Buscar

Cederj AD2 Movimento Social e Educação - MSE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

a)
Para que haja melhorias no ensino fundamental, será necessária a atuação dos vereadores da cidade em consonância com o poder executivo municipal, pois o dever dos vereadores é elaborar projetos de lei municipais e fiscalizar a execução dos serviços feitos pela prefeitura do município. 
Dentre esses serviços, é de responsabilidade da prefeitura cuidar do ensino fundamental de sua região, para isso, precisa analisar os projetos de lei produzidos pelos representantes do povo e, caso sejam aprovados, os recursos oriundos dos impostos e repasses do estado e da união, serão implantados nesses programas e projetos. Vale lembrar, que é de suma importância à presença dos deputados estadual e federal, para representar o cidadão na Câmara dos Deputados, tanto nas esferas estadual e federal, essas entidades políticas, têm por função fiscalizar atos do Poder Executivo.
Mediante a toda essa estrutura organizada e politizada, nota-se que atualmente há algumas divergências em relação à gestão publica no município do Rio, como repasses de verbas públicas para a educação e melhorias no sistema educacional, que não atendem a demanda de maneira adequada, os professores são mal remunerados, as estruturas básicas de trabalho para o corpo docente são precárias, os alunos muitas vezes não têm alimentação adequada, as escolas estão sem reformas ou com obras inacabadas. Para que o sistema político educacional possa ter literalmente resultados positivos na rede de ensino fundamental, é preciso um modelo de gestão humanizado e imparcial.
b)
Analisando pelo ponto de vista coletivo social, essas pessoas não se organizam coletivamente com um proposito social para reivindicar seus direitos garantidos pela constituição, por falta de um representante líder, com objetivo de engendrar em seu grupo a importância da ação social organizada, por meio do intelecto e não da força, com objetivo de buscar melhorias na gestão pública para sua região. Esse aspecto é observado pelo fato dessas pessoas apenas trazer o caso a tona, mas não agirem coletivamente contra as evidências.

Outros materiais