Buscar

AV 2 ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201401358743)
	1a sem.: Princípios e práticas em Orientação Educacional 
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Orientação Educacional passou por vários períodos, que podem ser sintetizados em: Período Implementar; Período Institucional; Período Transformador; Período Disciplinador; Período Questionador e Período Orientador. Conceitue o Período Questionador. 
		
	
Resposta: O periodo questionador se inicia nos anos de 1980 á 1990, Neste periodo o orientador discute suas praticas e valores, a questão do aluno trabalhador. emfim, sua realidade no meio social, em que esta inserido, neste periodo a pratica do orientador é voltada para a concepção de educação como ato politico.
	
Gabarito: 
No período questionador, o orientador discute suas práticas, seus valores, a questão do aluno trabalhador, enfim, a sua realidade no meio social; a prática da orientação volta-se para a concepção de educação como ato político. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401447825)
	sem. N/A: A Orientação Educacional e Formas Alternativas de Educação
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo Holtz (2006), o pedagogo, atualmente, como especialista da ciência da educação, é responsável por orientar o comportamento e a aprendizagem das pessoas visando à sua formação e transformação, atuando como mediador dos processos educativos em qualquer ambiente onde estes se dêem. Desta forma, quais são as formas alternativas de educação e onde se originaram?
		
	
Resposta: As formas alternativas de educação tem sua origem na decada de 1980, nos movimentos sociais , que inspirados em ideais democraticos promoveram praticas educativas populares em espaços variados e não exclusivamente na escola formal. As formas alternativas de educação constitui um compromisso do orientador engajado com o contexto que sua pratica efetiva, ela também exerce a função basica de ajuda, portanto, tal relação deve ocorrer independente da forma ou espaço onde ocorr.Deverá estar atenta as questoes das relaçoes pedagogicas, procurando compreender as aspirações coletivas e por fim estara cnvolvida com as questoes de valores sociais, podendo questionar e discutir o proprio papel da educação. Ele pode atuar em espaços variados e não exclisivamente na escola formal, pode atur em associações, escolas, igrejas, hospitais, Ongs entre outros.
	
Gabarito: As formas alternativas da educação são compreendidas como as atividades educativas desenvolvidas em estabelecimentos de ensino ou não, as quais possuem autonomia em sua organização e funcionamento. As formas alternativas de educação têm sua origem nos movimentos sociais, principalmente da década de 80, que inspirados em ideais democráticos promoveram práticas educativas populares em espaços variados e não exclusivamente na escola formal.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401340205)
	1a sem.: Princípios e práticas em Orientação Educacional 
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo Mírian Paura, a concepção de orientação educacional deve, hoje, estar comprometida com alguns aspectos, tais como:  
I - a realidade concreta da vida dos alunos, vendo-os como atores de sua própria história; 
II - a construção da rede de subjetividade que é tecida em diferentes momentos na escola e por ela; 
III - a responsabilidade do processo educacional na formação da cidadania, valorizando as questões do saber pensar, saber criar, saber agir e saber falar na prática pedagógica.
Marque a alternativa correta após a apreciação das proposições: 
		
	
	Somente a proposição III está correta.
	
	As proposições II e III estão corretas.
	
	As proposições I e II estão corretas.
	
	Todas as proposições estão corretas.
	
	Somente a proposição I está correta.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401931296)
	sem. N/A: Orientação Educacional e os desafios no contexto escolar
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O trabalho de Orientação está muito relacionado à Orientação Profissional no que diz respeito à própria orientação ao aluno à escolha de sua profissão ,com o reconhecimento dos seus interesses, aptidões ,assim como o reconhecimento das profissões que estão presente no mundo do trabalho. Nesse sentido, a Orientação Educacional deve colaborar nas escolas, junto aos alunos, para a:
		
	
	organização de eventos com diversas palestras , que indiquem as profissões mais necessárias no contexto atual e as possibilidades de salários.
	
	aplicação de testes vocacionais para conhecer os interesse, as aptidões e as expectativas dos alunos.
	
	discussão, informação e avaliação sobre os conceitos de trabalho, qualificação profissional, preparação para o trabalho, orientação profissional vocacional.
	
	exposição de apresentação das diferentes profissões existentes hoje no mercado de trabalho, apontando a formação devida a suas possibilidades no mercado de trabalho.
	
	realização de pesquisas para conhecer as profissões relacionadas ao contexto das novas tecnologias .
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401925310)
	sem. N/A: A orientação Educacional
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	As três definições abaixo são definições de Teorias que explicam os motivos do fracasso escolar. As mesmas apontam que o Fracasso escolar é: 1) devido às características individuais do aluno, sendo ele incapaz de adaptar-se à escola. 2) decorrente das influências de fatores extraescolares, levando o aluno a uma deficiência cultural. 3) motivado à desigualdade social exercida por condicionantes sociais. Marque a opção que apresenta, na ordem lógica, a Teoria de cada explicação. 
		
	
	Teoria do conhecimento- Teoria da Educação - Teoria social dos conteúdos 
	
	Teoria psicológica - Teoria da Educação - Teoria da pedagogia crítica
	
	Teoria psicológica - Teoria do conhecimento - Teoria crítico reprodutivista
	
	Teoria psicológica - Teoria da carência cultural - Teoria crítico reprodutivista
	
	Teoria da Educação - Teoria da carência cultural - Teoria crítico reprodutivista
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401770645)
	sem. N/A: PLANEJAMENTO EM
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O planejamento é um instrumento fundamental para a sistematização de ações significativas sobre uma determinada realidade, pois possibilita uma visão mais objetiva e integral quanto à real necessidade da execução da ação e a sua finalidade. O planejamento constitui-se numa estratégia para a superação do improviso.
Sobre alguns aspectos da organização do planejamento, leia os itens dados e, em seguida, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	 (   ) Estabelecimento de estados e situações futuras, desejados;
	
	(   ) Previsão de condições necessárias ao estabelecimento desses estados e situações;
	
	(   ) Análise de informações relevantes do presente e do passado. 
	
	 (   ) Objetivar o  estabelecimento de necessidades a serem atendidas.
	
	(  ) Determinação de uma linha de ação capaz de produzir os resultados desejados, de forma  minimizar os   meios e recursos disponíveis para alcançá-los.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401447900)
	sem. N/A: A Orientação Educacional e o Trabalho Integrado no Contexto Escolar
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A equipe ensino-aprendizagem, a coordenação e orientação, agindo de forma integrada, auxiliam a escola e o desenvolvimento do aluno, atendendo às necessidades dos mesmos e, também, o fornecimento de assistência ao professor no tocante ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para a garantia da eficácia do processo educativo. Para favorecer o trabalho integrado e integrador na escola cabe a equipe superar a tendência à fragmentação do trabalho, estar atenta e reagir às relações autoritárias, saindo, assim, da inércia e do comodismo, visando a uma educação libertadora, através da interação e participação. Assim devemos: 
		
	
	Respeitar a cultura da escola, os fundamentos, ideais e princípios comuns, sonhos, estabelece-se, dessa forma, o fio integradorde ações específicas e garante-se a sua articulação e interligação.
	
	Tomar posições e medidas unilaterais e exclusivas em detrimento de outros setores e/ou do conjunto garantindo o resultado final
	
	Considerar que, nem todos são de fundamental importância para que a escola caminhe em prol da democracia e de uma educação de qualidade.
	
	Inserir a equipe técnico-administrativa no processo de ensino e aprendizagem, contudo, sem influenciar diretamente as atividades desenvolvidas no ambiente escolar. 
	
	Restringir as ações do orinetador educacional as ações burocrática de controle dentro da escola
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401776338)
	sem. N/A: Orientação Educacional e o Mundo do Trabalho
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O Orientador Educacional é um grande mediador das relações humanas e acadêmicas no espaço escolar. Para que o processo de mediação ocorra sem grandes oscilações, algumas normas devem ser estabelecidas, como:  intimidade, confidencialidade, liberdade de expressão,  compromisso com o diálogo e imparcialidade. Assinale a alternativa que apresenta esclarecimento CORRETO a respeito de uma dessas normas.
I. a  relação de confiança se estabelece entre o aluno e o Orientador e traz  credibilidade à Orientação.
II. A mediação do Orientador  possibilita a construção de soluções mutuamente satisfatórias para o conflito.
III. a mediação do Orientador auxilia o aluno a identificar seus conflitos e a buscar soluções para eles.
		
	
	Somente III é correta.
	
	Somente I é correta.
	
	Todas são falsas.
	
	Todas estão corretas.
	
	Somente II é correta.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401447907)
	sem. N/A: 9. A Orientação Educacional e a Formação Continuada do Professor
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Orientação Educacional, a partir do conceito de gestão democrática, está inserida no processo de tomada de decisão participativa na busca de estratégias e solução para a superação de dificuldades encontrada no cotidiano. Assim, 
		
	
	Sua presença faz-se desnecessária no desenvolvimento da formação continuada no seio escolar. 
	
	O cotidiano escolar é entendido como o dia a dia e as ações desenvolvidas no exterior de uma escola por seus membros.
	
	O Orientador Educacional poderá fomentar questões que levem o professor a refletir sobre o seu papel na garantia da disciplina no cotiano escolar
	
	A orientacao educacional possibilitará ao professor dados para a percepção e compreensão das práticas desenvolvidas pela direção da escola
	
	É necessário que o professor tenha consciência de seu papel político no ato educativo em favor de uma aprendizagem que promova a autonomia do ser e do saber do educando, enfatizando a ética e a democracia.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401358738)
	10a sem.: A Orientação Educacional e formas alternativas de educação.
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Quanto à ação do Orientador Educacional e as formas alternativas de educação, considere as afirmativas abaixo: 
1- Constitui um compromisso do orientador engajado com o contexto que sua prática efetiva. 
2- A Orientação Educacional exerce função básica de ajuda, portanto, tal relação deve ocorrer independente da forma ou espaço onde ocorre. 
3- Deverá estar atenta as questões das relações pedagógicas, procurando compreender as aspirações coletivas. 
4- Estará envolvida com as questões de valores sociais, podendo questionar e discutir o próprio papel da educação. 
Das afirmativas expostas: 
		
	
	Somente o item 3 está correto.
	
	Nenhuma das afirmativas está correta.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Os itens 1 e 2 estão corretos.
	
	O item 4 está incorreto.
	
	
	Período de não visualização da

Outros materiais