Buscar

Av2 introdução a administração 2016.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201506010512)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A departamentalização permite simplificar o trabalho do administrador, aumentando a sua eficácia e a eficiência da administração. Você pode diferenciar o critério de departamentalização funcional do critério de departamentalização por produto?
		
	
	
Gabarito: Departamentalização Funcional é o critério de departamentalização mais utilizado para agrupar pessoas, recursos e tarefas em departamentos (setores) de acordo coma a função organizacional desempenhada, enquanto que Departamentalização por produto segue o critério de agrupamento de tarefas em unidades organizacionais responsáveis por tipos ou linhas de produtos ou serviços da organização.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506356087)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo o professor de administração, Idalberto Chiavenato, o que faz com que as empresas sejam bem sucedidas no mercado atual não é a tecnologia, os recursos financeiros e crédito na praça e sim as pessoas que nelas trabalham, especialmente, o capital intelectual. Neste respeito a área funcional de RH pode ajudar muito as organizações a se destacarem no mercado globalizado. Com base no conteúdo dado, que ferramenta específica da área de RH pode ser utilizada para alavancar o capital intelectual de uma organização e como esta funciona?
		
	
	
Gabarito: O treinamento e desenvolvimento de pessoas (T&D). Esta ferramenta atua em base individual, nas competências técnicas e comportamentais dos colaboradores, transformando potenciais talentos em verdadeiros talentos. No entanto, para que esta ferramenta seja efetiva, se faz necessário gerenciar muito bem as etapas do T&D, as quais são: Levantamento da necessidade de treinamento; elaboração de um programa de treinamento que atenda as necessidade da organização; implementação do programa e por fim e não menos importante, a avaliação de resultados.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506022018)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Administrar significa liderar pessoas e gerir recursos escassos e valiosos (tecnológicos, econômicos, financeiros, humanos, entre outros), visando a otimização da aplicação desses recursos para as organizações alcançarem seus objetivos. Para que as funções do administrador funcionem na prática e proporcionem resultados eficientes, eficazes e efetivos, o administrador deve possuir habilidades:
		
	
	HABILIDADE DE PLANEJAR, CENTRALIZAR E DELEGAR FUNÇÕES.
	 
	HABILIDADES TÉCNICAS, HUMANAS E CONCEITUAIS.
	
	HABILIDADE DE PLANEJAR, HABILIDADE HUMANA E CENTRALIZADORA.
	
	HABILIDADES TÉCNICAS, ESTRATÉGIA E AUTORITÁRIA.
	
	HABILIDADES TÉCNICAS, AUTORITÁRIA E CENTRALIZADORA.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506008923)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Sr. Paulino Duarte, proprietário de um restaurante especializado em alimentos naturais. Relata durante uma conversa informal com seu irmão/sócio, seu problema com a contratação de gerentes. Segundo o empresário, já realizou vários processos seletivos/contratação de gerentes, sem obter resultados contínuos de permanência do colaborador. Sua rotina de trabalho, está muito próxima das operações do restaurante, evidenciando a pouca disponibilidade para as questões estratégicas do seu negócio. Essa questão há muito tempo é geradora de preocupação do proprietário. Para o caso do Sr. Paulino Duarte, qual seria a melhor alternativa para estruturar a sua empresa?
		
	
	Contratar um estagiário para suprir as necessidades na área operacional do restaurante.
	 
	Definir um desenho organizacional que permita obter mais resultados na divisão de trabalho.
	
	Vender algumas cotas da sociedade do restaurante pra um investidor.
	 
	Contratar um gerente com experiência em estratégias de negócios.
	
	Associar ao outro restaurante que já apresente uma estrutura organizacional produtiva.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505807326)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Função administrativa responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa. Este é o conceito de:
		
	
	Controle.
	
	Estratégia.
	
	Planejamento.
	 
	Direção.
	
	Organização.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201506364081)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Controle é o processo que busca garantir o alcance eficaz e eficiente da missão e dos objetivos organizacionais. Constitui uma atividade cíclica e contínua e envolve quatro fases sequenciais. Dentre as afirmativas a seguir, identifique aquela que contém as fases na ordem correta.
		
	
	Tomada de ação corretiva para ajustar o desempenho atual ao desempenho desejado; Comparação do desempenho atual com o desempenho esperado ;Estabelecimento dos padrões que deverão nortear o processo e Mensuração do desempenho a ser controlado;
	
	Estabelecimento dos padrões que deverão nortear o processo; Comparação do desempenho atual com o desempenho esperado; Mensuração do desempenho a ser controlado e Tomada de ação corretiva para ajustar o desempenho atual ao desempenho desejado;
	 
	Estabelecimento dos padrões que deverão nortear o processo; Mensuração do desempenho a ser controlado; Comparação do desempenho atual com o desempenho esperado e Tomada de ação corretiva para ajustar o desempenho atual ao desempenho desejado.
	
	Mensuração do desempenho a ser controlado; Estabelecimento dos padrões que deverão nortear o processo; Comparação do desempenho atual com o desempenho esperado e Tomada de ação corretiva para ajustar o desempenho atual ao desempenho desejado;
	
	Comparação do desempenho atual com o desempenho esperado; Estabelecimento dos padrões que deverão nortear o processo; Mensuração do desempenho a ser controlado e Tomada de ação corretiva para ajustar o desempenho atual ao desempenho desejado;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201506010792)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O gerente de operações é responsável por formular uma estratégia de operações coerente com os objetivos da organização. Além disso, tem por função decidir quanto:
I - Á localização da área produtiva.
II - A capacidade de produção.
III - O layout das instalações. Com base nas afirmações acima, podemos concluir:
		
	
	somente as afirmações I e III são verdadeiras
	
	somente as afirmações I e II são verdadeiras
	
	somente as afirmações II e III são verdadeiras
	 
	todas as afirmações são verdadeiras
	
	somente a afirmação II é verdadeira
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201506348750)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Estudamos em Marketing que durante o ciclo de vida dos produtos suas  vendas  atravessam  diferentes estágios. Se um determinado produto oferecido por uma organização apresenta uma melhoria substancial nos lucros podemos dizer que ele se encontra em um dos estágios a seguir: introdução, concepção, crescimento. maturidade e declínio.   Sendo assim assinale a alternativa que defina o estágio, que este produto com as caracteristicas citadas acima, se encontra de acordo com o seu ciclo de vida.
		
	
	Introduçāo
	
	Concepção
	 
	Crescimento
	
	Declínio
	
	Maturidade
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201506353236)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na atualidade , o avanço e a velocidade do conhecimento científico sinaliza um fato jamais observado pela humanidade . A empresa , como um ser social, vive e sofre as consequências desse momento, identificado com a "era do conhecimento". Entre os fatores externos que influenciam a adoção de políticas empresariais neste momento , pode-se citar como exemplo:
		
	
	Economia e Infraestrutura Interna.
	
	Faixa etária e Localização da empresa das filiais .
	
	Treinamento e Remuneração Adequada.
	
	Legislação e Sustentabilidade Econômica.
	 
	Globalização e Tecnologia.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201506016829)
	Pontos: 0,0  / 1,0Sua função é supervisionar as atividades de contabilidade e auditoria da organização. Esta atividade cuida da preparação de relatórios gerenciais internos, de demonstrações financeiras e da administração de assuntos fiscais. Este conceito refere-se a:
		
	
	auditoria financeira.
	
	finanças.
	
	auditoria contábil.
	 
	controladoria.
	 
	economia.

Outros materiais