Buscar

POLÍTICAS PÚBLICAS SIMULADOS 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

POLÍTICAS PÚBLICAS
	O modelo de estado que organiza a política e a economia do país sendo encarregado da promoção e da defesa social com o objetivo de garantir os serviços públicos e proteção à população mediante impostos, denomina-se:
		
	
	
	 
	Estado do Bem Estar Social
	O neoliberalismo defende:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	mínima participação do governo na economia e nas relações do mercado de trabalho
	Ao analisar os artigos referentes ao ensino primário no Brasil, nas Constituições de 1934 e 1937, podemos sintetizar que com a ditadura de Getúlio Vargas a legislação retrocede e o ensino primário deixa de ser um direito de todos, obrigatório e gratuito. Isto por que a Constituição de 1937 estabelece:
		
	 
	a cobrança de uma taxa mensal para a caixa escolar
	O primeiro texto constitucional do Brasil refletiu um momento histórico distinto, marcado pelo processo de emancipação política da metrópole portuguesa. A sociedade caracterizava-se por uma forte distinção entre as classes, e que se reproduzia na educação, pois poucos eram os brasileiros alfabetizados. Apenas uma pequena parcela da população tinha acesso ao processo educacional, representando:
	
	
	
	 
	a elite da sociedade
	A primeira Lei de Diretrizes e Bases foi o resultado dos embates entre setores antagônicos da sociedade brasileira. Marque a alternativa que condiz com o ano de sua criação:
	
	
	
	 
	1961
	O longo período de discussão da LDB de 61 gerou um projeto denominado Projeto Lacerda. Esse projeto reivindicava:
	
	
	
	
	
	
	
	 
	A aplicação de recursos públicos para a manutenção tanto de escolas públicas quanto de escolas particulares.
	A lei 5692 tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Golpe de 1964, e às necessidades sociais e econômicas que o governo militar se empenhava em garantir. A referida lei foi criada por um grupo de trabalho instituído por qual Presidente?
	
	
	
	
	
	 
	Médici;
	Não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. O ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante. BRANDÃO, C. R. O que é educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 9.(ENADE 2011).A afirmativa de Brandão reproduzida acima propõe uma nova dimensão educativa, pois:
		
	
	
	 
	propõe uma educação aberta, diversificada, participativa e que acontece em múltiplos espaços, entre os quais se inclui a escola.
	Marque a ÚNICA opção que apresenta a SEQUENCIA CORRETA de palavras que completam, com lógica, e historicamente, as lacunas do fragmento a seguir:
"Logo após a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases, o Brasil mergulhou em um novo momento político quando se instalou, em 1º de abril de 1964, através de um (a) ________________, outro governo autoritário, conhecido como ___________________. Foram anos marcados por uma intensa repressão que perseguia opositores, cassando e torturando políticos; e impedia os movimentos sociais, inclusive a organização de estudantes que lutavam contra esse regime repressor. Uma nova _________________vai ser redigida e outorgada à sociedade pelo governo militar. A Constituição de 1967 foi a sexta Carta Constitucional do Brasil. No capítulo sobre ________________________, o direito de todos a ela é reafirmado, apesar de também ficar expresso que o ensino é livre à ação da iniciativa privada, que continua a ter acesso a incentivos e facilidades financeiras dos cofres públicos, como disposto na Constituição anterior".
		
	 
	Golpe de Estado - Ditadura Militar - Constituição - Educação
	A Lei de reforma do ensino do 1º e 2º graus, 5692/71 trouxe algumas contribuições para o debate pedagógico, entre elas estavam presentes:
	
	
	
	
	
	 
	Integração entre os dois graus de ensino e remuneração do magistério de acordo com a formação acadêmica.
	
	
	
	
	Os princípios liberais do início do século XX afirmavam que a economia e a política do Estado Keynesiano, baseada no pleno emprego, altos salários e nos direitos sociais, impediam o controle da inflação e o corte de custos, tanto no governo quanto nas empresas privadas. Para eles, só o livre mercado seria capaz de fomentar a distribuição da riqueza e da renda. Estamos nos referindo aos:
	
	
	
	
	
	 
	Neoliberais
	Após a Segunda Guerra Mundial, o mundo capitalista produziu duas tendências importantes. Por um lado, verificamos a expansão dos mercados, especialmente o mercado mundial de mercadorias, sob hegemonia e a pressão do mercado norte-americano. Por outro lado, foi o período de crescimento do Estado, de forma diferenciada, na Europa e no restante do mundo. A isto, na Europa Ocidental e na América do Norte, damos o nome de:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Estado de bem-estar social
	São atribuições de uma escola: I ¿ elaborar e executar sua proposta pedagógica , assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aulas estabelecidos; II ¿ administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros; III ¿ acompanhar o plano de trabalho de seu corpo docente; IV ¿ prover meios para recuperação dos alunos de menor rendimento; V ¿ informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a proposta pedagógica da escola. Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	 
	I, II, III, IV e V.
	Os debates políticos que se travavam no alvorecer dos anos de 1930 incluíam um crescente interesse pelas questões educacionais. "(...) Nesse ideário reformista, que tomava forma desde os anos de 1910 e 1920, as possibilidades de intervenção no processo educativo eram superestimadas a tal ponto que nele pareciam estar contidas as soluções para os problemas do país: sociais econômicos e políticos" (Shiroma, Eneida Oto, Moraes, Maria Célia M. de, Evangelista, Olinda. Política Educacional. DP&A: 2004, p. 17). Marque a alternativa que expressa o ideário dos reformistas contemplado na Constituição de 1934:
		
	
	
	
	
	 
	Estabeleceu o direito de todos à educação, e, a obrigatoriedade e gratuidade do ensino primário
	A elaboração da primeira Lei de Diretrizes e Bases que o Brasil conheceu demorou muitos anos. Tal processo pode ser dividido em dois períodos. O segundo período da longa trajetória da primeira LDB girou em torno de _____________________ .
Assinale a opção que aponta o tema do debate em questão da época:
		
	
	
	 
	Verbas públicas
	Em torno da defesa de verbas públicas exclusivamente para escolas públicas, se colocaram educadores e intelectuais. Eles chegaram a articular e publicar outro Manifesto de Educadores, em 1959, intitulado: "Mais uma vez convocados". O famoso documento recuperou em parte as ideias presentes no movimento de 1932, defendendo destacadamente, a obrigatoriedade e a gratuidade do ensino primário. Marque a opção que apresenta os três dos PRINCIPAIS EDUCADORES Intelectuais também chamados PIONEIROS DA EDUCAÇÃO:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Anísio Teixeira - Fernando de Azevedo - Florestan Fernandes
	Acerca da lei 5692/71 são correta(s) as seguinte(s) afirmativa(s):
I - Criou a estrutura de ensino dividida em 1º e 2º graus
II - Ampliou a obrigatoriedade escolar de quatro para oito anos
III - O segundo grau tinha a função apenas de encaminhamento para o vestibular
		
	
	
	
	
	 
	As afirmativas I e II estão corretas
	Dentre as opções abaixo, marque aquela que não corresponde a características da segunda lei de educação no Brasil (Lei 5692/71):
		
	 
	Manteve os chamados ensino primário e ensino ginasial.
	Os princípios do ensino foram especificados no artigo 206 da Constituição de 1988, onde podemos destacar que:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Valorização dos profissionais da educação,que inclui plano de carreira e piso salarial para o magistério;
	A Lei 5692/71 organizou o sistema de ensino em 1º e 2º graus. O primeiro grau passou a abranger os antigos primário e ginásio, atendendo as crianças de 07 a 14 anos e ampliou a escolaridade de 4 para 8 anos. Existem muitas outras características dessa lei, entre as elencadas abaixo, marque a ÚNICA informação FALSA:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Criou a gestão colegiada incentivando a responsabilidade da família e da comunidade escolar como responsável por zelar pela aprendizagem e pelo patrimônio público.
	O chamado Estado de Bem Estar Social, surgido após a segunda guerra mundial, pôde trazer conseqüências para a nossa sociedade como:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	um desequilíbrio nas relações entre Estados, entre mercado e Estado e, consequentemente, entre Estado e indivíduo;
	No Brasil, o Neoliberalismo foi adotado abertamente nos dois governos consecutivos do presidente Fernando Henrique Cardoso. Em seus dois mandatos presidenciais houve várias desestatizações de empresas. Muito do dinheiro arrecadado foi usado para manter a cotação da nova moeda brasileira, o Real, equivalente a do dólar. O neoliberalismo defendia:
	
	
	
	
	
	 
	A privatização dos serviços públicos
	O período de desaquecimento da produção associado à expansão do mercado financeiro foram algumas das causas da crise do Estado de Bem- Estar Social, porém, nos países centrais do capitalismo, o crescimento de produtos industrializados aumentou enquanto que nos países periféricos:
		
	
	
	
	
	 
	O aumento da pobreza se manteve acelerado
	A concepção da expressão ¿coisa pública¿ deve ser compreendida como o que se refere a todos os cidadãos. Com base nos textos estudados, a opção que define a expressão ¿coisa pública¿ é:
		
	 
	Bem comum e direito de todos garantido pelo Estado
	O processo de elaboração da primeira Lei de Diretrizes e Bases (LDB) pode ser dividido em dois períodos. Julgue verdadeiras (V) ou falsas (F) as alternativas que correspondem à primeira fase de elaboração da LDB e marque a resposta correta:
I. Sr. Clemente Mariani representava os interesses do governo (  )
II A primeira fase de elaboração da primeira LDB caracterizou-se pelo conflito partidário entre dois políticos (  )
III. Mariani era filiado ao PSD (Partido Social Democrático) (  )
		
	
	
	 
	V - V - F
	A elaboração da primeira Lei de Diretrizes e Bases (LDB) no Brasil foi muito longa e demorada porque havia uma luta política entre dois partidos opostos e por causa do debate sobre:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	as verbas da educação
	Leia o texto para responder à questão: Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais. Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria; (Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069compilado.htm. Acessado em 28.04.2012. Adaptado) O texto apresenta uma organização comum aos estatutos e leis em geral, que é a distribuição da mensagem em:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	artigos, para determinar quais são os direitos e deveres dos cidadãos e do Estado.
	De acordo com o Art. 205 : A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	qualificação para o trabalho.
	Na Constituição de 1988 o seu Art. 211 parágrafo 3º diz que os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente em que ensino?
		
	 
	Médio e Fundamental;
	A Constituição Federal de 1988 estabeleceu que o direito à educação é dever do Estado e da família, com a colaboração da sociedade. A educação, segundo o texto legal, deve realizar o pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para:
		
	 
	exercício da cidadania.

Outros materiais