Buscar

Fundamentos Filosóficos da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos Filosóficos da Educação
Ética e Educação
Questão 1/5 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Foucault [...] destaca que as disciplinas são um mecanismo de poder que controla o corpo social em seus elementos mais tênues: os indivíduos. Trata-se de uma técnica de poder cujo efeito é o de individualização e que responde às questões de como vigiar alguém, de como controlar sua conduta, seu comportamento, suas atitudes, de como intensificar seus rendimentos, de como multiplicar suas capacidades, de como colocar seu corpo em um lugar que seja mais útil".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:SILVEIRA, R. A. da. Michel Foucault: poder e análise das organizações. Rio de Janeiro: FGV, 2005, p. 70.
De acordo com o fragmento acima e os conteúdos do livro Fundamentos filosóficos da educação, é possível afirmar que, a partir do conceito de disciplina, Foucault identifica características comuns a diversas instituições sociais. Quais instituições são essas? Cite-as.
Nota: 10.0
	A partir do conceito de disciplina ou poder disciplinar, Foucault é capaz de identificar estruturas comuns a instituições sociais tão diversas como o hospício, o hospital, o exército, as prisões e a escola. (livro-base, p. 134)
Resposta:Foucault é um alguém que em grande parte de seus escritos, fala de uma forma irônica. Acusa o regime governamental absolutista e a igreja, propriamente o clero de dominar, massificar a educação e manipular o povo. Há as estruturas como Estado, Escola, Política, partidos, associações, Instituições civis e toda forma de estrutura organizacional que são regidas por um sistema de Leis, uma base comum e que nem sempre beneficiam a maioria. Foucault, fala do importância do conceito de disciplina e disciplinar! Também nos oferece uma grande contribuição quando reflete sobre o termo: "classificação" 
Questão 2/5 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"A descoberta da existência das ligações, sejam estáticas ou dinâmicas, é considerada a essência do que seja ciência para Comte (1990, p. 23); é, portanto, a redução à busca do nexo, do 'ligar', no interior do material empírico que é o imprescindível no fazer ciência".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, A. M. Corpo, ciência e mercado. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001. (p. 26)
A partir do fragmento acima, relacionando-o com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, é possível afirmar que, para Comte, as leis sociais eram duas: a da estática e a das dinâmicas sociais. Essas duas resumem-se num único lema: identifique qual é este lema e aponte onde ele é mais visível no Brasil.
Nota: 16.0
	No entender de Comte, a sociedade apresenta duas leis fundamentais: a estática e a dinâmica sociais. [...] Essas duas leis são resumidas no lema “ordem e progresso”, que, não por acaso, figura na bandeira brasileira [...]. (livro-base, p. 72)
Resposta:Augusto Comte, grande nome em sua época, faz grandes reflexões sobre a sociedade em geral e como podemos contribuir para que o pais se desenvolva positivamente. O lema que encontramos em suas palavras e reflexão é: Ordem e Progresso, o mesmo é encontrado na Bandeira do Brasil. Grandes contribuições Comte fez sobre esse tema, em que destaque que é de fundamental importância a disciplina e a ordem, para que possamos ter progresso, crescer! 
Questão 3/5 - Ética e Educação
Leia o excerto  a seguir: 
“Como romano e como homem, cuida de cumprir as tuas obrigações de cada hora, com estreita e simples gravidade, com coragem, liberdade, justiça, expulsando de ti qualquer outro pensamento. Isto só conseguirás se realizares cada ato como se fosse o último de tua vida [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AURÉLIO, Marco. Meditações. São Paulo: Martin Claret, 2001. p. 22 
O conselho de Marco Aurélio está muito ligado à ética das virtudes, das boas práticas e de educar para os valores humanos. Considerando o que apresenta o livro-base Ética, Educação e Trabalho, qual seria a contribuição da bioética para a educação?
Nota: 20.0
	A Bioética ajudaria no estímulo de práticas de valores humanos, do cuidado e da boa convivência. A vivência dos valores humanos como fraternidade e o cuidado humano com o planeta. Respeito à diversidade e estímulo à cooperação. (livro-base, p. 83-85).
Resposta:A ética em sí tem sido um tema bem discutido e refletido nos últimos tempos tanto em jornais, redes sociais e escolas. Desde a Grécia antiga a conceitos sobre a temática, Aristóteles conceitua virtude. Uma pessoa dotada de virtude, como alguém que em meio ao caos mundial, em meio as infinidades de novos conceitos e propostas, sabe por meio da ética escolher e definir a partir de um olhar crítico o que é coerente, digno e justo e que auxilia a promover a boa convivência e manter a vida. A bioética tem se desenvolvido como uma ciência que auxilia no reflexão e na pesquisa sob os mais diversos temas ligados a natureza e a vida humana, podemos citar o exemplo do Genoma humano, células tronco e tantos outros. A bioética colabora no aprofundamento de temas e esses são uma forma de auxilio para firmar ainda mais questões ética, morais, em aquilo que é bom ou ruim, certo ou errado a sociedade. 
Questão 4/5 - Ética e Educação
Leia o excerto a seguir: 
“Tanto a Moral como o Direito baseiam-se em regras que visam estabelecer uma certa previsibilidade para as ações humanas. Ambas, porém, se diferenciam. A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.bioetica.ufrgs.br/eticprof.htm.  Acesso em 05 fev. 2016
O trecho acima aponta as diferenças entre a moral e o direito. O livro-base Ética, Educação e Trabalho complementa essa explicação, apresentando uma conceituação sobre ética. Explique a conceituação de ética proposta pelo autor.
Nota: 20.0
	O fazer é ético é marcado primeiramente pelo objetivo da ética que é fazer o bem. Além desse objetivo fundamental, a ética se caracteriza como um saber normativo e de orientação. Elabora uma reflexão sobre as formas de agir moral. Avalia a do ponto de vista da liberdade e da responsabilidade as condutas humanas. Classifica as ações humanas a partir de parâmetros de certo e errado, bem e mal. (livro-base, p. 80-81).
Resposta:A conceituação da ética podemos começar dizendo que: A palavra ética vem do Grego - Éthos, que significa, morada do ser, habitat (...) a ética é a ciência que a partir de estudos, dos contextos, do considerar o lugar da pessoa meio social, por pesquisas e análises sobre o conhecimento da moral que são as regras de um determinado grupo, organiza e normativa em um conjunto de parâmetros conceitos e normas para uma boa convivência social e para que o ser humano possa viver feliz e bem conviver. 
Questão 5/5 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Na verdade, o fim essencial da pedagogia não é conhecer, de maneira desinteressada, a realidade dos fatos educativos: sua orientação é prescritiva e sua finalidade é a prática mesma. [...] Por conseguinte, a pedagogia pode ser situada numa posição intermediária entre a arte e a ciência, dependente de uma atitude mental específica, como no caso das teorias médicas e políticas. Há reflexão, na verdade, mas essa reflexão não é orientada para a explicação, mas para a ação. Daí vem a famosa fórmula de Durkheim: a pedagogia é uma 'teoria prática', ela não estuda cientificamente os sistemas de educação, mas reflete sobre eles, para fornecer à atividade do educador ideias que o dirijam”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente,ele está disponível em: PLAISANCE, É.; VERGNAUD, G. As ciências da educação. São Paulo: Loyola, 2003. (p. 22)
A partir do fragmento acima e dos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, explique, de forma sintética, o que é a educação para Durkheim.
Nota: 20.0
	"[...] Nas palavras do próprio Durkheim (1975, p. 41): 'A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente se destine'. (livro-base, p. 81)
Resposta:Grande educadores e agentes na sociedade, que deixaram marcas profundas na área da educação: Augusto Conte, Herbert Spencer e Émili Durkhein, em alguns aspectos se identificam na forma de pensar! Durkhein em relação a educação enfatiza muito a questão da leitura do contexto social que a escola está inserida, tão importante é isso que define e reflete sobre o tema "coesão social". A escola não pode servir aos interesses da classe burguesa, mas oferecer uma educação de qualidade a todos, sem distinção de classe, cor e raça. O individuo precisa estar preparado para resolver os problemas que são nos apresentados pela demanda de exigências que a sociedade exige, o positivismo, desenvolve e destaca em boa parte também um preparo tecnicista para que o aluno possa desenvolver funções no mercado de trabalho. Deixa uma contribuição na área da elaboração do currículo e questiona algumas disciplinas, como latim, grego (...). Ainda, o importante é um saber objetivo e também subjetivo, teoria e prática precisam estar interligados. É de fundamental importância fazermos uma leitura da sociedade e dos movimentos diversos, manifestações etc. Há muitas pessoas que sabem muito, mas na prática não conseguem colocar seu conhecimento em prática. Escreve sobre um tema importantíssimo o Suicídio.

Outros materiais