Buscar

Banner Calibração de Sistemas de Medição GT 16

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Conforme os equipamentos ou instrumentos de medições que irão sendo utilizados, eles acabam sendo desregulados, isto faz com que precisam ser calibrados para um resultado mais confiável e preciso.
INTRODUÇÃO
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da calibração de sistemas de medições, ou seja, para determinados tipos de equipamentos ou instrumentos de medições, para que não haja algum erro em objetos que irão ser dimensionados e medidos, de acordo com suas especificações.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Primeiramente oque é uma calibração: è um conjunto de processos que estabelecem uma relação entre dados fornecidos por um instrumento de medição representada por uma medida de um material de referência, e os dados correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões.
A grande maioria dos sistemas de medições devem ser calibrados com o passar do tempo, pois erros aparecem ao decorrem do uso, a qualidade dos resultados são afetados e a medição influencia diretamente na incerteza.
Com o resultado da calibração, obtém-se as correções a serem aplicadas no SM (sistema de medições), junto com a seguinte incerteza de medições associada a está correção.
Junto com a calibração vem a verificação, o ajuste e a regulagem.
A Verificação é uma calibração mais simplificada, onde visa testar um sistema de medição, para analisar se está em conformidade com uma dada especificação.
O Ajuste é feito quando um sistema de medição não está em conformidade com os padrões de comportamento esperados. O ajuste pode ser automático, semi automático ou manual. 
A Regulagem também é feita quando o sistema de medição não está em conformidade com os padrões de comportamento esperados. É necessário ser feito para coincidir, o valor indicado com o valor correspondente do mensurado submetido.
O método de calibração direta é a comparação da indicação de um padrão com a indicação do instrumento.
O método de calibração indireta é a comparação entre o SMP e o SMC.
CONCLUSÕES
Com a calibração de equipamentos e instrumentos de medições obtemos melhores resultados na produções de peças, ou objetos que irão ser produzidos, fazendo com que não haja perda de produtos e assim diminuindo os custos, aumentando a qualidade, a durabilidade e a manufatura de produção. Também aumentando os níveis de confiabilidade nas suas medições.
FIGURA 1: Instrumentos de medições.
FONTE: SHIMATOOLS, 2013
REFERÊNCIAS
Albertazzi, Armando. –FUNDAMENTOS DA METROLOGIA CIENTÍFICA E INDUSTRIAL – UFSC Florianópolis. Santa Catarina, 2002
CNI. –METROLOGIA, Conhecendo e aplicando na sua empresa – Confederação Nacional da Indústria, 2002
CALIBRAÇÃO DE SISTEMAS DE MEDIÇÕES – GT 16
NICK JACOBI; STEVEN BOUWMAN;
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
ORIENTADOR DA DISCIPLINA DE METROLOGIA –UTP
PROFESSOR PAULO LAGOS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes