Buscar

Aula 06 (QUIMICA DOS MATERIAIS)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Química dos Materiais
Prof. João Mattos
Aula 6
Polímeros (Definição)
A etimologia da palavra polímero vem do grego poli (muitos) e mero (unidades de repetição). Um polímero é, portanto, a macromolécula formada por muitas (dezenas de milhares) de unidades de repetição denominadas meros, ligadas umas às outras por meio de uma ou mais ligações covalentes. 
2
Polímeros (Definição)
As macromoléculas são majoritariamente constituídas de “C” e “H”, sendo comum a presença de materiais não metálicos, como F, O e N. 
3
Polímeros (Definição)
Polímero  Monômero + Monômero...+ Monômero
Monômero
4
Polímeros (A Razão do Sucesso)
São mais leves que metais ou cerâmica, o que motiva o seu uso na indústria de transportes, embalagens, equipamentos de esporte, etc. 
- Têm alta flexibilidade, variável ao longo de faixa bastante ampla, conforme o tipo de polímero e os aditivos usados na sua formulação. 
5
Polímeros (A Razão do Sucesso)
Têm alta resistência ao impacto e, essa propriedade, associada à transparência, permite substituição do vidro em várias aplicações, como em lentes de óculos, faróis de automóveis, etc. 
Exigem baixas temperaturas de processamento, o que resulta em um baixo consumo de energia e também faz com que os equipamentos sejam mais simples e não tão caros. 
6
Polímeros (A Razão do Sucesso)
Têm baixa condutividade elétrica e térmica, uma vez que polímeros não contêm elétrons livres, responsáveis pela condução. São mais resistentes a corrosão: as ligações químicas presentes nos plásticos lhes conferem maior resistência à corrosão por oxigênio ou produtos químicos do que no caso dos metais (ligação metálica). 
7
Principais Aplicações dos Polímeros
8
* Polietileno de Baixa Densidade
PEBD*
Frascos, tampas, filmes agrícolas, recobrimento de fios e cabos, revestimento de Tetra Pak, filmes para empacotamento automático de leite, suco, iogurte etc.
Principais Aplicações dos Polímeros
9
* Polietileno de Alta Densidade
PEAD*
Sacolas, bobinas picotadas, sacarias em geral,backsheetde absorventes higiênicos e fraldas, tampas para bebidas, caixas de uso geral, coletores de lixo, frascos para alimentos, cosméticosetc
Principais Aplicações dos Polímeros
10
* Polietileno de Baixa Densidade Linear
PEBDL*
Sacaria industrial, filmesstretch, tanques para armazenamento de água, cisternas, caixas d’água, filmes para empacotamento automático de líquidos e sólidos, tampas com lacre. brinquedos,geomembrana.
Diferenças Estruturais entre PEBD, PEAD e PEBDL
11
Polietileno de Alta Densidade
Polietileno Linear de Baixa Densidade
Polietileno de Baixa Densidade
Principais Aplicações dos Polímeros
12
* Polipropileno Homopolímero (Termoplástico)
PP
Homo*
Peças de parede fina, caixas de DVD, brinquedos, eletrodomésticos, tampas com lacre,flip-top, utilidades domésticas de parede fina, embalagens transparentes para alimentos e cosméticosetc
Polímeros (Termofixos)
Polímeros Termofixos: enrijecem com o aumento de temperatura e não voltam a ser maleáveis com o resfriamento. Existem ligações cruzadas, dificultando o deslizamento entre as cadeias.
13
Polímeros (Termoplásticos)
Polímeros Termoplásticos: tornam-se macios e deformáveis com o aumento de temperatura. As ligações entre as cadeias são geralmente de Van der Waals  são recicláveis.
 
14
Processos de Produção de Polímeros
Vazamento: é o processo de moldagem descontínuo mais simples, aplicável tanto para polímeros termoplásticos quanto para termorrígidos. Consiste em verter, isto é, vazar no molde a composição moldável do polímero, sob a forma de uma solução viscosa de mistura do polímero com o seu monômero.
15
Processos de Produção de Polímeros
Fiação por fusão: é um processo contínuo, aplicável a polímeros termoplásticos de difícil solubilidade e alta resistência ao calor, permitindo a obtenção de fibras, através da passagem do polímero fundido por uma placa contendo orifícios. 
16
Processos de Produção de Polímeros
Compressão: é um processo de moldagem descontínuo, que se aplica comumente a materiais termorrígidos. Consiste em comprimir o material, amolecido ou fundido por aquecimento, dentro da cavidade do molde, cujo desenho deve prover dispositivos para a retirada de rebarbas e para a ejeção da peça, enquanto o molde ainda está aquecido. 
17
Química dos Materiais
Prof João Mattos
Atividade
Suponha que você tivesse que fabricar um objeto leve, resistente a corrosão e flexível.
Qual material você escolheria?
 ( ) Metal; ( ) Cerâmico; ( ) Polímero

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais