Buscar

TÓPICOS EM LIBRAS, SURDEZ E INCLUSÃO AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aluno: 201307088139 - THIAGO LIMA DA SILVA
	Professor:
	KELES FIRMINA ROSA SOARES
	Turma: 9037/BK
	Nota da Prova: 7,5 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 07/12/2016 19:57:10
	
	 1a Questão (Ref.: 201307938880)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Segundo o modelo gerativista (Chomsky, 1984), as línguas de sinais e as línguas orais possuem uma gramática universal, ou seja, todos os idiomas comportam uma estrutura profunda, princípios comuns, que vão se transformando por meio de regras particulares na superfície dos enunciados, das orações, das sentenças. A exemplo disso, todas as línguas constroem frases, as quais requerem sujeitos e predicados nas sentenças, porém os seus núcleos são marcados de forma específica, a saber, em português os verbos podem ser conjugados, em LIBRAS os verbos se apresentam sempre no infinitivo. Sustentando-se nessa concepção, explicite as principais diferenças entre a LIBRAS e a língua portuguesa.
 
 
 
 
 
		
	
Resposta: Se utiliza muito na linguagem de Libras a configuração das mãos,ponto de articulação,orientação, expressão facial e na lingua portuguesa as palavras demonstrada são escritas com sua partes conjucões e acentuação correta.
	
Gabarito:
A LIBRAS é uma língua de modalidade viso-espacial, baseada nas experiências visuais das comunidades surdas, mediante as interações culturais surdas, sendo a primeira língua dos surdos brasileiros. Estrutura as frases e sentenças em uma sintaxe espacial. Seu plano fonológico é constituído por 5 parâmetros (Configuração de mãos, Orientação, Ponto de Articulação, Movimento, Expressões Faciais e Corporais), não tem marcação de gênero nem escrita, ou seja, é uma língua ágrafa. Para os ouvintes é uma segunda língua.  A língua portuguesa é um língua de modalidade oral-auditiva, o seu plano fonológico é constituído de sons e letras. A formação das frases e sentenças segue uma sintaxe linear, uma palavra após a outra. Para os ouvintes brasileiros é a primeira língua, enquanto para os surdos brasileiros é a segunda língua. O gênero é marcado e a escrita é alfabética.
 
 
 
 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307929003)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A língua é um constante processo de interação mediado pelo diálogo - e não apenas como um sistema autônomo. A língua provê todos os elementos necessários para que possa ser utilizada em situações objetivas e subjetivas. Segundo Pizzio, Rezende e Quadros (2009), as expressões faciais também fazem parte da comunicação em LIBRAS e exercem um papel fundamental na construção dos discursos, e são divididas em dois grupos: expressões faciais afetivas e gramaticais. Discorra sobre: a) a obrigatoriedade do uso de expressões faciais gramaticais; b) a relevância das expressões faciais afetivas na conversação; c) os tipos de frases indicadas pelas expressões faciais.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: a) As expressões faciais gramaticais são exclusivas das línguas de sinais e estão relacionadas a certas estruturas específicas, sendo elementos formativos da LIBRAS; b) as expressões faciais afetivas são utilizadas para expressar sentimentos (alegria, tristeza, raiva, etc.) e não são exclusivas das línguas de sinais, mas são indispensáveis nessa língua.; c) as expressões faciais são responsáveis por indicar determinados tipos de construções, como sentenças negativas, interrogativas, afirmativas, condicionais, relativas, construções com tópico e com foco.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307707162)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A palavra apresentada em datilologia, abaixo, corresponde ao nome de:
		
	
	Uma marca de carro
	
	Uma comida
	
	Um animal
	
	Um lugar
	 
	Uma cor
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307331481)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As relações familiares são de extrema importância para o nosso desenvolvimento psicossocial. No caso de surdos filhos de pais surdos, há uma cultura a partir dessa relação familiar, assinale a alternativa que corresponda ao que acontece nesta situação:
		
	
	Provoca um desespero, pois a criança precisará de cuidados especiais.
	
	Provoca a exclusão familiar e a necessidade de adoção medidas de inclusão familiar.
	
	Provoca uma rejeição, por ser uma criança deficiente.
	 
	Provoca a aquisição natural da LIBRAS e relações intrafamiliar mais plena.
	
	Provoca uma corrida à escola, para que a criança aprenda LIBRAS o mais rápido possível.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307335081)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As comunidades surdas por todo o mundo protagonizam fatos que podemos classificar como sociolinguísticos por natureza. A existência das Comunidades Surdas pode ser explicada como: (adaptada da questão 31, do concurso público da UFRJ de 2009)
		
	
	Deficiência segregadora que acarreta a inibição e o isolamento social levando aos sujeitos surdos que participam de associações de surdos a viverem em guetos.
	
	Aspectos patológico sque provocam limitações no nível das relações pessoais e problemas linguísticos, impedindo os surdos de apreenderem uma língua.
	 
	Fenômeno cultural onde se concentram as relações sociais, emocionais e intelectuais, porque tratam de questões em que a língua serve como marca de identidade pessoal e de grupo.
	
	Má formação do indivíduo tendo como principal conseqüência a incapacidade para a socialização e dificuldade de aprendizagem na idade escolar.
	
	Doença irreversível e incapacitante, pois afeta a capacidade cognitiva dos indivíduos, impede os surdos a tirarem carteira de motorista.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307717299)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O conceito mais comum sobre o adjetivo é que é uma categoria gramatical cuja palavra caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, estado, condição. Na LIBRAS, além dessa definição, o adjetivo tem três características peculiares em sua estrutura. Assinale a ÚNICA alternativa correta que evidencia esses aspectos dos adjetivo da LIBRAS:
		
	
	Assim como na língua portuguesa há concordância de gênero e número, não são fundamentais para a formação de classificadores descritivos, assumindo de maneira icônica a qualidade/forma de um objeto. São posicionados na frase logo após o verbo.
	 
	Não há concordância em relação ao gênero ou ao número. São fundamentais para a formação de classificadores descritivos, assumindo de maneira icônica a qualidade/forma de um objeto. São posicionados na frase logo após o substantivo.
	
	São posicionados no final da frase após os verbos, marcam os gêneros e flexionam em número.
	
	Flexionam em gênero, número e grau superlativo.
	
	Está dividido em adjetivos pátrios, adjetivos neutros e em locução adjetiva.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307337044)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A construção de frases em Libras é estruturada a partir de espaços visuais, ou seja, se utiliza do espaço para dar coerência e coesão às palavras que formam uma sentença. Assim, uma ordem recorrente é a organizada em tópico-comentário. Assinale a alternativa que exemplifica uma ordem tópico-comentário
		
	 
	Eu perder livro perder.
	 
	Comer banana, o macaco gosta.
	
	João não deu o livro a Maria.
	
	João gosta de Maria.
	
	Eu perdi o livro.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307707228)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os verbos sem concordância em LIBRAS também podem ser conhecidos como:
		
	 
	Verbos não-direcionais.
	
	Verbos espaciais.
	
	Verbos direcionais.
	
	Verbos visuais.
	
	Verbos manuais.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307337020)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao considerar a língua de sinais brasileira como língua natural ou como um sistema linguístico legítimo, Stokoe(1960) afirma que:
		
	
	A língua de sinais brasileira é incapaz de expressar conceitos abstratos.
	 
	A língua de sinais brasileira compartilhauma série de características que lhes atribui caráter específico e a distingue dos demais sistemas de comunicação.
	
	A língua de sinais brasileira é uma patologia da linguagem.
	
	A língua de sinais brasileira é um sistema de comunicação com conteúdo restrito.
	
	A língua de sinais brasileira é uma representação mímica da linguagem
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307231222)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O poeta surdo Rimar Segala no vídeo disponível no Youtube apresenta um poema escrito em língua portuguesa, do qual destacamos o seguinte fragmento: "Escute, são minhas mãos que te falam..." Assim:
		
	
	Para o poeta a LIBRAS deveria ser abandonada para que ele oralizasse. Seu desejo de ouvir é tão grande que faz utopia entre ouvir e sinalizar.
	
	O poeta expressa o desejo de ser oralizado.Isso está claro quando uso o termo "escute" que é parte perceptível das línguas de modalidade oral auditiva.
	
	O poeta é indignado por ser surdo.Na verdade ele queria ouvir, ao invés de nos perguntar se podemos escutar o que ele diz.
	 
	O poeta nos desafia a entender a língua de sinais, que é de modalidade visual manual, para que possamos ter uma comunicação linguística comum, assim ele mostra o quanto a LIBRAS é essencialmente importante para ele; sua língua natural. Seu estilo de vida.
	
	O poeta exagera na importância da LIBRAS na vida dele. Porque a LIBRAS é uma linguagem , logo ele pode buscar outros meios de comunicação.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes