Buscar

Atv Prat01 Diagramas de Casos de Uso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Exercícios de Aprendizagem
Objetivo: Construir o diagrama de use case na dimensão de alto nível
Situação 1:
A biblioteca de uma determinada faculdade presta o serviço de empréstimos de livros aos sócios previamente cadastrados a partir de sua identificação e do seu endereço. A biblioteca possui três tipos de sócios: Alunos, Professores e Funcionários da faculdade. Cada sócio da biblioteca pode emprestar ou reservar vários livros. Vários sócios podem reservar vários livros, contudo a entrega do livro será baseada na ordem em que a reserva foi pelo sócio, ou seja, quem reservou primeiro será atendido primeiro. Para cada empréstimo é anotada a identificação do sócio, a identificação do livro, a data de saída e a data de entrega numa ficha de controle. Caso o livro tenha sido entregue após a data de entrega é cobrada uma multa por dia de atraso.Cada livro é previamente catalogado, pela bibliotecária chefe, a partir de sua identificação, número de páginas, autor, categoria, editora, etc ... As operações de cadastro, empréstimo e reserva de um livro são realizadas por atendentes.
Situação 2:
Uma corretora cuja atividade comercial é voltada para o aluguel de imóveis deseja informatizar suas transações. Para tal foi realizado o seguinte levantamento:
A corretora mantém um controle da relação de seus Locadores através de uma ficha que contém os seguintes dados: CPF, RG, Nome, Endereço, Telefone. Cada locador está relacionado com ou mais Imóveis. Os dados relacionados com cada imóvel (Nome do Locador, Metragem, Localização, Qtde. de Quartos, Qtde. de Banheiros, Qtde. de Salas) são apontados em respectivas fichas.
Quando um indivíduo mostra o interesse em alugar um determinado imóvel, os seus dados (CPF, RG, Nome, Endereço, Telefone, Renda Mensal) são apontados numa respectiva ficha de Locatário. O processo de locação de um imóvel ocorre quando é emitido um contrato. Neste contrato consta os seguintes dados: Número do Contrato, Data de Início, Data de Término, Valor do Contrato, Índice de Multa do Pagamento em Atraso, Nome do Locador, RG do Locador, Nome do Locatário, RG do Locatário. 
No início de cada mês, a corretora emite os boletos de cobrança que serão entregues aos respectivos Locatários. Em cada boleto, consta os seguintes dados: Número do Contrato, Data de Vencimento, Nome do Locatário, Endereço do Imóvel, Valor do Aluguel.
Situação 3:
Uma clínica dentária pretende informatizar o controle de suas atividades, para tal ela contratou um analista de sistemas que realizou o seguinte levantamento de dados: O consultório realiza vários tipos de tratamento dentários, para cada tratamento é elaborado um custo que envolve os tipos materiais empregados e a qtde. de horas para realizar o tratamento. Para cada cliente do consultório é preenchida uma ficha que consta uma série de informações do cliente (CPF, Nome, Endereço, Telefone). A Clínica possui um procedimento de agendamento de consultas onde a partir do contato pessoal ou telefônico do cliente é agendada uma consulta numa determinada data/horário. Para cada tratamento realizado há um ficha de acompanhamento que registra o nome do cliente, o tipo de tratamento e as datas e o horários que o cliente vem realizando o tratamento. Após o término do tratamento, é emitida uma cobrança para o cliente. Ao final de cada dia é emitido um relatório dos tratamentos realizados. Ao final de cada mês é verificado quais os clientes que há mais de seis meses não compareçam a clínica. Para estes clientes é emitido uma mala direta convidando-os a agendar um consulta de rotina. 
�
Situação 4:
Um hotel pretende informatizar o controle de suas atividades. Para isso, devem ser levadas em consideração as informações:
Os quartos podem ser alugados no momento em que o hóspede chega ao hotel (desde que existam vagas) ou serem reservados via internet.
Caso seja a primeira vez que aluga quartos, ou seus dados tenham mudado, o hóspede deve ser cadastrado antes de finalizar o aluguel do quarto.
Além do aluguel do quarto, o hotel oferece diversos serviços, como restaurante, lavar e/ou passar roupas, etc. Obviamente, qualquer desses serviços, se solicitado, será cobrado na fatura final.
O hóspede pode também consumir os produtos contidos no frigobar, que também são cobrados pelo hotel.
As diárias vencem ao meio-dia. A política do hotel exige que as diárias sejam quitadas semanalmente. Quando o cliente for quitar a fatura, quitará não somente as diárias do(s) quarto(s) que alugou, mas também qualquer serviço que tenha solicitado e os itens consumidos no frigobar.
O hóspede, depois de quitar a fatura, pode permanecer no hotel ou encerrar sua estadia.
Quando for encerrar sua estadia, o hóspede deverá pagar quaisquer serviços e/ou diárias ainda não pagas.

Outros materiais