A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Av 2 pedagogia nas instituiçoes não escolares

Pré-visualização | Página 1 de 2

1a Questão (Ref.: 201401879546)
	sem. N/A: AS DETERMINAÇÕES DAS DCN PARA O CURSO DE PEDAGOGIA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Resolução nº. 01 de 15 de maio de 2006. CNE/CP expressa que a formação do licenciado em Pedagogia deve propiciar, por meio de investigação, reflexão crítica e experiência no planejamento, execução e avaliação de atividades educativas, a aplicação de contribuições de campos de conhecimentos, como: O filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o linguístico, o sociológico, o político, o econômico, o cultural. Com base nesta determinação legal qual perfil de Licenciado em Pedagogia exige a contemporaneidade? 
		
	
Resposta: Exige um profissional comprometido com sua prática , centrado nas atividades de planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar projetos e expreriencias educativas. Também é central na atuação do pedagogo na comtemporaneidade a responsabilidade pela produção e difusão do conhecimento cientifico-tecnologico do campo educacional. A comtemporaneidade exige um profissional, que reflita sobre sua pratica, que a ressignifique sempre que preciso, um profisional que parta do contexto em que a escola esta inserida, para com sua partica em sala de aula, um profissional que planeje e replaneje quantas vezes for necessário, para que assim possa fazer com que os envolvidos no processo aprendam de forma pela e significativa.
	
Gabarito: Exige que o perfil do graduado em Pedagogia deverá contemplar consistente formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas, que se articulam ao longo do curso. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401357628)
	7a sem.: Aula 5: O cenário econômico e a produção flexível
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo Jean Henrique Costa, em sua pesquisa intitulada "A acumulação flexível do capital e o problema da qualidade de vida no trabalho (QVT)": (a) o indivíduo é intrinsecamente egoísta de forma que a ação coletiva em grandes grupos (o Estado) é inviável; (b) o Estado deve ser mínimo, tendo como únicas funções econômicas a garantia da propriedade e dos contratos; (c) a coordenação da economia deve caber exclusivamente ao mercado porque, embora os mercados não estejam isentos de falhas, as falhas dos governos são maiores; (d) a intervenção do Estado na área social, além de permitir sua captura por interesses privados (...), provoca efeitos não desejados na medida em que desestimula o trabalho árduo e estimula a preguiça (PEREIRA, 1997, p. 36).
Assim, pensam os neoliberais: o mercado possui falhas; todavia, o Estado também. Então, falha por falha, que vigorem as do mercado! Tal modelo de gestão da vida pública teve um impacto direto e desestabilizador no mundo do trabalho.
Desta forma, o mundo do trabalho, entendido como o palco onde se reproduz a força de trabalho global, através de elementos constituintes básicos (...), transfigurou-se devido a estas metamorfoses econômicas (...) e políticas (neoliberalismo). Para o entendimento da reestruturação produtiva, lembremos, então, das definições de fordismo e acumulação flexível do capital (também chamada de toyotismo), através da efetividade de cada modelo e sua conseqüente transição.
Com base no exposto, elabore um texto destacando com o processo de trabalho consolidou-se ao longo do século.
		
	
Resposta: O processo de trabalho consolidou-se ao longo do seculo pela constituição dos elementos básicos da produção em massa, por meio da linha de montagem de trabalho, da montagem de produção em massa, por meio do controle do tempo, do controle do movimento e da produção em serie.Existia ta,bém o trabalho fragmentado nas funções onde se separava o resultado do trabalho da sua execusão por partes, além da consolidação do operário massa.
	
Gabarito: 
O processo de trabalho consolidou-se ao longo do século pela constituição dos elementos básicos da produção em massa, por meio da linha de montagem de trabalho, da montagem de produtos homogêneos, do controle do tempo, do controle do movimento e da produção em série. Existia também o trabalho fragmentado nas funções onde se separava o resultado do trabalho da sua execução por partes, além da consolidação do operário ¿ massa.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401409518)
	1a sem.: O papel do pedagogo
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Como o pedagogo pode enfrentar os desafios educacionais em uma sociedade plural e contraditória e em constante transformação? 
Assinale a opção que contem a resposta correta. 
		
	
	Repetindo o que deu "certo" em outra empresa com grupos de trabalho distintos
	
	Adotando uma postura crítica e coerente com os princípios norteadores da sua prática
	
	Seguindo as orientações de seus superiores dentro da organização
	
	Aplicando com segurança tudo o que foi capaz de assimilar dentro da empresa
	
	Procurando ter experiências nos diferentes tipos de sociedade
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401357599)
	3a sem.: Aula 1: O papel do pedagogo nas instituições
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O livro "Pedagogo: a profissão do momento", de Andrea Cecília Ramal, aborda a seguinte questão:
"Nas empresas, a necessidade de no manter a competitividade no mercado exige desenvolver sempre novas competências nos funcionários. Nesse campo, a tarefa do pedagogo é crucial, colaborando não só nos processos de capacitação em serviço, como também na avaliação permanente que permita diagnosticar as novas necessidades em função de cada contexto e os meios para gerá-las mais rapidamente nos grupos de trabalho".   
As palavras-chave que sitentizam a ideia da autora são:
		
	
	competitividade /pedagogo
	
	gerência / coaching
	
	meta / gerente
	
	empregabilidade /  mercado
	
	relatividade /  funcionário
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401829166)
	sem. N/A: DIFERENTES FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES E SUAS DIFERENTES FORMAS DE ORGANIZAÇÃODA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O paradigma tradicional de gestão, desenvolvido ao longo da constituição e consolidação do paradigma fordista, se caracteriza por conceber o processo de produção sob a abordagem da engenharia. Isto quer dizer que: I - Isso significa que a administração foi entendida como um ato regulatório. II - Visava modelar o processo de produção para o alcance de metas de custo e tempo. III - Administrar consistia, em controlar o processo de produção em si, acreditando-se que o controle e o monitoramento de todos os eventos desse processo iria garantir a eficiência do resultado. IV - Administrar consistia em dar voz aos funcionários e atender, na medida do possível, suas reivindicações. 
		
	
	Apenas as questões I e II estão corretas. 
	
	Apenas a questão IV está correta.
	
	Apenas as questões II e III estão corretas.
	
	Apenas a questão II está correta.
	
	Apenas as questões I, II e III estão corretas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401772401)
	sem. N/A: Gestão dos funcionários no paradigma fordista
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Analise a seguinte situação: Uma empresa de calçados reestruturou seu modelo de gestão que era verticalizado. Instituiu uma gestão organizada horizontalmente e solicita a participação dos funcionários no processo de produção e em seu controle mediante a criação de grupos de trabalho. Com base nos aspectos apresentados podemos afirmar que essa empresa trabalha nos moldes do(a): 
		
	
	Gestão de modelos 
	
	Modelo de Referência 
	
	Paradigma flexível 
	
	Administração Científica 
	
	Paradigma tradicional de gestão 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401354846)
	10a sem.: Aula 6 -Mudanças no mercardo de trabalho e a qualificação profissional
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A partir da década de 70, o novo modelo de produção flexível instituído objetivava reverter o quadro de crise através de mudanças significativas no processo produtivo e nas relações de trabalho. As metas propostas, em linhas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.