Buscar

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA Exercício aula 7

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	
	Fechar 
	
	
		  SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
		
	 
	Lupa
	 
	
	
	 
	Exercício: CEL0589_EX_A7
	
	
	Data: 30/05/2016 10:24:37 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201505374628)
	Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (0) 
	
	Leia o trecho abaixo, retirado da obras "O Brasil de Todos os Santos", escrita por Ronaldo Vainfas e Juliana Beatriz de Souza: 
"Mas os santos da Bahia eram múltiplos, muito mais numerosos do que os mil santos da Igreja e mais do que podiam imaginar nossos primeiros jesuítas. Já o franciscano frei Vicente do Salvador, nosso primeiro historiador, explicaria que a Terra da vera e santa cruz ganhou o nome de Brasil por causa do pau de cor abrasada e vermelha e isto porque o Diabo, que perdera o controle sobre a Velha cristandade europeia, acharia refúgio na América" (VAINFAS, Ronaldo e SOUZA, Juliana. Brasil de Todos os Santos. Rio de Janeiro: Zahar, 2002. p.9) 
O trecho acima nos permite perceber alguns elementos que caracterizam a influência da Nova História Cultural na historiografia brasileira, em especial: 
		
	
	O foco dado à história das instituições (no caso, da Igreja Católica).
	
	A percepção da cultura como sinônimo de produção artística.
	
	A sobredeterminação do religioso em relação à cultura.
	
	O interesse por temas ligados à religiosidade e à religião.
	
	A percepção da religião como uma das estruturas sociais.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505394772)
	Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba (0) 
	
	(Prefeitura de Montes Claros, MG - adaptada) Leia o texto. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. (Art. 26-A da Lei 9394 " LDB ", alterado pela Lei 11.645, de 10/3/2008). Em relação ao conteúdo programático a que refere esse artigo, pode-se afirmar que incluirá, obrigatoriamente,
		
	
	a discussão das práticas dos povos afro-brasileiros e indígenas na manutenção de suas políticas de resistência a todas as chamadas trocas interculturais.
	
	a referência aos índios do Brasil, considerados, em sua característica genérica, de presentes em todo o território nacional. 
	
	a discussão acerca da forma de relação social dos povos quilombolas e indígenas com o trabalho, enfatizando sua similitude com as relações de trabalho capitalistas.
	
	Os aspectos ligados às religiões indígenas e africanas, ressaltando, de modo especial, os elementos supersticiosos que as caracterizam. 
	
	diversos aspectos da história, religião e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira a partir dos grupos étnicos negros e indígenas.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505394775)
	Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (0) 
	
	(Governo do Estado do Rio Grande do Norte) Propomo-nos a estudar, neste livro, a religião mais primitiva e mais simples que atualmente seja conhecida, fazer sua análise e tentar explicá-la. DURKHEIM, E . As Formas Elementares da Vida Religiosa. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 205. Adaptado. A respeito da explicação sobre as formas mais elementares da vida religiosa apresentada por Durkheim, considere as afirmativas abaixo. I - As representações religiosas são representações coletivas que exprimem realidades coletivas. II - Os ritos são destinados a suscitar, a manter ou a refazer certos estados mentais dos grupos. III - Os ritos e mitos das religiões primitivas demonstram sua falsidade e seu distanciamento com relação ao real. É correto APENAS o que se afirma em 
		
	
	I e II
	
	II
	
	I
	
	II e III
	
	III
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505240347)
	Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba (0) 
	
	Ao longo da segunda metade do século XIX e primeira metade do XX, os intelectuais brasileiros também refletiram acerca da modernidade, buscando pensar a inserção do Brasil neste processo. Sobre essa questão, assinale a alternativa correta:
		
	
	Na busca pela definição daquilo que caracterizava o ¿ser brasileiro¿, a mistura racial era percebida por quase todos os intelectuais da época como o ponto positivo que levaria ao progresso da civilização brasileira.
	
	Uma das principais questões debatidas no meio intelectual brasileiro da época referia-se à necessidade de estudar e definir o que era o Brasil, bem como as características de seu povo.
	
	A marca dos intelectuais brasileiros desta época é a profunda negação de qualquer teoria vinda de fora do país, consideradas por todos como estranhas à realidade nacional.
	
	A profunda descrença em relação à Modernidade era uma marca presente em todos os intelectuais brasileiros dessa época, o que os aproximava de um pensamento dominante na Europa neste mesmo momento.
	
	Neste debate, os intelectuais brasileiros apenas reproduziam as ideias vindas da Europa, pouco contribuindo para o desenvolvimento de um pensamento próprio a respeito da Modernidade.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505240356)
	Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba (0) 
	
	(Questão Adaptada do Enade 2011) Nas últimas décadas, houve uma renovação no que se refere aos estudos acerca da Primeira República no Brasil. Em relação a essa nova historiografia, analise as afirmativas abaixo: I. Um dos pontos mais importantes dos novos estudos foi ter colocado em questão a própria noção de República Velha, expressão utilizada pelos críticos para caracterizar a Primeira República no Brasil. II. Os novos estudos também têm destacado que as formas de participação popular iam além das revoltas, motins e greves, que eclodiram em diversos pontos do país, e se expressaram também em associações recreativas, esportivas e dançantes da população negra e pobre. III. As análises mais recentes sobre a Revolta da Chibata procuraram destacar os efeitos positivos desse movimento, em especial porque a partir dele observou-se o término das constantes perseguições policiais a negros. Está(ão) correta(s): 
		
	
	As afirmativas I e III
	
	Somente a afirmativa II
	
	Somente a afirmativa I
	
	As afirmativas I e II
	
	Somente a afirmativa III
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201505394764)
	Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba (0) 
	
	(IFES-ES) Sobre as práticas religiosas afro-descendentes no Brasil, marque a única alternativa INCORRETA: 
		
	
	Sabe-se que tanto nas cidades como nas áreas rurais, as religiões africanas (ou afro-brasileiras) foram importante fator de agregação dos escravos e libertos.
	
	As promessas de santos, pagas com missas, tinham função semelhante às oferendas que acompanhavam pedidos feitos aos deuses e outras entidades espirituais africanas.
	
	Em todo o país, no período colonial (até o século XVIII), o termo mais comum para nomear as práticas religiosas de origem africana parece ter sido candomblé.
	
	A adesão dos africanos ao catolicismo era apenas superficial, no máximo decoravam algumas orações para se verem livres da cantilena dos padres.
	
	Apesar da pretensão ao purismo em alguns grupos, a religiosidade africana aqui praticada abrigava deuses e crenças de diversas regiões do continente africano.
	
	
	
	
	Fechar 
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais