Buscar

ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM AV1

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		 
	
	
	Fechar
	 
	 
	
		
	
	Disciplina:  ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM
	Avaliação:  SDE0120_AV1_201401342078      Data: 10/10/2015 11:11:29 (A)      Critério: AV1
	Aluno: 201401342078 - ESTANISLAU FERREIRA BIE SEGUNDO
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0      Nota de Partic.: 2
	
	 1a Questão (Ref.: 710031)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao longo dos séculos, com o progresso do conhecimento, houve uma organização do trabalho e, assim, surgiram as profissões. Desde os tempos mais remotos, o homem desenvolveu suas atividades.
		
	
	Em função das necessidades pessoais.
	
	Em função de necessidades individuais.
	
	Em função de necessidades religiosas.
	
	Em função de necessidades sociais e indviduais.
	 
	Em função das necessidades sociais.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 614306)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Consiste em estar sempre focando os nossos atos e pensamentos no Evangelho, seguindo-o com todo o nosso fervor, de toda a nossa alma, com toda a força do nosso ser, fazendo ao próximo o que gostaríamos que nos fizessem. Desta forma consiste na Lei:
		
	
	Lei Jurídica - lei que trata de todas as coisas que amparam o crescimento espiritual do homem conduzindo-lhe à individualidade.
	
	Lei Natural e Jurídica - é uma fração da ordem moral, consequentemente um meio a serviço do homem
	 
	Lei Natural - é uma fração da ordem moral, consequentemente um meio a serviço do homem
	
	Lei Natural e Jurídica - lei que trata de todas as coisas que amparam o crescimento espiritual do homem conduzindo-lhe à perfeição.
	 
	Lei Natural - lei que trata de todas as coisas que amparam o crescimento espiritual do homem conduzindo-lhe à perfeição.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 245474)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Seguem algumas informações sobre as quatro principais entidades de classe da área da enfermagem. Identifique e marque a competencia correspondente a ABEn:
		
	
	É um orgão de entidade trabalhista, social, de luta em defesa e representação legal da classe
	 
	É uma entidade disciplinadora do exercício profissional da enfermagem de âmbito nacional
	
	É um orgão executivo de âmbito regional e atua na fiscalização do exercício profissional da enfermagem
	 
	É uma entidade com finalidade cultural e cientifica da enfermagem
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 174605)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O profissional de enfermagem pode recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica, nas seguintes situações, EXCETO:
		
	
	c) No caso de identificação de erro ou ilegibilidade;
	 
	d) Por não concordar com o tratamento prescrito
	
	b) Quando não conste o número de registro do profissional do responsável;
	
	e) Em casos de extrema urgência
	
	a) Quando não conste a assinatura do responsável;
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 188043)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração anecessidade e o direito de assistência em enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõe que os trabalhadores de enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos e danos e acessível a toda população. O presente Código teve como referência os postulados da Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada pela Assembléia Geral das Nações Unidas (1948) e adotada pela Convenção de Genebra da Cruz Vermelha (1949), contidos no Código de Ética do Conselho Internacional de Enfermeiros (1953) e no Código de Ética da Associação Brasileira de Enfermagem (1975). Teve como referência, ainda, o Código de Deontologia de Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (1976), o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (1993) e as Normas Internacionais e Nacionais sobre Pesquisa em Seres Humanos [Declaração Helsinque (1964), revista em Tóquio (1975), em Veneza (1983), em Hong Kong (1989) e em Sommerset West (1996) e a Resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde (1996).Dos princípios fundamentais. Mediante ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Marque a opção correta que caracteriza os Princípios Fundamentais estabelecidos no Código de Ética de Enfermagem.
		
	
	Nenhuma alternativa acima contempla o código de Ética dos profissionais de enfermagem
	
	O profissional de enfermagem não participa, como integrante da equipe de saúde, dasações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas,participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa.
	
	O profissional de enfermagem não respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões
	
	O profissional de enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da Imprudência.
	 
	A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida dapessoa, família e coletividade. O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 186450)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segredo profissional - Crime contra a inviolabilidade dos segredos, consistente em revelar alguém, sem justa causa, fato de conhecimento restrito a reduzido número de pessoas, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, desde que da revelação possa resultar dano a outrem. Vide divulgação de segredo. Violação de segredo profissional - Crime contra a inviolabilidade dos segredos (pessoa) consistente em revelar a alguém, sem justa causa, fato conhecido de número restrito de pessoas, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem.A Inobservância do Segredo Profissional pela equipe de enfermagem diz respeito a assuntos.(Artigo 29 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem), Marque a opção correta.
		
	
	Crime contra a inviolabilidade dos segredos e da coletividade
	
	Relativos aos serviços e equipamentos utilizados para a assistência de enfermagem
	 
	Relacionados com os pacientes e seu estado de saúde
	
	Relacionados com os pacientes em seus domicílios e na comunidade
	
	Relacionados com o paciente e a Instituição, em razão do próprio trabalho.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 187940)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Relativamente às situações limite do segredo profissional por nós colocadas, podemos constatar que em relação à situação limite do segredo profissional, em que uma parturiente VIH-positivo pede à equipa de enfermagem para não divulgar ao marido que é seropositiva, pois contraiu o vírus com o anterior companheiro, a maioria dos enfermeiros entende que não se deve divulgar ao marido, pois está em causa, uma quebra de segredo profissional. Em relação, à situações limite de uma mulher que se dirige ao serviço de urgência e demonstra marcas evidentes de ter sofrido agressões físicas, e confessa que foi agredida pelo marido, mas que não pretende efectuar queixa, e pede ao profissional de enfermagem para não o fazer. O enfermeiro, é obrigado a guardar o segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercício pleno de sua profissão, assume o dever de: O enfermeiro, é obrigado a guardar o segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercíciopleno de sua profissão, assume o dever de da humanização dos cuidados. Marque a opção correta abaixo, de acordo com o segredo profissional.
		
	 
	Abster-se de receber benefícios ou gratificações além das remunerações a que tenha direito; e manter seguro o segredo profissional uma vez que lhe foi revelado e que não venha prejudicar a outra pessoa.Assim, o profissional não deverá revelar o segredo que lhe foi confiado.
	
	Dos deveres para com a profissão Consciente de que a sua ação se repercute em toda a profissão, o enfermeiro assume o dever de revelar o segredo em qualquer circunstância, seja ela qual for a sua natureza.
	
	Manter no desempenho das suas atividades, em todas as circunstâncias, um padrão de conduta pessoal que dignifique a profissão ou para prejudicar o paciente/cliente.
	
	Integrar a equipa de saúde, em qualquer serviço em que trabalhe, colaborando, com a responsabilidade que lhe é própria, nas decisões sobre a promoção da saúde, a prevenção da doença, o tratamento e recuperação, promovendo a qualidade e dando valor para os serviços do hospital e não respeitando o seu cliente/pacinte.e Assim, revelando o segredo.
	
	Não ser solidário com os outros membros da profissão em ordem à elevação do nível profissional do enfermeiro, que constitui a revelação do segredo profissional.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 187945)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os enfermeiros informam as autoridades competentes que a mulher foi vítima de maus-tratos. Questionados acerca de uma criança que dá entrada no serviço de urgência com marcas evidentes de agressões físicas, e as pessoas que a acompanham negam qualquer agressão, o que se pode verificar, é que uma grande percentagem dos enfermeiros informam as autoridades competentes que a criança foi vítima de maus-tratos. Perante a situação limite do segredo profissional, em que um indivíduo que recorre ao serviço de urgência, com ferimentos, confessa que matou uma pessoa, e pede para não divulgar, a maioria dos enfermeiros informam as autoridades competentes que o indivíduo matou uma pessoa. Constatamos também que os enfermeiros do sexo masculino, com habilitações superiores (licenciatura), com mais habilitações profissionais, casados e que têm menos anos de profissão, consultam a ordem dos Enfermeiros previamente à quebra de sigilo profissional. Dos deveres para com outras profissões Como membro da equipa de saúde, o enfermeiro assume o dever de: Marque a opção correta abaixo sobre o segredo profissional.
		
	 
	Integrar a equipa de saúde, em qualquer serviço em que trabalhe, colaborando, com a responsabilidade que lhe é própria, nas decisões sobre a promoção da saúde, a prevenção da doença, o tratamento e recuperação, promovendo a qualidade dos serviços. Assim, mantendo em sigilo o segredo que lhe fora revelado.
	
	O enfermeiro não deve em hipótese alguma integrar a equipa de saúde, em qualquer serviço em que trabalhe, colaborando, com a responsabilidade que lhe é própria, nas decisões sobre a promoção da saúde, a prevenção da doença, o tratamento e recuperação, promovendo a qualidade dos serviços e revelando o segredo profissional.
	
	Trabalhar em articulação e complementaridade com alguns profissionais de saúde para a melhoria, e controle do segredo profissional.Assim, compartilhando com outro paciente o segredo profissional.
	
	Nenhuma das opções acima contemplam o segredo profissional.
	
	Atuar em diversas áreas de competência e reconhecer a especificidade das outras profissões de saúde, respeitando os limites impostos pela área de competência de cada uma delas.Assim, revelando o segredo.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 719358)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O profissional de saúde que geralmente é considerado pelo cliente/paciente como um profissional de confiança no compartilhamento de seus problemas e questões de ordem física, social, familiar, econômica e emocional é o:
		
	
	dentista.
	 
	enfermeiro.
	
	fisioterapeuta.
	
	médico.
	
	fonoaudiólogo.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 719363)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ______________________ deve ter sempre como foco principal os fatores de risco que influenciam o controle das patologias, ou seja, as mudanças no estilo de vida aos clientes/pacientes a serem tratados pelos profissionais de Enfermagem em seu exercício profissional, e do amparo ético na lei de nº 7.498/86.
		
	
	prescrição de enfermagem.
	
	avaliação em enfermagem.
	 
	consulta de enfermagem.
	
	rotinas de enfermagem.
	
	normas de enfermagem.
		
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes