Buscar

AV 2016 EDUCAÇÃO ESPECIAL

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	
	Fechar
	CEL0249_AV» EDUCAÇÃO ESPECIAL  
	Avaliação: AV
	
	Professor:
	
	Turma: 9004/AA
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 1     Av. Parcial.: 2     Data: 2016 
	
	 1a Questão (Ref.: 244170)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Garantida pela legislação, a inserção de alunos com necessidades especiais no ensino regular vem acontecendo cada vez mais intensamente nas escolas brasileiras. Apresente e discuta três competências que devem ser desenvolvidas na formação do educador para que ele possa construir um projeto pedagógico inclusivo.
		
	
Resposta: Identificar os tipos de deficiência, reconhecer suas características e saber como se relacionar com o(a) aluno(a) com deficiência, inclusive, baseado na legislação vigente sobre o assunto. O Educador precisa ter total conhecimento sobre o assunto, para ser assertivo e pontual, na construção de um projeto pedagógico inclusivo, benéfico para a escola e para o aluno com deficiência.
	
Gabarito: 1- Flexibilidade, competência e conhecimentos para adaptar o currículo e oferecer as adaptações curriculares necessárias para o aluno com necessidades especiais. 2- Habilidade para realizar a avaliação inicial do educando e elaborar o planejamento individualizado atendendo às necessidades específicas do aluno. 3- Domínio para oferecer recursos de comunicação alternativa e/ou aumentativa quando necessário 4- Compreensão do papel central da família e do próprio educando no processo pedagógico e na construção das adaptações necessárias 5- Reconhecimento sobre a importância das múltiplas linguagens abrindo novas e diversas formas de comunicação e expressão. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 61685)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Marcos é professor do Colégio da Cidade e este ano recebeu um aluno de 12 anos de idade, chamado Thales, que é muito inteligente, entretanto apresenta sérios prejuízos de interação social e de comunicação, pois sua compreensão das frases é literal e ele não consegue interpretar figuras de linguagem. Thales é um adolescente com aparência muito saudável que fica parte do tempo escolar isolado e não se interessa pelas atividades de língua portuguesa. Gosta apenas das atividades de informática e de matemática, nas quais tira as melhores notas e surpreende os professores com o seu alto desempenho. Ao levar as especificidades do comportamento e da interação de Thales para a reunião de planejamento pedagógico, a orientadora sugeriu que o aluno poderia ser portador de uma síndrome rara do espectro autista chamada Síndrome de Asperger, explicou a importância de requerer da família uma avaliação diagnóstica para saber como conduziria o processo de inclusão de Thales, já que estava mais que configurado que ele apresentava necessidades educativas especiais. Na qualidade de orientador educacional, como você sugeriria que fossem as atividades acadêmicas planejadas para Thales tendo em vista a confirmação do diagnóstico da Síndrome de Asperger? 
		
	
Resposta: Daria destaque as conquistas já alcançadas pelo aluno, como as notas altas tiradas em Matemática e informática. Tentaria aumentar o interesse do aluno nas outras matérias, usando como argumento o seu alto potêncial. Indicaria atividades em grupo e extra-classe, como passeios, visita a museus e teatro, com o objetivo de ampliar a sua interação social com o restante da turma. Aconselharia a inclusão do aluno, em período alternado ao do ensino regular, no
	
Gabarito: A preocupação inicial seria com a socialização de Thales e o trabalho de fazê-lo ser incluído e aceito pelo grupo, pois se ele passa os dias isolados é porque o grupo também não o procura. Depois disso, fazer um trabalho de mediação especial procurando a melhor forma de ensinar a Língua Portuguesa dentro das dificuldades que ele apresenta. As características de alto desempenho em matemática e informática não devem ser vistas com extravagância, pois se constituem interesses restritos que colaboram para o isolamento de Thales.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 232372)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Educação Especial,  na perspectiva da educação inclusiva,  é uma modalidade do ensino  que:
		
	
	Enfatiza a necessidade de matricular o aluno portador de deficiência em classes especiais, de acordo com sua deficiência.    
	
	Não substitui  a educação comum,  tem como objetivo oferecer serviços e recursos, de forma complementar ao ensino regular.
	
	Tem uma proposta de integração,  visando  garantir a educação para os que possuem aptidões e habilidades   inatas, com coeficiente de inteligência acima de 110.
	
	Possui  como orientação um  modelo inclusivo, onde toda  criança com deficiência  deverá ser matriculada em escolas especiais.
	
	Exige a segregação do aluno com deficiência, que deve ser matriculado em Escolas Especiais, com salas de recursos multifuncionais.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 705210)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	É de fundamental importância resgatarmos a luta da pessoa com deficiência, para isso precisamos conceituar adequadamente os períodos marcantes neste contexto. Ao nascer, a criança era observada detalhadamente por um grupo de anciãos, caso apresentasse algum problema físico ou saúde debilitada, era lançada ao Monte Taigeto,mas caso fosse saudável, ficava com a mãe até os 7 anos e logo depois, o governo assumia a sua tutela. Assinale a afirmativa abaixo que irá caracterizar esta ação:
		
	
	Adequação
	
	Segregação
	
	Integração
	
	Exclusão
	
	Inclusão
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 637722)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	De acordo com o documento elaborado a partir da Conferência Mundial de Educação Especial (1994), o princípio fundamental da escola inclusiva é o de que:
		
	
	todas as crianças devem frequentar escolas comuns de ensino, sendo a classe especial o lugar apropriado para o aluno com deficiência intelectual.
	
	escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, somente quando for possível para o professor de sala de aula fazer isso. 
	
	todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter.
	
	todas as crianças que tiverem diagnóstico de mais de uma deficiência deverão ser atendidas em escolas especiais.
	
	escolas inclusivas devem assegurar uma educação de qualidade a todos através de um currículo único e com conhecimentos básicos.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 41543)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Aline é aluna do sétimo ano de escolaridade de uma escola pública, possui paralisia cerebral e utiliza uma prancha de alfabeto para se comunicar na sala de aula com os amigos e professores. A prancha de alfabeto é uma forma de resolver com criatividade os problemas funcionais de pessoas com deficiência, é uma adaptação de acessibilidade chamada: 
		
	
	Figuras Geométricas
	
	Tecnologia assistida
	
	Ábaco móvel
	
	Sorobã
	
	Motor
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 41351)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Marque (V) para informações verdadeiras e (F) para informações falsas sobre a cegueira.
( ) Crianças cegas devem ser inseridas em escolas especiais para cegos ou deficientes mentais e podem apresentam um atraso no desenvolvimento global. 
( ) Crianças cegas precisam de estímulos permanentes dentro de sua faixa etária para não apresentarem atraso no desenvolvimento global. 
( ) Não devemos deixar a criança cega se orientar pelos outros sentidos para aprender,pois ela precisa saber utilizar apenas o Braille para ter a aprendizagem conceitual. 
( ) É necessário desenvolver as atividades da vida diária apenas em relação à higiene e alimentação, pois as demaissão complexas demais para a infância. 
A sequência correta é: 
		
	
	F V V F
	
	F V F F
	
	V F F V
	
	V V F F
	
	V V V F
		Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 174207)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Assinale a alternativa que possa corresponder a ação de uma diretora ao receber a solicitação de matrícula de uma aluna portadora de síndrome de down:
		
	
	Realizar a matrícula, e solicitar aos pais que só retorne com aluna para o início das aulas após alguns meses, pois a escola precisará de um tempo de preparação para receber a aluna.
	
	Indicar uma outra escola, longe da residência da família, que tenha um trabalho de educação inclusiva iniciado.
	
	Informar a família que a aluna só poderá ser matriculada na sala de recursos da escola e não na classe regular.
	
	Realizar a matricula na classe regular da escola, e informar a família que a aluna precisará também realizar atendimento no Centro Educacional Especializado.
	
	Informar aos pais que a matrícula da aluna só poderá ser realizada na Escola Especial.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 50053)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	São considerados alunos com transtornos globais de desenvolvimento aqueles que apresentam quadro de:
		
	
	autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Down, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) ou transtornos invasivos sem outra especificação.
	
	autismo clássico, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) ou deficiência física. 
	
	autismo clássico síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) ou transtornos invasivos sem outra especificação. 
	
	autismo clássico, síndrome de Down, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) ou transtornos invasivos sem outra especificação. 
	
	deficiência intelectual, deficiência física ou deficiência sensorial. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 41569)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Marta é uma professora da educação infantil e está especialmente intrigada com Igor - um menino de 5 anos de idade que apresenta um potencial elevado e grande envolvimento com suas tarefas escolares, desenvolvimento intelectual acima do esperado para a sua faixa etária, e liderança sobre os seus colegas. Igor apresenta característica de qual condição que é tratada na Educação Inclusiva? 
		
	
	Oligofrenia
	
	Transtorno de Personalidade
	
	Altas Habilidades
	
	Autismo
	
	Síndrome de Asperger
		Gabarito Comentado.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 08/06/2016 até 21/06/2016.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes