Buscar

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

Prévia do material em texto

���1a Questão (Ref.: 201512822269)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A psicologia nas organizações nos ajuda a entender as relações interpessoais que ocorrem no ambiente de trabalho. Sendo assim, podemos afirmar que o objeto de estudo da psicologia é:
	
	
	As motivações.
	
	A mente;
	
	A Alma;
	
	Os distúrbios.
	 
	O Comportamento;
	
	�
	 ��2a Questão (Ref.: 201513295320)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Embora a Psicologia seja jovem, o interesse pelo estudo do comportamento é tão antigo quanto a existência do Homem. Ao grego Aristóteles foi creditada a paternidade do (a)
	
	
	Psicanálise
	
	Behaviorismo
	 
	Psicologia pré-científica.
	
	Psicologia
	
	Filosofia
	
	�
	 ��3a Questão (Ref.: 201513296489)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Muchinsky (2004) cita três tipos de equipes, portanto, de grupos que trabalham para o sucesso organizacional. A equipe que os indivíduos acreditam no comprometimento de cada um dentro do grupo recebe o nome de:
	
	
	Equipes táticas
	 
	Equipes de solução de problemas
	
	Equipes geradoras de conflitos
	
	Equipes de trabalho
	
	Equipes de criação
	
	�
	 ��4a Questão (Ref.: 201512751669)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Psicologia é uma ciência que busca entender o homem. Para o gestor manter um ambiente de trabalho saudável é um desafio. O estudo da Psicologia nos cursos de formação de gestores pode ser útil nos trabalhos de equipe nas organizações. Analise os itens abaixo e assinale o único que NÃO se refere especificamente às contribuições da Psicologia.
	
	 
	Interferir diretamente nas questões pessoais;
	
	Estimular o espírito de colaboração entre os funcionários;
	
	Identificar as limitações de cada colaborador;
	
	Gerenciar conflitos de relações interpessoais;
	
	Auxiliar na gestão de clima organizacional.
	
	�
	 ��5a Questão (Ref.: 201513296456)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Freud pai da Psicanálise não tentou influenciar a Psicologia acadêmica, sua meta era antes ajudar as pessoas que sofriam. Freud trabalhou no método associação livre, onde os pacientes relaxados em um divã, eram estimulados a dizer qualquer coisa que viesse à mente. Desta forma, o objeto de estudo da Psicanálise é:
	
	
	O comportamento
	
	O consciente
	 
	O inconsciente
	
	O funcionalismo
	
	O positivismo
	
	�
	 ��6a Questão (Ref.: 201512822507)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a teoria Psicnalítica de Freud, nossa personalidade está dividida em três estruturas: ID, EGO e SUPEREGO. A respeito do assunto, considere as afirmativas a seguir: I- O ID representa a consciência e é a última estrutura psíquica a se formar. II- O EGO serve de mediador entre os impulsos do ID e as regras estabelecidas pelo SUPEREGO. III- O SUPEREGO representa o núcleo primitivo de nossa personalidade, já formado ao nascermos. IV- O ID representa os impulsos ligados ao alcance do prazer e é a única estrutura já formada ao nascermos. V- O EGO representa a consciência e vai se formando a partir do contato com o mundo e a realidade. Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	
	II e III.
	
	I, III e IV.
	 
	II, IV e V.
	
	II e IV.
	
	I, II e III.
	
	�
	 ��7a Questão (Ref.: 201512831963)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Paulo trabalha na área de TI num dos setores da Empresa "X". Seu ambiente de tarefa é geralmente tenso e numa das últimas reuniões se indispôs com o seu gestor sendo agressivo e deselegante. No momento ele teme pela manutenção de seu posto de trabalho, arrependendo-se de sua conduta. O estudo das emoções e mais especificamente da Inteligência Emocional, de Goleman (1995) permite inferir que Paulo:
	
	
	Apresentou conduta amena e nada tem a perder;
	
	Apresentou habilidade social durante a tensão;
	
	Apresentou alto quociente de inteligência emocional;
	
	Apresentou alta capacidade em lidar com emoções.
	 
	Apresentou baixo quociente de inteligência emocional;
	
	�
	 ��8a Questão (Ref.: 201513223268)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Goleman (1998). Ações consideradas impensadas, ou imprudentes, como uma discussão em que se fala o que quer, ou uma agressão física a um colega por motivo torpe, ou um simples salto pra trás quando se visualiza um carro que quase colidiu com outro; são exemplos de: situações de Sequestro de amídalas neurais. Sequestro neural, neste caso, é usado para designar: Assinale a única alternativa correta ao que se pede:
	
	
	O momento em que a emoção é superada por uma forte razão em uma situação de extrema alegria. Esta situação ocorre à revelia da pessoa, por falta de estabilidade racional.
	
	O momento em que a emoção é superada por uma forte razão em uma situação de grande dificuldade. Esta situação ocorre com consciência da pessoa, por domínio da estabilidade racional.
	 
	O momento em que a razão é superada por uma forte emoção em uma situação de grande dificuldade. Esta situação ocorre à revelia da pessoa, por falta de estabilidade emocional.
	
	O momento em que a razão é superada por uma forte emoção em uma situação de extrema alegria. Esta situação ocorre com consciência da pessoa, por domínio e estabilidade emocional.
	
	O momento em que a emoção é superada por uma forte razão em uma situação de grande dificuldade. Esta situação ocorre à revelia da pessoa, por falta de estabilidade racional.
	
	�
	 ��9a Questão (Ref.: 201512630596)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Seleção de Pessoal é o processo de escolher e filtrar entre os candidatos recrutados aqueles com maiores probabilidades de se ajustar aos cargos vagos. O instrumento mais utilizado em um processo seletivo é
	
	
	a) Análises grafológicas
	
	b) Dinâmica de grupo
	
	c) Teste informatizado
	
	d) Teste de personalidade
	 
	e) Entrevista
	
	�
	 ��10a Questão (Ref.: 201512626912)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos entender como um objetivo da seleção de pessoal adequar o perfil do candidato às necessidades do posto de trabalho. Para isso, o recrutador poderá utilizar uma série de instrumentos de seleção de pessoal, para auxiliá-lo na identificação do perfil do candidato. Como exemplos de instrumentos para seleção de pessoal, podemos citar:
	
	
	Entrevista, Avaliação do Currículo e experiência profissional.
	 
	Entrevista, Dinâmica de Grupo e testes psicológicos.
	
	Entrevista, testes situacionais e experiência profissional.
	
	Entrevista, referências pessoais e testes de QI.
	
	Entrevista, Dinâmica de Grupo e Referências profissionais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes