abertas da Terceira Idade
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	As atividades desenvolvidas nas Universidades Abertas da Terceira Idade (UATI) vêm contribuindo muito para a melhoria do bem-estar físico, mental e social dos idosos. Nesse contexto, assinale a opção que NÃO representa um objetivo das UATI.
		
	
	Uma importante contribuição das UATI é a promoção do autocuidado em saúde e o envelhecer com qualidade. Nesse contexto, os profissionais de saúde devem ser capazes de avaliar o paciente como um todo, ou seja, de forma holística.
	
	A ressignificação do cotidiano para o idoso é fundamental. Bem-estar, felicidade, amor, prazer, realização pessoal, são alguns ingredientes fundamentais para viver uma longa vida de forma plena.
	
	O idoso que é inserido em atividades de grupo pode ter como resultado a troca de experiências e a socialização, o crescimento pessoal, a motivação, o apoio social, a melhora da autoestima e o sentimento de produtividade.
	
	As intervenções em saúde realizadas pelos profissionais da saúde das equipes multiprofissionais nas UATI devem considerar, entre outros aspectos, as relações da vida cotidiana entre os idosos, ou seja, seus afetos, medos, incertezas, sexualidade e outros.
	
	As UATI vêm contribuindo para a prescrição de suplementos nutricionais para todos os idosos que participam das atividades levando em conta todas as alterações fisiológicas que acompanham o processo de envelhecimento.
	
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Outros materiais