Buscar

Av 2 pedagogia nas instituiçoes não escolares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201401879546)
	sem. N/A: AS DETERMINAÇÕES DAS DCN PARA O CURSO DE PEDAGOGIA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Resolução nº. 01 de 15 de maio de 2006. CNE/CP expressa que a formação do licenciado em Pedagogia deve propiciar, por meio de investigação, reflexão crítica e experiência no planejamento, execução e avaliação de atividades educativas, a aplicação de contribuições de campos de conhecimentos, como: O filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o linguístico, o sociológico, o político, o econômico, o cultural. Com base nesta determinação legal qual perfil de Licenciado em Pedagogia exige a contemporaneidade? 
		
	
Resposta: Exige um profissional comprometido com sua prática , centrado nas atividades de planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar projetos e expreriencias educativas. Também é central na atuação do pedagogo na comtemporaneidade a responsabilidade pela produção e difusão do conhecimento cientifico-tecnologico do campo educacional. A comtemporaneidade exige um profissional, que reflita sobre sua pratica, que a ressignifique sempre que preciso, um profisional que parta do contexto em que a escola esta inserida, para com sua partica em sala de aula, um profissional que planeje e replaneje quantas vezes for necessário, para que assim possa fazer com que os envolvidos no processo aprendam de forma pela e significativa.
	
Gabarito: Exige que o perfil do graduado em Pedagogia deverá contemplar consistente formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas, que se articulam ao longo do curso. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401357628)
	7a sem.: Aula 5: O cenário econômico e a produção flexível
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo Jean Henrique Costa, em sua pesquisa intitulada "A acumulação flexível do capital e o problema da qualidade de vida no trabalho (QVT)": (a) o indivíduo é intrinsecamente egoísta de forma que a ação coletiva em grandes grupos (o Estado) é inviável; (b) o Estado deve ser mínimo, tendo como únicas funções econômicas a garantia da propriedade e dos contratos; (c) a coordenação da economia deve caber exclusivamente ao mercado porque, embora os mercados não estejam isentos de falhas, as falhas dos governos são maiores; (d) a intervenção do Estado na área social, além de permitir sua captura por interesses privados (...), provoca efeitos não desejados na medida em que desestimula o trabalho árduo e estimula a preguiça (PEREIRA, 1997, p. 36).
Assim, pensam os neoliberais: o mercado possui falhas; todavia, o Estado também. Então, falha por falha, que vigorem as do mercado! Tal modelo de gestão da vida pública teve um impacto direto e desestabilizador no mundo do trabalho.
Desta forma, o mundo do trabalho, entendido como o palco onde se reproduz a força de trabalho global, através de elementos constituintes básicos (...), transfigurou-se devido a estas metamorfoses econômicas (...) e políticas (neoliberalismo). Para o entendimento da reestruturação produtiva, lembremos, então, das definições de fordismo e acumulação flexível do capital (também chamada de toyotismo), através da efetividade de cada modelo e sua conseqüente transição.
Com base no exposto, elabore um texto destacando com o processo de trabalho consolidou-se ao longo do século.
		
	
Resposta: O processo de trabalho consolidou-se ao longo do seculo pela constituição dos elementos básicos da produção em massa, por meio da linha de montagem de trabalho, da montagem de produção em massa, por meio do controle do tempo, do controle do movimento e da produção em serie.Existia ta,bém o trabalho fragmentado nas funções onde se separava o resultado do trabalho da sua execusão por partes, além da consolidação do operário massa.
	
Gabarito: 
O processo de trabalho consolidou-se ao longo do século pela constituição dos elementos básicos da produção em massa, por meio da linha de montagem de trabalho, da montagem de produtos homogêneos, do controle do tempo, do controle do movimento e da produção em série. Existia também o trabalho fragmentado nas funções onde se separava o resultado do trabalho da sua execução por partes, além da consolidação do operário ¿ massa.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401409518)
	1a sem.: O papel do pedagogo
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Como o pedagogo pode enfrentar os desafios educacionais em uma sociedade plural e contraditória e em constante transformação? 
Assinale a opção que contem a resposta correta. 
		
	
	Repetindo o que deu "certo" em outra empresa com grupos de trabalho distintos
	
	Adotando uma postura crítica e coerente com os princípios norteadores da sua prática
	
	Seguindo as orientações de seus superiores dentro da organização
	
	Aplicando com segurança tudo o que foi capaz de assimilar dentro da empresa
	
	Procurando ter experiências nos diferentes tipos de sociedade
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401357599)
	3a sem.: Aula 1: O papel do pedagogo nas instituições
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O livro "Pedagogo: a profissão do momento", de Andrea Cecília Ramal, aborda a seguinte questão:
"Nas empresas, a necessidade de no manter a competitividade no mercado exige desenvolver sempre novas competências nos funcionários. Nesse campo, a tarefa do pedagogo é crucial, colaborando não só nos processos de capacitação em serviço, como também na avaliação permanente que permita diagnosticar as novas necessidades em função de cada contexto e os meios para gerá-las mais rapidamente nos grupos de trabalho".   
As palavras-chave que sitentizam a ideia da autora são:
		
	
	competitividade /pedagogo
	
	gerência / coaching
	
	meta / gerente
	
	empregabilidade /  mercado
	
	relatividade /  funcionário
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401829166)
	sem. N/A: DIFERENTES FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES E SUAS DIFERENTES FORMAS DE ORGANIZAÇÃODA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O paradigma tradicional de gestão, desenvolvido ao longo da constituição e consolidação do paradigma fordista, se caracteriza por conceber o processo de produção sob a abordagem da engenharia. Isto quer dizer que: I - Isso significa que a administração foi entendida como um ato regulatório. II - Visava modelar o processo de produção para o alcance de metas de custo e tempo. III - Administrar consistia, em controlar o processo de produção em si, acreditando-se que o controle e o monitoramento de todos os eventos desse processo iria garantir a eficiência do resultado. IV - Administrar consistia em dar voz aos funcionários e atender, na medida do possível, suas reivindicações. 
		
	
	Apenas as questões I e II estão corretas. 
	
	Apenas a questão IV está correta.
	
	Apenas as questões II e III estão corretas.
	
	Apenas a questão II está correta.
	
	Apenas as questões I, II e III estão corretas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401772401)
	sem. N/A: Gestão dos funcionários no paradigma fordista
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Analise a seguinte situação: Uma empresa de calçados reestruturou seu modelo de gestão que era verticalizado. Instituiu uma gestão organizada horizontalmente e solicita a participação dos funcionários no processo de produção e em seu controle mediante a criação de grupos de trabalho. Com base nos aspectos apresentados podemos afirmar que essa empresa trabalha nos moldes do(a): 
		
	
	Gestão de modelos 
	
	Modelo de Referência 
	
	Paradigma flexível 
	
	Administração Científica 
	
	Paradigma tradicional de gestão 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401354846)
	10a sem.: Aula 6 -Mudanças no mercardo de trabalho e a qualificação profissional
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A partir da década de 70, o novo modelo de produção flexível instituído objetivava reverter o quadro de crise através de mudanças significativas no processo produtivo e nas relações de trabalho. As metas propostas, em linhasgerais, eram: __________________ , aumentar a produtividade, garantir a __________________ e estimular a produção flexível com base na inovação tecnológica e em novas formas de gestão da produção e do trabalho.
As expressões que completam a frase são: 
		
	
	minimizar o custo / reduzir a lucratividade. 
	
	reduzir o custo / garantir o capitalismo 
	
	reduzir o custo / garantir a lucratividade de capital 
	
	garantir o acesso aos bens / reduzir os lucros. 
	
	garantir a lucratividade / aumentar o custo. 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401824768)
	sem. N/A: A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NOS PARADIGMAS FORDISTA E FLEXÍVEL
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Com as transformações ocorridas nos sistemas produtivos, introduzidas pelos avanços tecnológicos e pela globalização da economia, tem-se discutido de forma significativa as políticas, princípios e práticas de formação profissional, considerando-se as novas demandas para a educação dos trabalhadores, bem como a necessidade de superação de conceitos e práticas voltadas para formações restritas, imediatistas e superficiais, assim nas organizações, em geral, a formação profissional inicial e/ou continuada tende a ocorrer por meio de um processo denominado "Treinamento", que trata de um conceito que envolve mudanças. Com base nos estudos feitos e texto anterior, se pode afirmar que estão corretos os itens:
 
(  )  nas habilidades.
(  ) nos conhecimentos
(   )  nas atitudes.
(  )  nos comportamentos dos indivíduos.
(  )  na maneira em que se trabalha.
 
 
		
	
	        ( ) I,II, III, IV e V. 
	
	( ) III e IV.
  
	
	( ) I e II.
	
	          ( ) IV e V 
 
	
	( ) I, II e IV.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401440908)
	13a sem.: A Educação Corporativa
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Educação Corporativa consiste em um projeto de formação desenvolvido pelas empresas, que tem como objetivo ¿ institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais¿ (Quartiero & Cerny, 2005, p.24) Neste sentido, podemos afirmar que: 
		
	
	(A) Um sistema de educação corporativa necessita preocupar-se com o desenvolvimento das competências exclusivamente empresariais, consideradas a única estratégia de viabilização de bons negócios
	
	(D) Contemplar a possibilidade de ser um projeto apenas presencial , e não necessariamente um local físico.
	
	(C) A Educação corporativa deverá preocupar-se em desenvolver competências críticas no público interno e externo (familiares, clientes, fornecedores, distribuidores, parceiros comerciais e comunidade), e não somente nos funcionários
	
	(E) Aumentar a competitividade entre os indivíduos, e não apenas as habilidades individuais.
	
	(B) A educação corporativa deverá privilegiar o aprendizado organizacional fortalecendo o conhecimento individual
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401360929)
	10a sem.: Gestão de Pessoas
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Com o objetivo de reter talentos nas organizações atuais altamente competitivas, os profissionais da Gestão de Pessoas terão, claramente, que: 
		
	
	valorizar aqueles com maior tempo de casa, com salário maior;
	
	identificar, desenvolver, envolver e reconhecer funcionários-chave, com capacidade empreendedora;
	
	analisar as tarefas dos cargos, descrever muito bem o perfil e selecionar o candidato com maior aderência ao perfil, através da análise de sua experiência anterior;
	
	reconhecer a prontidão, a aptidão e a disposição para o trabalho daqueles que ocupam cargos gerenciais para melhor remunerá-los. 
	
	reconhecer as atividades dos cargos e promover aqueles ocupantes que apresentam maior responsabilidade com maior salário.

Outros materiais