Aula 07 (QUIMICA DOS MATERIAIS)
1 pág.

Aula 07 (QUIMICA DOS MATERIAIS)


DisciplinaQuímica dos Materiais1.729 materiais1.335 seguidores
Pré-visualização1 página
Química dos Materiais
Prof. João Mattos

Aula 7
Água
Massa de Água Estimada: 265.400 trilhões de toneladas \uf0de 70% da superfície da Terra.
2

Água oceânica necessita dessalinização (processo caro).
Dos 265.400 trilhões de toneladas, somente 0,5% representa a água \u201cviável\u201d do ponto de vista tecnológico e econômico.

Água (Propriedades Físicas)
As maiores densidades da água estão entre 0oC e 4oC, temperaturas em que a 1 atm a água se encontra no estado líquido \uf0de a água em estado sólido (gelo) flutua.
3

Temperatura oC
Densidade (g/cm3)
Água (Algumas Propriedades Físicas)
A presença de sais na água do mar aumenta a sua densidade.
A água possui elevado calor específico, ou seja, pode liberar grandes quantidades de calor à custa de pequenas variações de temperatura.
4

Água (Algumas Propriedades Químicas)
Excelente Solvente (Solvente Universal).
Dissolve o oxigênio e o dióxido de carbono, permitindo a ocorrência de fotossíntese.

5

Fotossíntese
CO2 \uf0e0 C + O2
Água (Algumas Propriedades Químicas)
pH \uf0e0 é a quantificação da acidez ou alcalinidade da água.

O excesso de ácido carbônico na água (oriundo do processo de poluição) pode ocasionar a diminuição do pH da água através da formação de ácido carbônico.

6
0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
Neutro
Ácido
Básico
Água (Qualidade)
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 25 milhões de pessoas no mundo são contaminadas e levadas ao óbito por doenças transmitidas pela água, como cólera e diarreia intensa.
7

Água (Qualidade)
O conjunto de normas brasileiras que contém a lista de parâmetros e valores máximos permitidos para avaliação da qualidade da água, para fins de potabilidade, é a Portaria do Ministério da Saúde Nº 2.914 de 12 de dezembro de 2011.
No Brasil, devemos seguir os parâmetros desta portaria.
8
Água (Parâmetros de Qualidade)
Cloro e cloroamoniação: o cloro é um agente bactericida.

O produto entregue ao consumidor deve conter, de acordo com o Ministério da Saúde, uma concentração mínima de 0,2 mg/l (miligramas por litro) de cloro residual.

9

Água (Parâmetros de Qualidade)
Turbidez: é a medição da resistência da água à passagem de luz. É provocada pela presença de partículas flutuando na água. A turbidez é um parâmetro de aspecto estético de aceitação ou rejeição do produto, e o valor máximo permitido de turbidez na água distribuída é de 5,0 NTU (unidade de turbidez nefelométrica).

10

Água (Parâmetros de Qualidade)
Cor: é um dado que indica a presença de substâncias dissolvidas na água. Assim como a turbidez, a cor é um parâmetro de aspecto estético de aceitação ou rejeição do produto. De acordo com a portaria citada anteriormente, o valor máximo permissível de cor na água distribuída é de 15,0 U.C (unidade de medida de cor).

11

Água (Parâmetros de Qualidade)
pH: é uma medida que determina se a água é ácida ou alcalina. A faixa recomendada de pH na água distribuída é de 6,0 a 9,5.
Coliformes: representam um grupo de bactérias que normalmente vivem no intestino de animais de sangue quente.

12

Água (Parâmetros de Qualidade)
Flúor: é um elemento químico adicionado à água de abastecimento, pois auxilia na proteção dos dentes contra a cárie. Podendo variar entre 0,6 a 0,8 mg/l. A ausência temporária ou variações da substância não tornam a água imprópria para consumo.

13
Água (Legislação sobre o Uso da Água)
A principal legislação é a \u201cLei das Águas\u201d, que entrou em vigor em 1997, pela Lei nº 9.433/1997, onde instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh).

14
Água (Uso das Águas)
De acordo com a Lei das Águas, a Política Nacional de Recursos Hídricos apresenta alguns fundamentos, entre os quais:
- A água é considerada um bem de domínio público e um recurso natural limitado, dotado de valor econômico.
- Em situações de escassez, o uso prioritário da água é para o consumo humano e para a dessedentação de animais.
15
Água (Uso das Águas)
16

Água (Tratamento)
As etapas são:
Pré-cloração: primeiro, o cloro é adicionado assim que a água chega à estação. Isto facilita a retirada de matéria orgânica e de metais.
Pré-alcalinização: depois do cloro, a água recebe cal ou soda, que servem para ajustar o pH aos valores exigidos nas fases seguintes do tratamento.
17
Água (Tratamento)
Fator pH: o índice pH refere-se à água ser um ácido, uma base, ou nenhum deles (neutra). Um pH de 7 é neutro; um pH abaixo de 7 é ácido e um pH acima de 7 é básico ou alcalino. Para o consumo humano, recomenda-se um pH entre 6,0 e 9,5.
18
Água (Tratamento)
19

Coagulantes
Coagulação
Floculação
Sedimentação
Desinfecção
Filtração
Armazenamento
Distribuição
Reservatório
Química dos Materiais
Prof. João Mattos
Atividade

Suponha que você tenha que projetar um ambiente composto de rochas e águas em que a temperatura média não varie muito. Como seria a distribuição deste material?

21